Arrecadação maior em janeiro está longe de ser garantia de meta fiscal cumprida em 2024.
Atualizado em
Foi anunciado o superávit primário de R$ 102 bilhões nas contas públicas em janeiro. Resultado de uma arrecadação um pouco maior de impostos no mês, mas também de um padrão sazonal.
No entanto, o bom resultado de janeiro não deve ser interpretado como uma garantia de cumprimento da meta fiscal em 2024.
No 100º episódio do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank discutem sobre o que é necessário para a meta ser cumprida.
Descubra, a seguir, outros conteúdos relacionados:
Janeiro foi um bom mês para as contas do governo. O saldo primário entre despesas e receitas foi de R$ 102 bilhões, o melhor mês de toda a série de resultados do setor público consolidado (que reúne as contas de governo federal, estados, municípios e estatais).
Apesar de os dados terem sido celebrados, o retrato fiscal do último ano é ruim. Em 12 meses, as contas públicas acumulam déficit que equivale a 1,4% do PIB.
No centésimo episódio do Podcast Macro Review, você irá entender por que as receitas do governo cresceram e o que pode acontecer se o déficit zero não for alcançado. Além disso, você também vai ouvir sobre:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “Sem sossego para as contas públicas”. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google Podcasts, Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Índice
Compartilhar