Preencha o suitability no seu app e tenha acesso a produtos adequados ao seu perfil de investimento.
Atualizado em
Suitability é o processo de avaliação do perfil de investidor e seus objetivos. Ou seja, é com esse teste que será possível identificar quais ativos combinam mais com sua carteira de investimentos.
Você já pode ter se deparado com os famosos questionários para determinar se você é uma pessoa arrojada, moderada ou conservadora, na abertura de uma conta no banco ou em corretoras. Isso acontece, porque esse conhecimento é tão valioso que se tornou uma etapa obrigatória. Antes de fazer qualquer aplicação financeira, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) declarou a obrigatoriedade de aplicação desse questionário.
Dessa forma, investidores iniciantes até os mais experientes conseguem tomar decisões de acordo com a sua situação pessoal. Afinal, dinheiro não é uma brincadeira e saber aplicá-lo pode prevenir de frustrações ou prejuízos profundos.
Nesse texto, vamos abordar o que é suitability e quais os perfis de investidor de acordo com os níveis de risco do teste:
Está interessado em mais conteúdos sobre investimentos? Temos algumas sugestões:
Suitability é a análise feita por bancos e corretoras a partir de um questionário simples para determinar o nível de risco de cada investidor. Com base no resultado, a instituição financeira passa a oferecer produtos indicados para conservadores, moderados ou arrojados.
O termo do inglês “suitable”, que significa adequado, apropriado. Dessa forma, as questões feitas durante essa avaliação buscam encontrar quais são os investimentos ideais para cada pessoa. Assim, ela pode conseguir lucros de acordo com suas expectativas, ainda com a consciência dos graus de risco que pode correr.
O objetivo do suitability é identificar perfis apoiando-se em questões fundamentais para a inserção do investidor no mercado financeiro. Como mencionado no início, fazer a avaliação de suitability não é mais algo opcional.
A CVM decretou o teste como obrigatório desde 2013 para todos que pretendem começar suas aplicações. Seu objetivo: proporcionar um mercado financeiro mais saudável e ativamente proteger o investidor.
O questionário explora características importantes, tais como:
É natural que as respostas mudem de acordo com o momento de vida de cada um. A mesma pessoa pode ser mais arrojada na juventude, e preferir uma abordagem mais conservadora na maturidade. Por isso, o suitability pode – e deve – ser refeito periodicamente.
Para fazer o questionário de suitability, é só acessar o app do C6 Bank e entrar na sua conta. De lá, siga os passos:
Conhecer os tipos de perfis de investidor é o que vai possibilitar você a tomar decisões conscientes no mercado financeiro e escolher produtos adequados para a sua carteira. Essas indicações não se baseiam em oferecer um ou dois ativos, mas a construir uma carteira diversificada e alinhada à sua tolerância ao risco e demais fatores.
O mercado normalmente classifica os investidores em três grandes grupos: conservadores, moderados e arrojados – ou agressivos.
Conheça eles mais de perto:
O nível 1 é o chamado perfil conservador. Ele prefere não expor seu patrimônio a grandes riscos nem a investimentos de grande oscilação. Sua preferência está em aplicações com maior previsibilidade, mesmo que isso inclua abrir mão de rentabilidades mais expressivas. Para eles, o mais seguro é manter seu patrimônio alocado em CDBs pós-fixados, Tesouro Selic e fundos conservadores, por exemplo.
No nível 2, a tolerância a riscos é um pouco maior, por isso é chamado de perfil moderado. Mesmo que a prioridade seja proteger seu patrimônio, ele aceita se arriscar um pouco mais em busca maiores rentabilidades. Por isso, os investimentos indicados são os CDBs, LCIs e LCAs com prazos mais longos e taxas de rentabilidade maiores, fundos de renda fixa e fundos multimercados.
No nível 3, o investidor de perfil arrojado ou agressivo é aquele que tem experiência com investimentos, aceita correr mais riscos em busca de maiores rentabilidades e é mais tolerante a perdas. Por isso, tem à sua disposição um cardápio extenso de opções, tais como CDBs, fundos de renda fixa, FIIs, fundos multimercados e de ações, ações, ETFs, BDRs e moedas.
Agora que você já está familiarizado com o que é suitability e a sua importância, pode começar a investir com boas orientações. Na sua conta C6 Bank, o C6 Invest tem um catálogo de investimentos para todos os perfis de investidores e diferentes objetivos.
No C6 Bank, você consegue concentrar seu patrimônio e seu portfólio em um só app, além de contar com muito conteúdo dedicado à educação financeira e lições valiosas para os seus investimentos.
Além disso, você encontra um catálogo completo de investimentos, seja você uma pessoa arrojada, moderada ou conservadora. Conheça um pouco mais sobre o C6 Invest:
Nesse texto, você aprendeu mais sobre suitability e perfil de investidor. Esperamos que esse conhecimento seja útil para as próximas aplicações financeiras.
Veja outros posts sobre investimentos:
Índice
Compartilhar