De Itacaré na Bahia a Amsterdã na Europa, lugares para viajar em maio não faltam. Leia mais e conheça nossas sugestões.
Atualizado em
O mês de maio é ótimo para viajar, porque independentemente do tipo de viajante que você é, a lista de destinos inesquecíveis é extensa. A maioria das regiões está em um período de baixa temporada, o que representa uma boa oportunidade de economizar em passagens aéreas, hospedagens e atrações.
Quanto ao clima, ele costuma apresentar temperaturas mais amenas, onde nem o calor ou o frio chegam a extremos em muitas localidades. Nesse sentido, é possível aproveitar a natureza, como praias sem chuva ou regiões mais quentes no nordeste brasileiro. E, do mesmo modo, aproveitar as férias com foco em gastronomias locais ou um clima mais frio
Para ajudar você na escolha de um lugar perfeito para passar as férias em maio, seja no Brasil ou exterior, o C6 Bank montou essa lista com 48 opções. Continue a leitura.
Se o tema viagem é do seu interesse, é possível que você goste dos posts relacionados:
Em maio, a maior parte do Brasil passa pelo outono, estação do ano conhecida por apresentar temperaturas mais quentes, quando comparada ao inverno. Em determinadas regiões do país, como em alguns estados do nordeste ou cidades de Goiás, é possível aproveitar o Sol.
Por outro lado, turistas que buscam destinos mais frios e culturais para as férias também são contemplados. Inhotim (Minas Gerais) e Curitiba (Paraná) são bons exemplos de lugares para visitar nessa época.
Conheça 12 opções de destinos litorâneos para você visitar no mês de maio.
Com praias e muita natureza, Itacaré é um paraíso para quem busca aventura. O destino combina surf, trilhas e cachoeiras, além de uma gastronomia deliciosa com forte influência baiana.
Famosa pelas dunas douradas e pelo forró, Itaúnas tem um clima rústico e charmoso. O Parque Estadual garante cenários incríveis para caminhadas, enquanto os bares da vila animam as noites com música ao vivo.
Com ruas de pedra, casarões históricos e um mar azul, Paraty une história e natureza. Além das praias paradisíacas, o destino é conhecido por sua cena cultural e pela tradicional cachaça artesanal.
Diversidade é a palavra que define Ubatuba. São mais de 100 praias para todos os gostos, desde faixas de areia isoladas até pontos badalados. O encontro entre Mata Atlântica e mar deixa tudo ainda mais especial.
Misturando infraestrutura de cidade grande com praias bonitas, Balneário Camboriú é um dos destinos mais movimentados do Sul do Brasil. O teleférico e a orla cheia de restaurantes tornam a experiência ainda mais interessante.
Com ventos ideais para a prática de esportes aquáticos e um clima tranquilo, São Miguel do Gostoso é ideal para relaxar. As praias desertas e os restaurantes à beira-mar garantem um refúgio aconchegante.
Famosa por suas dunas e mar azul, Jericoacoara é um dos destinos mais desejados do Nordeste. A Duna do Pôr do Sol e o passeio pela Lagoa do Paraíso são experiências imperdíveis.
Uma ilha paradisíaca no litoral do Pará, Algodoal encanta com suas praias desertas e águas tranquilas. A ausência de carros e o clima fazem do destino uma ótima opção para desconectar da rotina.
Conhecida como o "Caribe Amazônico", Alter do Chão tem praias de água doce com areia branca e cenário paradisíaco. Os passeios de barco pelos rios Tapajós e Arapiuns tornam a experiência única.
Porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, Atins combina praias com paisagens de tirar o fôlego e lagoas cristalinas. O vilarejo tem um ritmo tranquilo, perfeito para quem busca contato com a natureza e boa gastronomia.
Preservada e cheia de charme, a Ilha do Mel tem praias desertas, trilhas e um clima rústico. Sem carros, o destino convida a caminhadas por paisagens incríveis e a banhos de mar em águas cristalinas.
Com mar calmo e piscinas naturais de águas cristalinas, Barra de São Miguel é um dos refúgios mais encantadores do estado. O destino é perfeito para relaxar e conhecer a rica gastronomia alagoana.
Maio é um bom mês para visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, porque o ambiente apresenta um clima seco com poucas chances de chuva. Contudo, as águas das cachoeiras acabam ficando um pouco mais frias.
Mambaí é recomendada para quem busca regiões que proporcionam contato com o ecoturismo. Bem como Pirenópolis, cidade do mesmo estado, em que os visitantes podem acessá-la de carro vindos dos aeroportos de Goiânia ou Brasília.
Jalapão é o coração de Tocantins. Conhecido por seus fervedouros, conjuntos de montanhas e cachoeiras, o local chama a atenção de visitantes de diferentes lugares do mundo. O quinto mês do ano é um dos melhores para conhecer a região, que também passa por um período de seca.
