O C6 Bank divulgou o relatório anual de sustentabilidade com o objetivo de compartilhar as iniciativas e resultados que compõe seu posicionamento socioambiental.
Atualizado em
No relatório de sustentabilidade, você verá que durante todo o período de 2022 o banco trabalhou para manter seu compromisso com a preservação ambiental, combate às mudanças climáticas e responsabilidade social, além de ter atingido a marca de 20 milhões de clientes.
O avanço na agenda de sustentabilidade está representado não apenas pelos resultados das iniciativas e projetos descritos no material, mas também pela atualização da matriz de materialidade do banco, que apresenta os seguintes temas:
Esses temas são definidos após uma pesquisa com todos os stakeholders do C6 Bank, análise de consultoria externa e aprovação do Subcomitê Social, Ambiental e Climático, formado por representantes das áreas de Compliance, Controles, Gente e Gestão, ESG e Gestão de Riscos, que em 2022 focaram ainda mais seus esforços nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
O Subcomitê tem o objetivo de criar estratégias e diretrizes que melhorem desde a experiência do cliente até questões de ética e transparência. Para isso, foram criados processos de controle de risco que buscam manter uma política de responsabilidade social, ambiental e climática.
Agora, confira os temas abordados neste texto:
Para saber mais sobre o que acontece no C6 Bank, não deixe de ler:
Com o aprimoramento de sua Governança Corporativa, o C6 Bank mantém uma agenda de sustentabilidade que otimiza as práticas de sustentabilidade, engajando clientes e incentivando ações que combatem as mudanças climáticas.
Em 2022, o banco aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele trabalha com a redução de emissões de gases de efeito estufa para impactar positivamente a sociedade brasileira e todo meio global.
Além disso, ao longo do ano, o C6 Bank desenvolveu uma ferramenta em seu aplicativo, chamada “Extrato de Carbono”. Nela, os clientes conseguem ver qual é a sua emissão de gases do efeito estufa (GEE), aprender formas de reduzir este impacto e, se desejarem, também é possível e neutralizar a emissão.
Na parte social, o C6 Bank continuou com o compromisso de ampliar o acesso à educação financeira, com o objetivo de repassar conhecimentos e orientações para a sociedade. Adolescentes e comunidades distantes dos grandes centros urbanos têm recebido amparo educativo para a criação de um ambiente com mais equidade e inclusão.
Demos início ao projeto “Expedição Financeira”, no qual levamos diferentes profissionais para diversas regiões do país, como Maranhão, Ceará e Amazônia, a fim de facilitarmos o acesso à informação sobre o tema financeiro.
Fizemos workshops e oferecemos atendimento aos participantes. Dessa forma, conseguimos auxiliar no gerenciamento de dinheiro, levando em consideração as necessidades e objetivos de cada um.
Também ampliamos a agenda de diversidade e inclusão na companhia, criando políticas e implementando iniciativas que causam impacto positivo não apenas na vida dos colaboradores do banco, mas também de pessoas que fazem parte de grupos minorizados e na sociedade em geral.
Em 2022, o C6 Bank ainda pode aumentar sua oferta de mais de 90 produtos, oferecer soluções financeiras e serviços inovadores. Alguns exemplos são a função de Certificado de Depósito (CDB) na conta C6 Yellow, a criação da Conta Global para pessoas jurídicas e o atendimento de Carbon Partners.
Além disso, criamos a ferramenta “Locais Seguros”, usada para que nossos clientes possam cadastrar localizações específicas para fazerem transferências e consultarem investimentos em nosso aplicativo com muito mais proteção.
O projeto “Agentes ESG”, liderado pela Governança ESG no C6 Bank, tem como objetivo ampliar e fortalecer a conscientização ambiental, social e de governança corporativa nas rotinas do banco a curto, médio e longo prazo.
Com colaboradores de diferentes áreas, a responsabilidade de cada um é replicar, em suas equipes, as orientações que recebem durante os períodos de capacitação sobre os temas abordados.
Assim, os agentes se reúnem em encontros periódicos para que possam trocar experiências e ideias que podem inovar as ações e práticas já adotadas pelo banco. Logo, o propósito do projeto é promover um ambiente colaborativo e multidisciplinar para que todos possam conhecer a atuação positiva da Governança ESG e seus impactos diretos.
No ano de 2022, o banco atingiu a marca de 120 aliados e 18 embaixadores, que propõem iniciativas estratégicas para a melhoria e aperfeiçoamento de produtos, serviços e processos.
Dessa forma, o grande foco do projeto Agentes ESG é idealizar e viabilizar projetos socioambientais que estejam de acordo com a política do C6 Bank.
Ainda nesse sentido, o banco já tem trabalhado em novos produtos e planos que ultrapassem, em 2023, as marcas de desenvolvimento sustentável atingidas no ano anterior, melhorando a relação com clientes e colaboradores, sendo uma peça-chave para a promoção da sustentabilidade, equidade e inclusão.
Pelo link, você tem acesso a mais informações sobre o relatório de sustentabilidade do C6 Bank e pode ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!
Leia também:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.