• Início
  • Seu Bolso
  • Quantos tipos de dólar existem e quais são suas principais diferenças 

Quantos tipos de dólar existem e quais são suas principais diferenças 

Conheça os diferentes tipos de dólar e as operações em que estão inseridos.

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

No mercado, existem diferentes tipos de dólar para atender públicos variados. Por ser a moeda mais negociada do mundo, ele está presente em diversas operações financeiras e exerce influência sobre a economia de muitos países ao redor do mundo.  

Por isso, preparamos este conteúdo para explicar as principais diferenças entre eles e como se comportam no mercado financeiro. 

Descubra quais são os tópicos que farão parte da sua leitura: 

  • Por que existem diferentes tipos de dólar? 
  • Quais são os principais tipos de dólar? 
  • 1.  Dólar turismo; 
  • 2. Dólar comercial; 
  • 3. Dólar à vista; 
  • 4. Dólar futuro; 
  • 5. Dólar PTAX; 
  • Fatores que influenciam as taxas de câmbio; 
  • Como comprar dólar? 

Não deixe de ler outros conteúdos sobre o tema que também podem ser interessantes: 

Por que existem diferentes tipos de dólar? 

De modo geral, os diferentes tipos de dólar são fundamentais para atender as especificidades das operações financeiras e dos consumidores, como pessoas físicas, jurídicas e instituições governamentais. 

Quais são os principais tipos de dólar? 

Dentro das opções de dólar que estão disponíveis no mercado, existem seis tipos que são mais usuais. Abaixo, explicaremos como cada um deles funciona e qual é sua incidência no mercado.  

1. Dólar turismo 

O dólar turismo é usado, principalmente, por pessoas físicas que querem viajar para o exterior e pretendem fazer compras.  Suas taxas costumam ser mais elevadas, pois é levado em consideração condições como: 

  • Margem de lucro da casa de câmbio
  • Impostos e taxas adicionais que incidem sobre o câmbio turismo;  
  • Grande demanda por moedas estrangeiras para viagens.  

2. Dólar comercial 

O dólar comercial também é conhecido como “câmbio comercial” e é usado como referência em operações do mercado financeiro como exportação, importação, investimentos estrangeiros e demais transações que envolvam a moeda. 

Para o cálculo da sua taxa de câmbio, os seguintes fatores são considerados: 

3. Dólar à vista 

O dólar à vista é usado por empresas que estão fechando uma negociação entre si. Ele também está muito presente no mercado de títulos.  

Nesses casos, o acordo pode ser fechado em canais como a internet e a transação é registrada na Bolsa de Valores pelo preço da moeda corrente no momento.  

4. Dólar futuro 

O dólar futuro é usado, sobretudo, para proteger investidores de possíveis oscilações no preço da moeda, pois o valor é definido no momento da compra do contrato.  

Ele é negociado de forma on-line na Bolsa de Valores, onde os acordos também ficam disponíveis.  

5. Dólar PTAX 

O dólar PTAX é, na verdade, uma taxa do dólar calculada todos os dias pelo Banco Central. Assim, ela é a média de todas as taxas de câmbio praticadas pelas instituições financeiras.  

Ainda, ela também é utilizada como referência para contratos feitos em reais negociados em bolsas no exterior. 

Fatores que influenciam as taxas de câmbio 

Fatores políticos e econômicos exercem influência direta sobre as taxas de câmbio. Os principais são: 

Juros 

Países que possuem a taxa de juros mais alta podem atrair mais investimentos estrangeiros. Assim, a demanda pela moeda local fica elevada e seu preço se valoriza.  

Inflação 

Quando uma nação enfrenta inflação elevada, sua moeda geralmente deprecia em comparação com as moedas de países com inflação mais baixa. Isso acontece porque essa alta faz com que ela perca seu valor em termos de poder de compra.  

Balança comercial 

A balança comercial é a diferença entre exportações e importações e tem influência sobre a taxa de câmbio

Por exemplo: se um país tem um superavit comercial, ou seja, exportações maiores que importações, sua moeda pode se desvalorizar como resultado de maior demanda. E vice-versa.  

Políticas governamentais  

Políticas governamentais como decisões de políticas monetárias, intervenções do Banco Central e controles de capital estão diretamente ligadas a oferta e demanda e podem afetar a taxa de câmbio

Condições econômicas e eventos globais 

Situações como crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), desemprego e estabilidade financeira e fiscal, também impactam a taxa de câmbio.  

Como comprar dólar? 

A forma mais tradicional de comprar dólar é através das casas de câmbio. Entretanto, com o surgimento das fintechs e dos bancos digitais, esse tipo de operação ficou bem mais fácil.  

nota-de-100-dolares-com-o-rosto-de-benjamin-franklin

Compre dólares com a C6 Conta Global.

Com a C6 Conta Global, a conta internacional do C6 Bank, você consegue comprar dólar com mais praticidade, segurança e com as melhores taxas do mercado. Para isso, basta seguir o passo a passo: 

  1. No app do C6 Bank, abra a sua C6 Conta Global. 
  1. Toque em “Comprar dólar” e digite o valor desejado em reais ou dólares
  1. O câmbio será realizado em poucos segundos. 

Se você ainda não abriu a sua C6 Conta Global, conheça alguns dos nossos benefícios e eleve sua vida financeira internacional: 

  • Anuidade e custo de manutenção zero;    
  • IOF de apenas 1,1% e cotação comercial, o que representa uma economia média de 8% em relação a um cartão de crédito internacional;    
  • Câmbio instantâneo 24h;    
  • Recebimentos e transferências internacionais diretamente pelo app do C6 Bank;    
  • Saques grátis na rede Chase nos EUA;    
  • Saques em moeda local por US$ 5 ou € 5 na rede Cirrus;    
  • Cartões adicionais para organizar seus gastos;    
  •  Transferências de diferentes moedas entre suas C6 Contas Globais de mesma titularidade, sem a necessidade de transferir o valor para o Brasil e com valor mínimo de 1,00 USD/EU; 
  • Câmbio programado: funcionalidade que permite que clientes PF e PJ programem a compra de moedas estrangeiras como dólar e euro de acordo com a cotação desejada; 
  • Cartão virtual para fazer compras on-line em sites internacionais;    
  • Tudo em um só app. 

E mais: oferecemos uma das menores taxas de spread do mercado para contas pessoa física: 

Importante: a taxa de spread pode sofrer alterações, sempre verifique as condições vigentes no app no momento da transação  

Acompanhe mais posts em nosso blog. Leia também:

Ainda não está usando oC6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Compartilhar