Descubra as melhores formas de usar seu 13º salário, seja para quitar dívidas, investir ou planejar o futuro financeiro.
Atualizado em
O que fazer com o 13º salário é uma decisão importante para garantir um início de ano mais tranquilo e organizado. Esse valor extra pode ser a chave para pagar dívidas, reforçar sua reserva de emergência ou até mesmo investir em seu futuro financeiro. Cada escolha tem um impacto direto em suas finanças, e avaliar suas prioridades ajudará a definir a melhor estratégia para aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Por esse motivo, o time do C6 Bank preparou um conteúdo completo para ajudar você a fazer essa escolha de modo inteligente.
Durante o texto, abordaremos os seguintes tópicos:
Aproveite para ler outros conteúdos sobre o tema que também podem ajudar:
Importante: Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como uma recomendação de qualquer ativo financeiro ou investimento.
O 13º salário é uma ótima oportunidade para organizar suas finanças e fazer escolhas estratégicas. Seja para quitar dívidas, investir em sua reserva de emergência, planejar-se para as contas do começo do ano ou aplicar investimentos para curto, médio e longo prazo, aqui, o importante é ter clareza sobre seus objetivos financeiros.
Sim. Se você tem dívidas acumuladas, uma das melhores maneiras de usar o 13º salário é quitando essas pendências. Isso pode evitar o acúmulo de juros, limpar seu nome, regularizar seu CPF e proporcionar mais segurança financeira para o futuro.
Além disso, ao optar por pagar as dívidas em atraso, você reduz as preocupações e começa o ano com mais organização, menos estresse financeiro e pronto para construir um bom histórico de crédito.
Se você não tem dívidas e está começando a investir agora, o 13º salário pode ser muito útil para começar a montar uma reserva de emergência.
A recomendação é que a reserva cubra entre três a seis meses de despesas. Então, dê o primeiro passo com o 13º e vá fazendo aporte mensais até chegar ao valor ideal.
Para quem deseja fazer o 13º render, investir é sempre uma boa ideia. Ao definir seus objetivos, você pode escolher entre diversas opções de investimento, que variam conforme o prazo e o nível de risco. A seguir, apresentamos duas aplicações oferecidas pelo C6 Bank.
Se o seu objetivo é de curto prazo, o CDB pré-fixado do C6 Bank é uma alternativa. Ele garante um retorno certo ao final do período, o que permite que você saiba exatamente quanto vai receber, independentemente de flutuações econômicas. É uma escolha para quem tem compromissos financeiros planejados para o próximo ano, como a compra de um carro ou uma viagem.
Para planos de longo prazo, a partir de um ano, o CDB IPCA+ do C6 Bank é uma opção. A rentabilidade dele é composta por uma taxa pré-fixada e pela correção da inflação no período. Ou seja, você não vai perder poder de compra enquanto o dinheiro estiver investido. Essa aplicação é ideal para quem deseja manter o valor do dinheiro em projetos de longo prazo, como comprar um carro ou uma casa.
Na hora de decidir o que fazer com o seu 13º, conte com o C6 Bank.
Se após essa leitura, você decidiu investir parte ou o valor total do seu 13º, saiba que o C6 Bank pode ajudar nesse processo.
Com o C6 Invest, nossa plataforma de investimentos, você tem acesso a um portfólio completo de produtos para investir. Respeitando o seu perfil de investidor, oferecemos benefícios, produtos e serviços como:
E tudo isso dentro de um só app.
Para fazer aplicações pelo C6 Invest, basta seguir o passo a passo:
Importante: aplicação do CDB pós fixado (liquidez diária) e CDB Cartão de Crédito, disponível das 7h30 às 19h. CDB Pré-fixado e IPCA+ 10h às 19h.
Mas, se você ainda quer entender ainda mais sobre o tema antes de começar a fazer aplicações, acompanhe os nossos conteúdos de educação financeira.
Aqui no nosso blog e no nosso canal do Youtube, você tem acesso a diversos posts que podem auxiliar na criação de uma vida financeira saudável:
Abaixo, responderemos as perguntas mais frequentes sobre o tema.
A melhor forma depende da sua realidade. Se você tem dívidas, amortizá-las pagá-las deve ser a prioridade. Caso contrário, investir em uma reserva de emergência ou em CDBs pode ser uma excelente escolha
Sim, usar o 13º para quitar dívidas ajuda a evitar o acúmulo de juros e proporciona mais tranquilidade para começar o próximo ano sem pendências financeiras.
O CDB pré-fixado e o CDB IPCA+ do C6 Bank são opções seguras para investir o 13º salário. O pré-fixado é ideal para compromissos de curto prazo, enquanto o IPCA+ é mais adequado para planos de longo prazo.
Com todas essas dicas, você conseguirá decidir o que fazer com o 13º salário de modo inteligente, alinhado ao seu orçamento. Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog. Leia também:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice
Compartilhar