A Tabela Fipe é um levantamento conhecido e bastante usado em negociações de compra e venda de veículos.
Atualizado em
Se você tem ou deseja ter um carro, provavelmente conhece a Tabela Fipe. Ela é uma ferramenta importante para quem quer comprar ou vender um veículo. Isso porque fornece a média de preços de automóveis novos e usados do Brasil.
Um dos principais objetivos da tabela é possibilitar negociações mais justas. Ela é uma ótima ferramenta para dar mais autonomia aos compradores, além de permitir que vendedores estejam cientes dos valores de mercado atuais.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como consultar tabela Fipe de carros. Neste texto, você conhecerá a fundo como esse recurso funciona e como utilizá-lo.
Não deixe de ler os textos relacionados ao tema:
A Tabela Fipe é o índice de preço médio de veículos do mercado brasileiro. É usada como a principal referência para as negociações. As informações são atualizadas mensalmente e têm como base as vendas e os valores de carros do território nacional.
Ela foi criada em 1998 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), organização de direito privado e sem fins lucrativos. E, mesmo depois de mais de 20 anos de sua origem, continua sendo uma grande protagonista quando o assunto é precificação de carros.
A Tabela Fipe serve como parâmetro para negociações de compra e venda de carros, motos e caminhões. Ela permite que esse processo aconteça de forma justa, o que evita a distribuição de produtos com preços abusivos ou muito abaixo do valor de mercado.
Mas seu trabalho em ajudar na cotação de veículos não para por aí. A Fipe também é usada como referência para as áreas de seguros, financiamentos e consórcios. O que explica ainda mais sua importância e popularidade. E ainda é utilizada no cálculo de um tributo bastante conhecido, o IPVA.
É possível também consultar Tabela Fipe pela placa online com preços que vigoravam desde janeiro de 2021. Para isso, basta seguir o passo a passo anterior e escolher mês e ano referência que deseja.
O cálculo da Tabela Fipe é feito com base em dados coletados em todo o Brasil. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é a responsável pela pesquisa.
Na precificação de carros usados a FIPE analisa negociações de compra e venda para obter informações sobre preço, ano de fabricação, modelo, entre outros. Para a realização da conta final, valores muito altos e extremamente baixos são excluídos, de forma que a média é calculada com base nos valores médios.
Agora, nos casos de zero quilômetro, o preço médio é apurado dentro de uma versão de entrada com opcionais nas categorias intermediário e completo.
Vale ressaltar que no cálculo os veículos para vendas especiais não são considerados, como os para revenda ou para frotista. Assim como os de fabricação própria, marcas não consolidadas no mercado ou de importação independente.
A expressão “100% da Tabela Fipe” significa o valor total que um veículo pode ser vendido em relação ao seu preço de mercado. É comum ler esta frase em anúncios, porque vendedores a usam como recurso para garantir aos compradores uma negociação justa e dentro dos valores permitidos.
Vale lembrar que com algumas informações sobre o carro já é possível fazer a consulta no site da Fundação e confirmar o preço médio.
A Fipe, assim como outros índices, é afetada por diferentes fatores. Nos últimos dois anos, foi possível observar uma intensa escalada nos preços dos carros, resultado da pandemia de Covid-19 em que montadoras e concessionárias fecharam e componentes faltaram no mercado.
Esse movimento contrário criou um fenômeno inesperado no setor automobilístico, que foi a valorização de veículos usados diante da falta de modelos novos. E em um cenário como esse os carros zero quilômetro disponíveis ficaram com o preço bem acima da média.
No Brasil, a taxa Selic finalizou 2022 e segue em 13,75% e, segundo o Comitê de Política Monetária, é possível que ela permaneça em dois dígitos até 2024. Em 2023, a inflação global e o conflito entre Rússia e Ucrânia continuam presentes e não é possível prever quais acontecimentos estão por vir.
Nesse sentido, é difícil afirmar um momento de baixa. É preciso acompanhar o andamento do mercado para começar a desenhar uma possível queda.
Agora você já sabe como ver Tabela Fipe e qual a sua importância para os interessados em adquirir um veículo. O próximo passo é se planejar financeiramente para conseguir alcançar este objetivo no prazo que almeja.
Leia também: O que é CRV e qual diferença para o CRLV?
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.