O valuation é uma forma de estimar o valor de mercado de uma empresa de capital aberto
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Entender o que é valuation é muito importante para quem pretende investir em ações. O termo, que diz respeito ao valor da empresa que está inserida no mercado, é usado por investidores para estimar o potencial de crescimento de determinados papéis.
Nesse post, vamos falar de forma mais aprofundada sobre essa ferramenta, essencial para que você consiga medir o valor que uma ação pode ter e, assim, optar pela compra ou venda. Você aprenderá e terá respostas para as seguintes questões:
É ou quer ser investidor e gostaria de aprender mais sobre esse universo? Então separe alguns minutos para ler esses posts que preparamos para você:
Valuation é um termo em inglês para a prática de avaliação de empresas. O processo tem como objetivo mensurar o valor real de um empreendimento – ou seja, seu valor presente somado à capacidade financeira do negócio de crescer no futuro.
Por ser uma estimativa, o valuation também pode abranger elementos relacionados às impressões e percepções dos próprios investidores responsáveis pela avaliação. Isso significa que não se trata de um cálculo exato, uma vez que cada analista usará métricas diferentes ou dará variados pesos aos mesmos números.
Esse cálculo pode ser feito de acordo com algumas metodologias. No entanto, vale reforçar que o valor determinado pelo valuation é fruto de uma projeção dos resultados futuros da empresa e também seu histórico atual. Com isso em mente, o investidor pode optar por investir ou não, com base nos riscos da empresa para a carteira e no valor da ação.
O preço justo de uma ação diz respeito ao seu valor intrínseco. Esse valor, por sua vez, é definido através da análise fundamentalista, estudo baseado na pesquisa e avaliação das empresas de capital aberto com o objetivo de identificar as mais promissoras dentro de seus setores, para alocá-las em sua carteira de investimentos.
Para definir o preço justo de ações, a análise leva em conta uma variedade de fatores:
Simples: ninguém gosta de pagar um preço exagerado por algum produto, nem de vender algo de qualidade por um custo baixo demais. Imagine que você foi a uma padaria e, ao chegar no caixa com uma garrafa de água, descobre que o preço dela é R$ 40. Mesmo que você tenha como pagar, esse preço simplesmente está fora da realidade. Da mesma forma, o comerciante seria prejudicado se vendesse a garrafa a R$ 0,10.
É a mesma coisa no mercado financeiro. Nesse caso, o valuation permite que a tomada de decisão de compra e venda de ações seja mais inteligente, com preços que fiquem o mais próximo possível do valor intrínseco e real do item.
Entre as metodologias usadaspara calcular o valuation de uma empresa, estão:
O fluxo de caixa descontado é um modelo que calcula a projeção de lucro futuro de uma empresa, com um desconto vinculado ao risco do investimento. Assim, o FDC corrige o superávit de maneira proporcional ao longo dos anos, utilizando uma taxa calculada.
Esse método é o mais usado para ajudar o empresário a entender se vale a pena fazer determinado investimento na empresa, ou se é mais vantajoso escolher outra possibilidade de investimento.
Nesse método de como fazer o valuation, o único critério considerado é a contabilidade da empresa – em outras palavras, seu patrimônio líquido. Embora permita uma análise mais simples, esse método pode perder na precisão. Isso porque desconsidera fatores como a marca, franquia, patentes e outros pontos mais difíceis de mensurar.
Consiste na soma de todos os ativos seguida pela subtração de todos os passivos de um determinado empreendimento. Como o nome sugere, costuma ser usada em situações de liquidação de uma empresa – ou seja, quando ela está fechando. Sua grande vantagem é a agilidade: o valuation de liquidação é focado no curto prazo, em vendas rápidas.
Essa metodologia, por fim, calcula o valuation a partir de comparações entre indicadores de diversas empresas que atuam no mesmo setor. Um dos mais usados é o EBTIDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês).
Embora seja interessante para fornecer um panorama do setor avaliado, pode não ser o método mais preciso. Isso porque, geralmente, o modelo de negócio de cada empresa é diferente. Além disso, o modelo é genérico, analisando o período de forma geral, sem levar em consideração momentos específicos da companhia.
O método mais usado para calcular o valuation é o de fluxo de caixa descontado. É considerado o mais completo, sendo indicado para quem deseja fazer a avaliação com a maior precisão possível.
Para isso, o primeiro passo, segundo esse modelo, é a estruturação do fluxo de caixa da empresa em um determinado período – isto é, compilar todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa do negócio avaliado. Esse período pode abranger alguns anos, a fim de entender a estabilidade que a empresa tem no longo prazo.
Para empresas menores ou mais recentes, no entanto, talvez seja interessante diminuir a amostra de tempo: isso porque elas tendem a apresentar maiores oscilações, tanto para cima quanto para baixo, o que torna os dados menos consistentes.
Em todo caso, com o fluxo de caixa montado, o passo seguinte é definir a taxa de desconto. Não existe um parâmetro definido para isso, ficando à escolha do analista – basta que a taxa, que representa a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo, não seja menor do que a taxa Selic, a taxa de juros do Brasil.
Embora não haja um consenso em relação ao indicador, há dois usados com mais frequência: o primeiro deles, mais usado, é o rendimento médio de empresas na Bolsa de Valores. O outro, por sua vez, diz respeito aos analistas que acreditam que a média de rendimentos a ser usada é a de renda fixa.
Com essas duas etapas concluídas, o passo final: some todos os fluxos de caixa e, na sequência, subtraia as taxas de desconto. O resultado é o valuation atual da empresa analisada.
Vale ressaltar: o business valuation continua sendo apenas uma estimativa. O número encontrado pode variar de acordo com o responsável pela análise e com o método utilizado. No entanto, esse cálculo ajuda a encontrar um resultado próximo do valor de mercado real.
Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre o que significa valuation, e que entenda melhor como como usar essa ferramenta de diferentes formas para escolher as melhores empresas do mercado.
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