Agora se deseja um destino mais fácil de chegar, conhecer os sabores das comidas paraenses, em Belém, capital do Pará, é uma boa opção. Cheia de pontos turísticos, a cidade também oferece lindos passeios de barcos.
Se você quer fugir do calor e aproveitar o frio, aqui estão 13 cidades que podem ser interessantes:
Com influência alemã e italiana, Domingos Martins encanta com suas paisagens serranas e clima ameno. A cidade é perfeita para quem busca aconchego, boa gastronomia e belas cachoeiras.
Localizada nos Campos Gerais, Ponta Grossa tem um clima mais frio no outono e inverno, especialmente à noite. A cidade é conhecida pelo Parque Estadual de Vila Velha, que abriga impressionantes formações rochosas e trilhas cercadas por araucárias, típicas de regiões frias do Sul do Brasil.
A cidade histórica mais famosa de Minas Gerais é um convite para caminhar por ruas de pedra, visitar igrejas barrocas e degustar a tradicional comida mineira. O frio pode dar um charme extra ao destino.
Com construções imperiais, museus e clima serrano, Petrópolis é um refúgio perfeito para o inverno. A cidade tem vinícolas, cervejarias artesanais e uma gastronomia rica, ideal para quem gosta de viajar com conforto.
O destino de inverno mais famoso do estado oferece arquitetura inspirada nos Alpes suíços, fondues e temperaturas baixas. A Vila Capivari reúne restaurantes, cafés e lojas charmosas, criando um clima europeu.
A capital paranaense combina parques bem cuidados, uma cena cultural intensa e restaurantes incríveis. No inverno, a cidade se transforma com festivais gastronômicos e noites perfeitas para um bom vinho.
O coração da Serra Gaúcha é um destino obrigatório para os amantes de vinho. Além dos vinhedos, a cidade tem paisagens encantadoras, passeios de trem e restaurantes que servem deliciosas massas e queijos.
Com cachoeiras, cânions e temperaturas que podem chegar a graus negativos, Urubici é um dos destinos mais frios do Brasil. O Morro da Igreja e a Pedra Furada são atrações imperdíveis para quem curte natureza e aventura.
Famosa pelo Festival de Inverno, Garanhuns é uma das poucas cidades do Nordeste onde o frio se destaca. Com praças floridas, parques e um toque europeu, o destino oferece um charme único no alto da serra.
Apesar de a Bahia ser conhecida pelo calor, a Chapada Diamantina tem noites frias no outono e inverno, principalmente em cidades como Mucugê e Lençóis. A combinação de montanhas, trilhas e cachoeiras torna o destino perfeito para quem quer aproveitar temperaturas mais amenas em meio à natureza.
Um dos lugares mais frios do Brasil, São Joaquim é famosa pela produção de vinhos de altitude e pelas geadas que cobrem os campos de branco no inverno. A cidade tem um clima perfeito para quem gosta de frio intenso.
Com chalés charmosos e lareiras aconchegantes, Monte Verde é um dos destinos mais românticos do Brasil. A cidade é ideal para trilhas, passeios a cavalo e, claro, um bom fondue para aquecer as noites frias.
Conhecida como a "Suíça Brasileira", Nova Friburgo combina clima serrano, arquitetura europeia e muita natureza. Além disso, o destino oferece queijos artesanais e chocolates perfeitos para os dias frios.
As temperaturas em maio no exterior podem variar, de acordo com o país que deseja visitar. Na Europa, nesse mês, por exemplo, os turistas são recebidos pelo fim da primavera e o início dos dias de verão, o que nem sempre quer dizer que as temperaturas estarão muito elevadas.
Por outro lado, se você pretende conhecer o continente africano, os países estão passando, assim como o Brasil, pelo outono e, neste caso, apresentam um clima mais próximo ao que visitantes brasileiros estão acostumados. A seguir, conheça alguns destinos incríveis:
Para aproveitar o calor fora do Brasil, considere os destinos:
Maio é um ótimo momento para conhecer a Cidade do Cabo, quando as praias estão mais tranquilas e o mar atinge temperaturas mais agradáveis. A Table Mountain e as vinícolas próximas são passeios imperdíveis.
Com canais que lembram Veneza e praias extensas, Fort Lauderdale é um ótimo refúgio na Flórida. O mês de maio traz temperaturas agradáveis e menos turistas, o que torna a experiência ainda melhor.
Menos badalada que outras ilhas gregas, Milos impressiona com suas praias de águas azul-turquesa e formações rochosas únicas. Maio é o momento ideal para conhecer a ilha com clima agradável e sem as multidões do verão europeu.
Berço da pizza e cheia de história, Nápoles é vibrante e autêntica. Além das ruas movimentadas e do litoral deslumbrante, a cidade é um ótimo ponto de partida para visitar Pompéia e a Costa Amalfitana.
Com falésias douradas, praias paradisíacas e uma culinária à base de frutos do mar, a região do Algarve encanta qualquer viajante. Em maio, o clima está ameno e as praias ainda não estão lotadas, o que garante uma experiência relaxante.
