O dólar comercial tem uma cotação mais em conta que a do dólar turismo; saiba mais
Atualizado em
Saber a diferença entre dólar comercial e dólar turismo é importante para quem deseja fazer transações internacionais. Isso porque a cotação dessas modalidades não é a mesma, o que impacta diretamente no valor do câmbio da moeda.
Além disso, diferentemente do dólar turismo, o dólar comercial não está disponível para compra em casas de câmbio.
Para entender no detalhe as distinções de cada categoria, leia este texto até o final. Ao longo da matéria, você aprenderá:
Gostaria de ler outros conteúdos sobre dólar? Confira esses que separamos para você:
Essas modalidades de cotação de dólar apresentam duas diferenças principais: uso e custo, sendo que uma explica a outra.
O dólar comercial geralmente é usado para transações entre instituições financeiras ou empresas. Isso porque, de forma geral, essas operações movimentam maiores volumes de dinheiro. Além disso, a cotação comercial é referência para negociações do comércio exterior.
Já o dólar turismo, por sua vez, é o que as pessoas físicas usam ao viajar para fora e para comprar dinheiro em espécie em casas de câmbio.
O dólar turismo é mais caro do que o comercial porque sua cotação leva em conta custos administrativos e financeiros, diretamente ligados à logística por trás do transporte, produção de dinheiro e do funcionamento de casas de câmbio.
Outro fator que impacta no valor do câmbio turismo é a lei de oferta e demanda. Isso significa que o preço tende a subir ou diminuir de acordo com a procura pelo dólar.
Além disso, as pessoas físicas, maiores usuárias dessa categoria, tendem a comprar volumes menores do que as instituições e bancos. Por fim, vale notar que o valor também sofre influência de taxas como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Para comprar dólar turismo é necessária a assistência de uma casa de câmbio, banco ou plataforma especializada.
Não existe limite para o valor que pode ser adquirido por pessoa, mas o recomendado é não comprar tudo de uma vez. Acompanhe a oscilação do dólar ao longo dos dias, e faça a aquisição de forma fragmentada para aproveitar eventuais baixas no preço.
Além disso, pesquise. Mesmo que o dólar turismo tenha uma cotação definida, é comum encontrá-lo por valores diferentes, de acordo com a casa de câmbio ou corretora, pois essas instituições podem incluir suas despesas no preço da operação.
Embora seja usado majoritariamente em transações feitas instituições financeiras e governos, o dólar comercial também pode ser comprado por pessoas físicas – basta que você tenha uma C6 Conta Global.
Disponível 24 horas por dia pelo aplicativo, a C6 Conta Global Dólar permite que você faça o câmbio em pouco minutos. Além disso, o C6 Bank também disponibiliza a funcionalidade Câmbio Programado que permite o agendamento da compra com a cotação desejada. Para enviar o dinheiro da sua conta corrente do C6 Bank em reais para sua C6 Conta Global em dólares, siga o passo a passo a seguir:
Vale ainda ressaltar que o envio de dólar no C6 Bank é mais vantajoso, com IOF de 1,1% e um spread a partir de 0,90% que pode chegar a apenas 0,75% na modalidade Pessoa Física, a depender do valor da sua remessa. Quanto maior o valor da sua compra, menor será o custo. Entenda como funciona:
Comercial. É o caso do C6 Global Invest, nossa plataforma de investimentos internacionais. Ela foi criada para ajudar investidores a diversificarem a carteira com opções de fundos de investimentos (mutual e hedge funds) e em renda variável (ações, ADRs, ETFs e REITs) nas bolsas de Nasdaq e NYSE.
Por ser aberta na filial do C6 Bank nas Ilhas Cayman, a conta C6 Global Invest é em dólar, permitindo que você faça remessas e resgate seus investimentos na moeda americana. O Imposto de Renda, por sua vez, só é pago quando você traz o dinheiro de volta para o Brasil.
O investimento mínimo requisitado para usar a nossa conta global de investimentos é a partir de US$ 100. Sendo assim, um valor mais acessível do que em comparação com o observado em contas tradicionais de offshore, que chegam a investimentos iniciais de até US$ 250.000.
Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que tenha gostado de aprender qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo, bem como o motivo de eles terem preços diferentes, como comprar cada um deles e a relação dessas modalidades com investimentos.
Quer ler mais conteúdos relacionados a esses assuntos? Separe alguns minutos para conferir também:
Conheça a C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.