• Início
  • Investimentos
  • Como fazer a portabilidade de investimentos e trocar de instituição financeira 

Como fazer a portabilidade de investimentos e trocar de instituição financeira 

A portabilidade de investimentos é o processo necessário na hora de levar seus investimentos outra instituição financeira. Saiba mais e entenda como fazer.

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

A portabilidade de investimentos é usada na troca de custódia para uma nova instituição financeira. Você sabia que pode levar todas as suas aplicações para outra instituição sem custos e sem necessidade de resgates? Isso é possível graças à portabilidade de investimentos. Dessa forma, você consegue fazer a “mudança” da sua carteira seja na renda fixa ou variável. 

Para conhecer melhor sobre esse processo, preparamos um texto que responde dúvidas comuns sobre como fazer a portabilidade de investimentos

  • O que é a portabilidade de investimentos
  • Como fazer a portabilidade de investimentos
  • Portabilidade de fundos de investimento; 
  • Como fazer a portabilidade de investimentos do tesouro direto? 
  • Vantagens em trocar de corretora; 
  • Escolha investir no C6 Bank. 

Leia mais sobre investimentos aqui no Blog do C6 Bank: 

O que é portabilidade de investimentos? 

A portabilidade de investimentos é um recurso usado na transferência de custódia de uma instituição financeira para outra. Isso ocorre quando o investidor encontra mais vantagens em uma nova plataforma e decide realocar sua carteira, levando-a para uma nova organização. 

Nas operações de portabilidade, a pessoa física encontra uma grande vantagem: não é preciso resgatar seus recursos e reinvesti-los, o que torna mais prático e elimina o pagamento de tributos no processo. 

Como fazer a portabilidade de investimentos? 

Para realizar a portabilidade, é importante ressaltar que cada tipo de investimento tem suas particularidades na hora da transferência. Por isso, recomendamos que esteja sempre em contato com o assessor da instituição de destino, de maneira a garantir que o processo seja corretamente executado. 

Vale reforçar que, para iniciar o processo, basta entrar em contato com a sua instituição financeira de origem – no caso específico da previdência, o contato deve ser feito diretamente com a sua instituição de destino – e iniciar o processo: 

  1. O primeiro passo é enviar a Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM), carta que deve constar todos os ativos da portabilidade. Esse documento deve ser solicitado e preenchido na instituição de origem; 
  1. Com a STVM, o investidor entra em contato com o seu agente de custódia original, que encaminhar 
  1.  o procedimento e verificar se existe alguma pendência de registro ou tarifação; 
  1. Outros documentos: além da STVM, cada classe de investimento requer alguns dados adicionais. A fim de promover um processo mais transparente, é exigido que as instituições deixem aberto ao público a documentação específica requisitada. Além disso, muitos deles podem ser preenchidos digitalmente. 

Ainda nesse sentido, antes de realizar a portabilidade, é preciso verificar quais aplicações financeiras podem de fato ser transferidas nas normas da instituição de destino. 

Portabilidade de fundos de investimento 

Para fazer a portabilidade de fundos de investimento, além de seguir os passos acima, é preciso assinar a STVM, que será encaminhada para a instituição de origem, que enviará ao seu banco o histórico de cotas e movimentações. Vale lembrar que isso é feito diretamente de uma custodiante para a outra. 

Após passar por essas etapas, a portabilidade deve ser feita em um prazo estabelecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM):  

  • Dois dias úteis para ativos custodiados; 
  • Nove dias úteis no caso de fundos.  

Em descumprimento das normas, considera-se uma infração grave e as instituições podem ser penalizadas. 

Como fazer a portabilidade de investimentos do tesouro direto? 

Se você quer fazer a portabilidade de investimentos de ativos do Tesouro Direto, mas ainda não quer resgatá-los, é necessário escolher uma instituição financeira que você considere mais vantajosa, abrir uma conta em uma corretora e fazer a transferência.  

Vantagens em trocar de corretora 

A portabilidade apresenta algumas vantagens interessantes para quem procura uma nova instituição financeira que acolha melhor sua carteira. 

A principal delas é que todo o procedimento de portabilidade é gratuito e não são cobrados tributos, sem afetar benefícios fiscais do investidor.  

Isso evita que se pague os custos que acompanham o resgate, de maneira a não prejudicar o lucro de seus investimentos e mantendo sua posição nos ativos, como estava na instituição anterior. 

Dessa forma, não é preciso depender da liquidez do seu investimento para realizar a troca de custódia, uma vez que não será preciso retirar o dinheiro e reinvestir. 

Escolha investir com o C6 Bank 

Aliado à proposta de ser o banco da sua vida, o C6 Bank oferece uma plataforma completa para novos clientes que querem trazer seus investimentos para a casa. A partir do seu perfil e seus objetivos, concentrar seu patrimônio e sua carteira em um só app nunca foi tão fácil. 

O C6 Invest tem um catálogo variado de investimentos que atende a diversos públicos e estratégias, incluindo modalidades da renda fixa e variável. 

Assim, você pode aplicar com segurança e inteligência, no Brasil e no mercado internacional, com a praticidade de ter tudo emum app

Nesse texto, você descobriu como a portabilidade pode ser um recurso importante na transferência de custódia entre instituições financeiras. Bons investimentos. 

Leia outros posts sobre investimentos: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Compartilhar