Vibrante, Marrakech é um destino cheio de cores, aromas e sabores. Os mercados movimentados, os jardins exuberantes e os palácios históricos tornam a cidade uma experiência inesquecível. Maio tem temperaturas mais amenas, perfeitas para explorar os souks e a arquitetura local.
A transição entre a primavera e o início do verão torna maio um ótimo período para visitar Quioto. Com templos históricos, jardins floridos e uma atmosfera tranquila, a cidade é perfeita para quem quer conhecer o Japão além das grandes metrópoles.
Praias de areia branca, mar cristalino e resorts all-inclusive fazem de Cancun um dos destinos mais famosos do Caribe. Em maio, o clima quente e seco é ideal para aproveitar tanto as praias quanto passeios às ruínas maias da região.
Com praias de águas azul-esverdeadas e ilhas exuberantes, Phuket é uma ótima escolha para quem quer conhecer a beleza do sudeste asiático. A cidade também tem vida noturna agitada e opções de turismo cultural, como templos e mercados flutuantes.
Para todas as nove opções, é interessante montar uma mala com roupas leves, mas sem abrir mão de algumas peças que protejam do frio. Isso porque, apesar da possibilidade de dias ensolarados ser maior, as noites podem apresentar temperaturas mais baixas, principalmente em cidades litorâneas.
Para aproveitar o frio, os destinos abaixo são opções interessantes:
Cusco e Machu Picchu são locais perfeitos para quem ama viagens históricas e deseja saber um pouco mais sobre os povos originários do Peru. As paisagens são belíssimas e são consideradas uma das Maravilhas do Mundo da atualidade.
Mesmo com a chegada da primavera, a Islândia continua com temperaturas baixas e paisagens impressionantes. É um ótimo momento para conhecer geleiras, tomar banho nas águas termais e visitar cachoeiras sem as multidões do verão.
Moderna e cercada por paisagens naturais incríveis, Oslo combina cultura e aventura. O mês de maio é ideal para passear pelos fiordes, conhecer os museus vikings e apreciar os cafés aconchegantes da cidade.
Situada entre montanhas, Innsbruck tem um visual alpino encantador. A cidade mistura arquitetura barroca, boa gastronomia e acesso fácil a trilhas e passeios nos Alpes.
Com seu centro histórico bem preservado, Tallinn é um ótimo destino para explorar a cultura báltica. Entre castelos, igrejas antigas e cafés charmosos, a cidade tem um clima acolhedor e uma cena gastronômica interessante.
A capital suíça oferece um ótimo equilíbrio entre tradição e modernidade. Caminhar pelo centro histórico, conhecer o famoso relógio Zytglogge e provar chocolates artesanais são algumas das experiências imperdíveis.
A cidade mistura design contemporâneo com fortes tradições nórdicas. Passeios de barco pelo arquipélago, visitas a saunas tradicionais e uma gastronomia baseada em frutos do mar fazem parte do roteiro.
O destino perfeito para quem quer fugir do óbvio. Gisborne é conhecida por ser o primeiro lugar do mundo a ver o nascer do sol, além de ter praias incríveis e vinícolas renomadas. Em maio, o outono traz cores vibrantes para a paisagem.
Misteriosa e encantadora, Edimburgo tem castelos imponentes, ruas históricas e uma cena cultural intensa. Maio é um ótimo mês para caminhar pelo centro medieval e subir até Arthur’s Seat, de onde se tem uma vista espetacular da cidade.
As malas podem ser feitas com roupas mais pesadas, mas a dica é observar a previsão do tempo para época que pretende viajar. No geral, esses destinos possibilitam a mistura de dias frios e ensolarados em suas férias.
A verdade é que a maioria dos destinos oferece algum tipo de culinária local, com maior ou menor variedade. As viagens gastronômicas, no entanto, dão prioridade a regiões que são conhecidas pelos deliciosos e diferentes sabores que oferece.
Se você optar por desbravar cidades litorâneas, por exemplo, é bom estar com o estômago preparado para experimentar pratos com frutos do mar. Ao escolher um local como Porto Seguro, bolinho de acarajé, vatapá e sarapatel, grandes representantes dos temperos quentes e baianos, fazem parte do cardápio. Por outro lado, a região de praias de Balneário Camboriú traz comidas típicas diferentes à mesa, como as famosas linguiças de Blumenau.
Então, a recomendação é pesquisar o que cada lugar pode oferecer, bem como a disponibilidade de restaurantes, bares, bistrôs e café nas proximidades.
A C6 Conta Global é uma conta internacional em dólar e euro, ideal para quem quer mais economia e praticidade ao viajar para o exterior.
Conosco, a sua viagem se torna muito mais fácil e você ainda aproveita o melhor de uma conta completa.
Leia também outros conteúdos sobre o tema e simplifique sua viagem:
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice
Compartilhar