Tudo o que você precisa saber sobre a fatura do cartão

Descubra como identificar e fazer a leitura correta de cada campo da fatura do cartão de crédito.

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A fatura do cartão é um documento emitido pelo banco que emissor. Nele, constam informações sobre todas as compras feitas no período de um mês.  

Para ajudar você a entender todos os detalhes que fazem parte da fatura, siga na leitura deste conteúdo preparado pelo time do C6 Bank. Entenda mais sobre: 

  • Como funciona a fatura do cartão? 
  • Principais dúvidas sobre a fatura do cartão; 
  • Conheça os cartões do C6 Bank.  

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O que é a fatura do cartão? 

A fatura do cartão é um documento que apresenta todos os gastos e parcelamentos cobrados no mês vigente. Nela, o cliente encontra informações como: 

  • Compras; 
  • Pagamentos; 
  • Nome dos estabelecimentos; 
  • Data de compra; 
  • Valor pago no mês anterior: 
  • Total a ser pago e o valor mínimo obrigatório.  

Como funciona a fatura do cartão? 

A fatura pode ser dividida em diferentes partes e dados diversos. É muito importante saber interpretá-los para ter maior controle financeiro. Entenda como funciona: 

Ainda, também é possível encontrar informações como descritivos de gastos, linhas de crédito e juros.   

Principais dúvidas sobre a fatura do cartão 

Abaixo, responderemos as principais dúvidas sobre a fatura do cartão.  

O que é fatura atual? 

Fatura atual é o valor referente ao total das compras feitas no cartão de crédito no momento em que a consulta está sendo feita. 

O que é o valor total da fatura? 

O valor total da fatura é a quantia completa de compras e parcelas que devem ser pagas naquele mês.  

O que é o valor mínimo da fatura? 

Já o valor mínimo é a menor quantia que pode ser paga para não ficar em atraso com o banco emissor. 

Contudo, ao fazer esse tipo de pagamento, o montante que não foi quitado será lançado na fatura seguinte com juros e impostos. A essas cobranças adicionais damos o nome de “juros rotativos”.  

Como checar o valor da fatura atual? 

Você pode conferir o valor da sua fatura no app da instituição financeira emissora do seu cartão de crédito ou pelo documento PDF.  

Os clientes do C6 Bank podem acessar o aplicativo e seguir os passos abaixo: 

  1. Tocar em “Cartão”  
  1. Localizar o campo “Suas Faturas”

Assim, é possível ter acesso a todos os gastos e compras.  

Você pode consultar a data de vencimento da fatura do cartão junto à instituição financeira, pelo app ou pelo PDF da fatura.  

Se você é cliente C6 Bank, para consultar a data de vencimento, basta acessar o app, tocar em “Cartão” e deslizar o campo “Limite utilizado” para a esquerda. 

Como alterar a data de vencimento? 

De modo geral, é possível alterar a data de vencimento da sua fatura através do aplicativo do seu banco. Contudo, é importante ficar atento às condições estabelecidas por ele para que o processo seja aprovado.  

Para alterar a data de vencimento da sua fatura do C6 Bank, é só seguir o passo a passo a seguir: 

  • Acesse o app; 
  • Toque no botão “Cartão”;  
  • Em seguida em “Vencimento” e escolha a nova data desejada. 

Data de fechamento da fatura 

A data de fechamento é o dia em que a empresa emissora do cartão encerra os gastos que entrarão na fatura atual.  

É possível antecipar o fechamento da fatura? 

Sim. Você pode antecipar o pagamento da sua fatura a qualquer momento e liberar seu limite de crédito para usar em novas compras. Para isso, basta entrar em contato com a operadora do seu cartão.  

No app do C6 Bank, toque em “Cartões” e escolha o cartão que deseja consultar. Em “Fatura”, selecione a fatura do mês atual, toque em “Antecipar” e siga as instruções. 

Ao antecipar qualquer valor menor do que o total da fatura, programe-se para pagar o valor restante na data de vencimento. 

Minha fatura fechou. Posso comprar? 

