Entenda como o cartão de crédito funciona e conheça dicas para usá-lo de acordo com sua realidade financeira.
Atualizado em
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas no mundo. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na pesquisa “Meios de Pagamento 2023”, os brasileiros realizaram 34,1 bilhões com cartões de crédito ou débito.
Com maiores prazos de pagamento, essa costuma ser uma alternativa interessante para suas compras. No entanto, para evitar a inadimplência e dívidas indesejadas, é preciso utilizá-lo de maneira consciente.
Neste guia completo preparado pelo time do C6 Bank, vamos explicar as principais dúvidas sobre o funcionamento do cartão de crédito.
Descubra os tópicos que farão parte da sua leitura:
Aproveite para ler outros conteúdos sobre o tema:
O cartão de crédito é um meio de pagamento mais flexível quando comparado ao débito, Pix ou ao dinheiro em espécie. Ele oferece um limite pré-definido para a compra de produtos ou serviços, que varia de acordo com o perfil financeiro de cada pessoa. O valor utilizado pode ser pago em até 40 dias, de forma parcelada ou à vista, com juros.
Essa modalidade de compra funciona como um tipo de empréstimo e as administradoras dos cartões são responsáveis por processar as operações feitas.
O cartão de crédito é composto por diversos detalhes que ajudam a identificá-lo:
Abaixo, explicaremos o que cada um deles significa.
O número do cartão serve para identificá-lo durante as transações. Com ele, é possível saber:
Além disso, de modo geral, esse conjunto numérico varia de 14 a 16 algarismos, a depender do emissor, com um dígito verificador da operação para conferir a estabilidade aos fornecedores e processadores.
Vale lembrar que cada numeração é única e pode ser encontrada na parte frontal ou posterior do cartão.
A validade do cartão é composta pelo mês e ano limite em que ele será considerado válido para uso. Quando a data expira, o cartão deixa de funcionar e é necessário substituí-lo por um novo.
O Código de Verificação do Cartão ou CVC é uma sequência composta por três ou quatro dígitos e serve para assegurar a segurança das operações.
Na modalidade física, essa informação é encontrada no verso do cartão. Já nos cartões virtuais, ele é alterado periodicamente para impedir fraudes e você pode encontrá-lo no app de seu banco.
A bandeira do cartão de crédito serve para identificar a empresa responsável pelo processamento das transações.
Ela também é usada para verificar a rede credenciada, conjunto de estabelecimentos físicos e on-line onde a bandeira é aceita tanto no Brasil quanto no exterior.
O limite de crédito do cartão é o valor máximo que o titular pode usar para compras ou saques. Ele é definido pela instituição financeira emissora do cartão e costuma levar em consideração os seguintes fatores para análise:
Sobretudo, ele serve para garantir que o cliente não gaste mais do que pode pagar e ajuda o banco a limitar a possibilidade de uma eventual inadimplência.
A fatura do cartão de crédito é um documento que centraliza todas as compras feitas no período de um mês. Nela, você encontra informações como:
A data de vencimento corresponde ao dia que você deverá pagar sua fatura para evitar a cobrança de encargos e juros do cartão de crédito.
Já a data de fechamento é o período que antecede o vencimento. Após o fechamento, os valores acrescidos serão cobrados apenas no mês seguinte. Vale verificar em seu app ambas as datas para elaborar o melhor planejamento financeiro.
O cartão de débito está diretamente ligado a uma conta corrente. Logo, usá-lo para fazer uma compra é como pagar à vista com dinheiro, afinal, o valor é subtraído imediatamente do montante que está disponível na conta.
Por outro lado, no cartão de crédito, as compras são pagas a prazo e o valor é cobrado mensalmente na fatura do cartão.
Os juros e taxas cobrados podem variar de acordo com a administradora do cartão. Entretanto, de modo geral, são eles:
Não. Existem opções de cartões de crédito sem cobrança de anuidade.
Os pagamentos por aproximação e carteiras digitais têm ganhado o público. Descubra como cada uma dessas tecnologias funciona.
O pagamento por aproximação é uma modalidade que permite que as compras sejam efetuadas sem a necessidade de inserir o cartão de crédito na maquininha. Isso acontece através do NFC (Near-field communication), tecnologia que serve como um meio de transmissão de dados sem cabos ou fios.
Assim, um chip é embutido no cartão para que ele emita ondas eletromagnéticas para processar o pagamento.
Já a carteira digital é um serviço que permite que você pague suas contas on-line por meio de dispositivos móveis, assim, não é necessário usar o cartão físico.
Para isso, é preciso ter um smartphone ou relógio inteligente para cadastrar seu cartão digitalmente no Google Pay (para Android), na Apple Pay (para iOS) ou no Samsung Wallet.
Mesmo que o cartão de crédito represente uma facilidade de compra no dia a dia, é preciso usá-lo de forma consciente para não acumular dívidas. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar:
Com o C6 Bank, você pode ter um cartão de crédito com o seu estilo (sujeito a análise). Além de uma paleta de cores diversas, você também pode escolher o nome que quiser para usar no seu cartão, e ainda contar com benefícios como:
Conheça nossa tabela de cartões.
Para solicitar o seu cartão, basta o seguir o passo a passo:
Agora que você já sabe o que é cartão de crédito e como funciona, leia outros conteúdos preparados pelo time do C6 Bank:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.