Confira dicas para fazer uma reeducação financeira
Atualizado em
No mês de maio de 2022, a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) contabilizou que 74,5% das famílias brasileiras estão em situação de inadimplência. Nesse contexto, a reeducação financeira é uma alternativa para mudar esse cenário.
Se você contraiu dívidas ou não faz um planejamento adequado dos seus gastos, pode ser o momento de realizar uma reeducação financeira. Através desse processo, é possível melhorar a sua relação com o dinheiro e favorecer a estabilidade financeira da sua família.
Mas o que é e como fazer uma reeducação financeira? O recurso se trata de um momento de aprendizado para retomar o controle sobre a sua vida financeira e reorganizar as despesas.
Relacionadas:
Se você está passando por dificuldades financeiras ou contraiu alguma dívida, o processo de reeducação financeira pode ser muito importante para repensar as suas finanças e melhorar a sua saúde financeira.
Além disso, a reeducação financeira pode trazer mais qualidade de vida e estabilidade para você e sua família. Por isso, dedicar um momento para aprender mais sobre dinheiro e fazer um planejamento adequado das suas despesas pode fazer toda a diferença.
Existem algumas etapas que podem ser colocadas em prática para iniciar esse processo de reeducação. Entenda:
O primeiro passo da reeducação financeira é fazer um planejamento dos seus gastos, que pode ser feito através de uma planilha. Nele você deve informar todas as suas despesas mensais, entre gastos essenciais e supérfluos.
Assim, você poderá entender para onde o seu dinheiro está indo, realizar cortes de gastos para começar a poupar e se organizar para pagar dívidas.
Além disso, o planejamento financeiro é um recurso para ser utilizado continuamente. Mesmo com as finanças organizadas, esse é um importante recurso para manter tudo em ordem e traçar novos objetivos.
Uma etapa essencial para aplicar a reeducação financeira é mapear e quitar todas as suas dívidas. Esse não é um processo fácil, mas a planilha financeira pode ser de grande ajuda nesse processo.
Guardar um pouco de dinheiro todos os meses e pagar as pendências aos poucos pode ser o caminho para retomar o controle sobre a sua vida financeira.
Após quitar as suas dívidas, o próximo passo é começar a montar uma reserva de emergência. Com esse fundo, você estará mais seguro em caso de imprevistos ou outras necessidades.
Após o planejamento da sua reserva de emergência, você pode começar a investir em outros ativos. A forma como você vai aplicar esse investimento vai depender dos seus objetivos enquanto investidor.
Leia também: Mesada educativa: como funciona na prática?