Descubra o que é salário base e como ele é calculado 

Dúvidas com relação ao seu salário? Entenda como ele é calculado

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

O salário base é o valor fixo que o profissional tem direito sem considerar possíveis descontos. Essa quantia, também conhecida como salário bruto, gera certa confusão por não representar montante exato que cai na conta do funcionário. 

Nesse post, será explicado o que é salário base e como esse valor é definido. Descubra o que será abordado no decorrer do texto: 

  • O que é salário base
  • Para que serve o salário base
  • Como o salário base é calculado? 
  • Quais benefícios são calculados de acordo com o salário base?  
  • Quais são as principais deduções feita sobre o salário base?   
  • Receba seu salário pelo C6 Bank 

Não deixe de ler outros conteúdos do Blog do C6 Bank que podem ser relevantes:: 

O que é salário base? 

O salário base é um valor fixo decidido em contrato entre empresa e funcionário, e não considera variáveis como adicionais e deduções tributárias. 

É a partir dele que são feitos os devidos descontos para chegar ao salário líquido, que é a quantia final recebida pelo colaborador em sua conta. 

Na prática, este valor deve constarno contrato e na carteira de trabalho. Além disso, ele é utilizado como base para os cálculos trabalhistas

Para que serve o salário base? 

O salário base serve como referência para a empresa calcular a quantia com as deduções obrigatórias exigidas pela lei, como o INSS e o Imposto de Renda, e adições, como as horas extra e o adicional noturno.  

Como o salário base é calculado? 

O salário base é composto por um valor fixo, que costuma ser definido a partir do piso salarial e uma categoria. No momento da contratação, esse valor pode sofrer alterações, a depender da negociação feita entre empregador e empregado. 

Como citado, essa quantia é definitiva, o que significa que sempre será a mesma todos os meses. Já o salário líquido pode ter o seu valor alterado, de acordo com as variáveis. 

O cálculo do salário base considera o valor fixo que o trabalhador recebe, é necessário levar e, consideração algumas condições apresentadas pela legislação trabalhista. 

Por exemplo, o salário base acordado para o cargo seja $ 2.200 mensais para uma jornada de 44 horas semanais, se o funcionário trabalha 22 horas, meio período, é necessário dividir o valor fixo por 2, chegando no resultado $ 1.100. 

Vale ressaltar que salário base só muda por meio de revisões de contrato ou reajustes salariais, que podem acontecer por motivos internos ou por uma modificação no valor do INPC

Quais benefícios são calculados de acordo com o salário base? 

Diversos benefícios utilizam o salário base para seus cálculos. Descubra quais são: 

FGTS 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é a garantia de parte do valor que o funcionário recebe em casos de demissão sem justa causa, doença grave, compra de imóvel ou outros motivos. O acesso a esse benefício é através do PIS (Programa de Integração Social) e para calculá-lo basta multiplicar o salário base por 8%, que representa a porcentagem depositada mensalmente na conta do FGTS. 

13° salário 

O 13° salário é uma remuneração que os funcionários  recebem ao final do ano e pode ser pago em duas parcelas. Na segunda, existem descontos de INSS e IRRF obrigatórios. O valor recebido equivale à divisão da remuneração integral e a multiplicação pelos meses trabalhados. Importante ressaltar que horas extras, as comissões, o adicional noturno, a insalubridade e demais adicionais também são inclusos na conta. 

Férias 

As férias são um direito do funcionário e durante o mês em que ele não está trabalhando, é recebido um acréscimo de um terço do salário base.   

Adicional noturno 

O adicional noturno é um valor calculado em cima do salário base para garantir o benefício daqueles empregados que desempenham atividades durante o período da noite. 

Hora extra 

A hora extra é valor pago ao funcionário por trabalho em horários fora do expediente. Cada hora é remunerada com um adicional de no mínimo 50% do valor da acertado no salário base. 

Quais são as principais deduções feita sobre o salário base? 

As principais deduções feitas sobre o salário base são o Importo de Renda e o INSS.  

A aposentadoria é uma quantia acumulada a partir de uma contribuição mensal. Quem fica encarregado desse dinheiro e dos pagamentos é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Por sua vez, o Imposto de Renda é descontado do salário de todos que recebem mais que dois salários mínimos. Quanto maior a remuneração, maior será o desconto, que pode chegar a até 27,5% do valor. 

O vale-transporte também é descontado desse valor fixo e pode chegar a um limite máximo de 6% da quantia total. 

O dissídio também é calculado em cima do valor do salário bruto. Se trata de um reajuste para a quantia recebida pelo trabalhador estar de acordo com o mercado e com a inflação do país, possibilitando o poder de compra.  

Receba seu salário pelo C6 Bank 

Se você ainda não recebe pelo C6 Bank, aprenda a fazer a portabilidade de salário com esse passo a passo: 

  1. Acesse o App do C6 Bank; 
  1. Toque em “Todos” e depois em “Trazer salário”; 
  1. Em seguida, toque em “Pedir portabilidade”; 
  1. Pronto. Agora é só as instruções na tela. 

O prazo para análise é de até 10 dias úteis e, se a solicitação for aprovada, o salário ficará disponível em conta em até um dia útil. 

Agora que você já sabe o que é salário base e como fazer a portabilidade para o C6 Bank, leia outras matérias do blog que podem ser interessantes: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Compartilhar