O DARF é um documento que unifica o recolhimento de tributos; saiba mais
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O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é um recurso do governo que integra a coleta de tributos de operações financeiras. Esse processo facilita a vida tributária de empreendedores, uma vez que podem pagar impostos com apenas uma guia.
Para que você entenda como o DARF funciona, preparamos um guia completo que aborda desde a emissão até a importância desse documento. Neste conteúdo, você vai encontrar:
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O DARF é uma guia que serve para arrecadar impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Este documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal. Portanto, seu uso é obrigatório no dia a dia de pessoas físicas e empresas.
No DARF são pagos tributos importantes. Os principais exemplos são:
Por esse motivo, os empreendedores devem ter atenção na hora de emitir e pagar o recolhimento se desejam manter o negócio na em dia com a Receita. A presença de um bom contador é fundamental para realizar todo processo corretamente e não ter dores no futuro.
Vale ressaltar que existem dois tipos de DARF: o Simples e o Comum. Abaixo, entenda qual a diferença entre os modelos e qual você deve utilizar no pagamento dos impostos da sua empresa.
O DARF Simples foi substituído pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional, mais conhecido como Guia DAS. Exerce a função de unificar a cobrança de impostos, como IRPJ, CSLL, PIS e CONFINS, em uma guia única, o que facilita o pagamento por parte de empreendedores e pequenos empresários.
Já o DARF Comum, é a modalidade aplicada para empresas que fazem parte dos regimes Lucro Real e Lucro Presumido, ou seja, que não se enquadram nos critérios do Simples Nacional. Também é usado no recolhimento de tributos sobre importações e investimentos. Em geral, as emissões de DARF Comum costumam ser feitas com a ajuda de contadores.
O primeiro passo é fazer o preenchimento do DARF. Para isso, você precisa ter os seguintes documentos:
O preenchimento é realizado por meio do Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (SICALC). As informações necessárias podem variar conforme o tipo de documento. Para mais detalhes sobre as informações obrigatórias, consulte o modelo de DARF disponibilizado para download no site da Receita Federal. Adicionalmente, podem ser requeridas informações complementares sobre a pessoa que está recolhendo o imposto ou sobre o tributo em si.
A emissão do DARF pode ser feita de forma totalmente on-line. Com os documentos que mencionamos acima separados, é só seguir o passo a passo abaixo para emitir o documento:
Depois desse processo, o site permitirá que você abra ou salve o documento. Para imprimir, clique em “Abrir”.
Com o documento salvo ou impresso, é possível pagar o DARF com o app do C6 Bank. Basta seguir os passos abaixo:
Ao final desses três passos, você pode ficar despreocupado: seu DARF foi devidamente pago.
Já no caso do nosso Web Banking, é possível pagar o DARF de duas formas: com o código de barras ou com o Pix Copia e Cola. Para o primeiro caso, o procedimento é o seguinte:
Vale lembrar que você também pode pagar o DARF em agências bancárias, correspondentes bancários (lotéricas e Banco Postal dos Correios) ou canais de autoatendimento (caixa eletrônicos, aplicativos de celular e internet banking).
O DARF é importante para não se colocar em situação negativa com a Receita Federal. Caso o contribuinte não pague o DARF, ele poderá inadimplente perante a Receita. A multa é de 0,33% ao dia, com limite de 20% sobre o valor, mais a correção de juros pela Selic.
Agora que você já sabe o que é, como emitir e como pagar o DARF no C6 Bank, basta se comprometer a manter seus compromissos fiscais em ordem.
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