Sem espaço para corte na Selic, por ora

Confira na íntegra a projeção da equipe econômica do C6 Bank para a taxa básica de juros

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

C6 Bank Felipe Salles Foto: Germano Lüders 04/08/2021

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve manter taxa básica de juros, segundo a projeção da equipe econômica do C6 Bank. A expectativa é que a taxa Selic fique estável em 13,75% ao ano.

A informação consta na nota divulgada pela equipe liderada pelo economista-chefe Felipe Salles nesta sexta-feira (28). Leia, abaixo, a nota completa preparada pela equipe econômica do C6 Bank:

Nota Pré-Copom: Sem espaço para corte na Selic, por ora

O Banco Central decidirá a taxa de juros na próxima quarta-feira (3/5). Esperamos taxa Selic estável em 13,75% ao ano. Em relação à comunicação, o Comitê deve afirmar que vê como adequada a manutenção da taxa de juros no patamar corrente e continuar sinalizando que ela se manterá estável até que as expectativas de inflação fiquem alinhadas com a meta.

Na última reunião, em março, o Comitê manteve a taxa Selic em 13,75% e afirmou que “segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”. O Comitê deve continuar afirmando que irá “perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

Desde a última reunião, ocorreram os seguintes desdobramentos que afetam o cenário prospectivo para a inflação: (i) a projeção de IPCA do Focus passou de 5,93% para 6,04% em 2023, de 4,13% para 4,18% em 2024 e ficou estável em 4% tanto para 2025 quanto 2026; (ii) a taxa de câmbio passou de R$5,20 para perto de R$ 5,05; (iii) e a projeção da taxa de juros do Focus passou de 12,75% para 12,5% em 2023 e permaneceu em 10% para 2024.

Na nossa visão, a comunicação do Banco Central e o cenário prospectivo para a inflação sugerem manutenção da taxa Selic nos patamares atuais por período prolongado. No entanto, esperamos elevação das metas de inflação à frente, provavelmente em junho, quando o CMN precisa decidir a meta de 2026, o que poderia abrir espaço para queda da Selic na segunda metade do ano. Projetamos Selic em 12,5% ao final de 2023 e 11% ao final de 2024.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.