Entenda a importância de buscar investimentos conservadores caso esse seja seu perfil antes de começar a fazer aplicações.
Atualizado em
Antes de começar a investir é preciso entender a qual grupo de investidor você pertence. O perfil conservador, por exemplo, é conhecido por ter baixa tolerância a riscos. O que quer dizer que, no momento de escolher as aplicações, ele dá preferência a produtos que oferecem menor volatilidade.
Para descobrir seu perfil de investidor é necessário preencher um questionário, conhecido como suitability. O teste se tornou exigência para as instituições financeiras, que devem oferecer a avaliação aos seus investidores.
Os investidores são divididos em três níveis: perfil conservador (nível 1), moderado (nível 2) e arrojado (nível 3). Hoje, você irá entender o que significa ter um perfil conservador de investimentos.
Dê uma olhada nos tópicos que serão tratados no post:
Leia outras matérias para conhecer ainda mais sobre o mundo dos investimentos:
O perfil conservador é aquele que apresenta pouca tolerância a riscos. O que quer dizer que esse investidor escolhe os produtos que mais oferecem estabilidade, mesmo que isso signifique ter uma rentabilidade menor no longo prazo.
Ser conservador significa preferir investimentos previsíveis, como os famosos Certificados de Depósito Bancário (CDB). Ou seja, as aplicações feitas por esse perfil costumam não apresentar grandes oscilações.
Mas isso não quer dizer que uma carteira conservadora está totalmente isenta a volatilidade. Na verdade, o investidor somente se expõe de forma mais cautelosa a possíveis variações do mercado de investimentos.
Além disso, é comum que muitos investidores iniciantes comecem com um perfil nível 1. O que pode ser resultado do medo de perder patrimônio. Mas, conforme amadurecem o conhecimento sobre as aplicações que realizam, eles podem se transformar em perfis moderados ou arrojados.
Os investidores conservadores costumam manter seu dinheiro em produtos de renda fixa, que oferecem maior previsibilidade.
Sem dúvidas, conhecer os ativos que contemplam os objetivos desse tipo de investidor é ideal para evitar correr riscos que não deseja. Por isso, separamos aqueles que podem agradar quem tem um perfil conservador de investimento.
O CDBs são os favoritos do perfil conservador porque oferecem muita previsibilidade. E funcionam de forma bem simples: você empresta dinheiro a uma instituição financeira, que devolve o valor com juros na data de resgate.
Dentro dessa categoria ainda existem variações:
Como são ativos de renda fixa, a segurança acaba sendo um dos principais pontos positivos. Se você quer entender um pouco mais sobre como esse tipo de investimento funciona, é possível se aprofundar clicando no link abaixo:
Tudo o que você precisa saber sobre CDB
No mercado de investimento existe uma grande variação de fundos de investimentos, que podem apresentar maior ou menor grau de risco. A modalidade de fundos de renda fixa, neste caso, é a que mais combina com quem deseja compor uma carteira conservadora.
Normalmente, pessoas que estão em busca de uma substituição para caderneta de poupança, encontram nesse produto a segurança que desejam.
O C6 Bank, para ajudar nesse processo de análise, separou uma lista com os fundos de renda fixa que mais renderam em 2021. Algumas das opções alcançaram a rentabilidade de até 202% do CDI ao ano.
O tesouro Selic é uma opção de título público pós-fixado, e está atrelado a taxa de juros brasileira. Esse produto costuma ser utilizado para investimentos de curto prazo, visto que oferece liquidez diária para os investidores.
Não. Bom, pelo menos não se o investidor deseja uma carteira alinhada com seus objetivos e tolerância a risco. Isso porque as ações são aplicações que oferecem pouca previsibilidade e oscilam com grande frequência, o que não está de acordo com o que um perfil conservador normalmente procura.
Porém, se você tem grande interesse em aumentar a rentabilidade de seus investimentos, o recomendado é conhecer um pouco mais sobre o mercado financeiro no geral.
Para isso, é importante ter atenção aos acontecimentos econômicos, e estar de olho em alguns índices e taxas.
Abaixo, separamos alguns conteúdos que podem ajudar sua trajetória e, quem sabe, no futuro, você mude de nível. Mas é valido ressaltar que permanecer com um carteira de investimento conservadora não é um problema.
O teste de suitability é realizado diretamente na plataforma pela qual você investe. No caso do C6 Bank, o questionário pode ser feito em nosso app, através do C6 Invest.
A avaliação busca entender as suas principais característica como investidor. Confira alguns exemplos:
Depois de realizar o teste, você tem acesso ao self-service, nossa prateleira completa de produtos.
O primeiro passo foi aprender o que são investidores conservadores e em qual tipo de investimento esse perfil costuma investir. Agora está na hora de começar a fazer suas aplicações.
O C6 Invest oferece uma gama de investimentos variados e pode fazer parte da sua vida mesmo que, no futuro, você mude de perfil de risco. Existem diferentes opções de valores iniciais e você pode escolher aquela que for mais adequada para seu bolso.