Sim. Se você tiver limite disponível, pode fazer novas compras no dia do fechamento da fatura. 

Se você pagar a fatura do seu cartão C6 Bank com o saldo disponível na sua conta C6, através do botão “Pagar fatura”, em poucos minutos o valor pago será adicionado ao seu limite atual e você poderá fazer compras. 

Você pode solicitar o envio da fatura em PDF para o seu e-mail ou através do app do seu banco.  

Se você tem um cartão do C6 Bank, clique aqui para entender como receber a fatura do seu cartão em PDF.  

Como parcelar a fatura do cartão? 

Você pode realizar o parcelamento pelo app do seu banco. Vale lembrar que essa solicitação conta com a aplicação de juros e encargos, até a data de vencimento da sua fatura. O recomendado é verificar junto à instituição financeira a disponibilidade de parcelamento para a fatura. 

Como realizar o pagamento parcial da fatura? 

Você pode fazer o pagamento parcial da sua fatura via aplicativo ou internet banking. Entretanto, é importante entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito para consultar as condições.  

Para realizar o pagamento parcial da fatura no app do C6 Bank, basta acessar o app, tocar em “Cartão” e no botão “Pagar Fatura” editar o valor para pagamento. 

Quais são os juros em caso de atraso ou pagamento parcial? 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a multa por atraso no pagamento do cartão de crédito é fixada em 2% ao mês. Ainda, também há a incidência dos juros de mora que corresponde a até 1% ao mês.  

Já no caso de pagamento parcial, há cobrança de: 

  1. Juros rotativos: pode variar de 10% a 20% ao mês e incidem sobre o saldo não pago; 
  1. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): valor cobrado diariamente sobre o saldo devedor; 

Aqui, vale a pena consultar a instituição financeira para mais detalhes.  

Como renegociar uma fatura em atraso? 

Para verificar a possibilidade derenegociação e parcelamento de faturas atrasadas, com mais de 7 dias corridos do vencimento, você pode entrar em contato com a Central de Negociação do seu banco. 

Se você é cliente C6 Bank, contate-nos através dos números abaixo:  

  • São Paulo (Capital): (11) 2739-3003 
    Demais regiões: 0800 777 1150 

O horário de atendimento é das 8h às 20h, de segunda a sexta e das 8h às 14h aos sábados. 

Como definir o melhor dia de compra? 

Se sua fatura vence dia 5, o melhor dia de compra é dia 26 (quando o mês tem 30 dias) ou dia 27 (quando o mês tem 31 dias). Em alguns casos, até 10 dias antes do vencimento. 

Como conferir se uma compra foi estornada na fatura do cartão? 

Se você pediu o reembolso de uma compra, o estorno pode ser feito diretamente na fatura do mês seguinte. 

No app do C6 Bank, quando o valor de uma compra é estornado, ele é sinalizado na cor verde na sua fatura.  

Foi feita uma compra neste mês, mas só aparece na próxima. Por quê? 

Você pode ter feito uma compra em uma data próxima ao dia de fechamento da sua fatura. Com isso, a compra foi processada apenas após o fechamento da fatura atual, deixando o pagamento para o mês seguinte. 

Conheça os cartões do C6 Bank 

Agora que você já sabe tudo sobre a fatura do cartão de crédito, não deixe de conhecer os cartões do C6 Bank. Escolha aquele que mais se encaixa com seus objetivos financeiros:  

  • Cartão C6 Mastercard Black:até 2,5 pontos/US$ 1 no crédito, acesso à sala VIP Mastercard Black em Guarulhos, cashback e mais (cartão sujeito a análise);  
  • Cartão C6 Carbon Mastercard Black: até 3,5 pontos a cada dólar gasto no crédito, salas VIP em aeroportos, cashback, conta em dólar e euro e muito mais (cartão sujeito a análise).   

E você ainda pode escolher a cor e o nome que será impresso no seu cartão. Saiba mais. 

Esse texto chegou ao fim, mas você ainda pode acompanhar nosso blog. Leia também: 

 
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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.