Nota de corretagem: entenda o que é e qual sua importância

A nota de corretagem funciona como uma nota fiscal das transações feitas na Bolsa de Valores, fornecendo informações úteis para o investidor

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

nota de corretagem é um documento que o investidor lida no dia a dia, especialmente no mercado de ações. Entendê-la é importante porque, além de ter informações a respeito de taxas e custos com os quais você precisa arcar, ela também é necessária para declarar operações de renda variável no Imposto de Renda. Dada essa importância, preparamos este post para que você aprenda:

  • O que é e para que serve a nota de corretagem?
  • Como interpretar a nota de corretagem da B3?
  • Como conseguir as notas de corretagem?
  • É possível acessar notas de corretagem antigas?
  • Qual a importância das notas de corretagem?
  • Como lançar as notas de corretagem no Imposto de Renda?

Para saber mais informações, leia as publicações que separamos abaixo:

O que é e para que serve a nota de corretagem?

nota de corretagem é um documento gerado pela corretora sempre que o investidor faz uma operação de compra ou venda de ativos na Bolsa de Valores. Geralmente é emitida no mesmo dia, mas também pode ser lançada no dia seguinte ao pregão.

É como uma nota fiscal dos investimentos. Nela, constam informações sobre a corretora, o investidor,  o valor de compra ou venda do ativo, bem como a quantidade transacionada, custos (taxa de corretagem, emolumentos) e se há possibilidade de cobrança do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF).

Adicionalmente, as notas de corretagem também servem como ferramentas de comparação. Isso porque, sabendo o preço de aquisição das ações, o investidor consegue avaliar se teve lucro ou prejuízo, informação relevante para decidir se será feito um novo aporte nesse ativo. Além disso, também pode ajudar a estimar o melhor momento para vendê-las.

Como interpretar a nota de corretagem da B3?

mulher branca sentada com expressão sorridente olha para papéis e tenta aprender como interpretar a nota de corretagem

A nota de corretagem é composta por códigos que indicam as operações

As notas de corretagem são marcadas por letras no app do C6 Bank. Elas têm as seguintes correspondências:

  • C: indica que se trata de uma compra de ações;
  • V: operação de venda;
  • D/C: neste campo, você pode conferir os débitos e créditos referentes às suas ações. Esses valores compõem o total líquido da nota de corretagem: o C indica o valor das vendas e o D o preço pago pelas ações.

Podem aparecer, ainda, alguns outros dados: Liquidação, Clearingemolumentos, que são taxas cobradas pela B3 em operações de renda variável. Essas serão as únicas tarifas, pois o C6 Bank não cobra taxa de corretagem, nem de custódia.

Por fim, é possível verificar o valor que será lançado na conta corrente em “líquido”. Caso haja um “C” ao lado do valor, você o receberá em 2 dias úteis. Se houver um “D”, você terá esse débito na sua conta no mesmo dia da operação.

Como conseguir as notas de corretagem?

Para acessar suas notas de corretagem no app do C6 Bank, siga passo a passo abaixo:

  1. Na página inicial do app, toque em “C6 Invest” no menu da parte inferior da tela;
  2. Toque em "Mais" e vá até "Meus documentos";
  3. Nesta tela, você verá uma lista em ordem cronológica. Basta tocar em “Nota de corretagem – renda variável” e pronto! Agora é só verificar as informações desejadas.

É possível acessar notas de corretagem antigas?

Sim. Para isso, você precisa seguir o passo a passo apresentado no tópico anterior. Ao acessar a seção de documentos, você será apresentado a uma linha do tempo que vai das operações mais recentes até as mais antigas.

Para todos os dias em que você tiver feito operações, é possível selecionar a opção de nota de corretagem e consultar dados de dias anteriores. Além disso, você pode tocar em “Filtro” e fazer a seleção por datas.

Qual a importância das notas de corretagem?

homem branco sorri enquanto olha para o celular e pensa em qual a importância da nota de corretagem

A nota de corretagem ajuda na organização das finanças e na declaração do IR

A importância desse documento se deve ao controle financeiro que ele oferece.  Adicionalmente, a nota permite que você fique em dia com suas obrigações fiscais, na medida em que é um documento usado na declaração do Imposto de Renda. Por isso, busque inserir a nota de corretagem na sua rotina, a fim de acompanhar de perto o que está acontecendo com o dinheiro que você investe.

Como lançar as notas de corretagem no Imposto de Renda?

As notas de corretagem não precisam ser lançadas no Imposto de Renda. No entanto, são essenciais para que você consiga declarar seus investimentos corretamente.

Para fazer isso, primeiro você precisará reunir todas as notas do ano que está sendo declarado. Depois, basta usar as informações para preencher os dados necessários.

Para quem tem investimentos não tributáveis – letras de crédito (LCI e LCA), debêntures, fundos imobiliários, dividendos –, os dados devem ser lançados na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Já investidores com ativos não isentos usarão o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), ferramenta usada para unificar a coleta de tributos de operações financeiras.

Este texto fica por aqui. Esperamos ter facilitado a sua compreensão sobre a nota de corretagem: o que é, como interpretá-la e usá-la no IR, entre outras informações.

Caso queira ler mais sobre investimentos, não deixe de conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Compartilhar