O sinistro diz respeito a ocorrências previstas em apólice que requerem acionamento da seguradora
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Sinistro é um termo muito importante no universo dos seguros. Imagine que você sofreu uma batida de carro: caso você tenha um seguro de carro que inclua cobertura para colisões, isso significa que a batida representa o sinistro.
Esse é um exemplo clássico, mas a verdade é que o termo é ainda mais amplo, e pode ser aplicado a uma variedade de outras situações. Além disso, não existe um único tipo de sinistro. Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para explicar tudo que você precisa saber sobre esse conceito. Você irá aprender:
Quer aprender mais sobre seguros? Separe alguns minutos para conferir essas matérias que preparamos para você:
Sinistro é toda ocorrência que tem cobertura prevista na apólice de um seguro contratado, durante a vigência do plano. São acidentes, imprevistos ou situações que podem acontecer e para as quais você se preveniu através da contratação de um seguro.
Para ficar mais claro, vamos recapitular esses conceitos por inteiro: um seguro nada mais é do que um contrato feito entre uma pessoa física ou jurídica e uma seguradora. Nesse documento, chamado de apólice, são determinados os riscos cobertos e os valores a serem ressarcidos, caso algum dos eventos previstos na apólice ocorram.
Isso significa que, se o motorista da batida de carro que usamos como exemplo tiver um seguro que cobre danos materiais em casos de acidentes, ele poderá acionar o seguro para minimizar a sua perda. Ao abrir o sinistro a seguradora irá avaliar a documentação e se tudo estiver de acordo, o cliente será indenizado no valor definido.
No entanto, vale notar: se ele tiver contratado um seguro que cobre apenas roubo e furto do veículo, por exemplo, ele não será indenizado. Situações não listadas na apólice não são consideradas sinistros e, portanto, não têm cobertura.
Para seguros auto, os sinistros podem ser divididos em duas categorias: os com perdas parciais e totais. Explicaremos cada uma delas a seguir:
Se o valor para o conserto for inferior a 75% do valor do veículo, considera-se que foi uma perda parcial.Nesse caso, é feita uma avaliação que define o custo para conserto dos danos, bem como onde os reparos serão feitos.
Por fim, a seguradora se responsabiliza pelas despesas ligadas ao conserto, enquanto o segurado se encarrega do pagamento da franquia, quantia definida na apólice do seguro e que diz respeito à participação dele nos prejuízos.
Se os danos tiverem sido muito graves, a ponto de o custo dos reparos superar 75% do valor do veículo, é caracterizada uma perda total, e não há conserto. O segurado, então, será indenizado de acordo com o valor de mercado do bem..
Veículos segurados que são roubados ou furtados e que não forem localizados também são indenizados integralmente. Nesse caso, o procedimento é o mesmo, e o segurado recebe o valor total do bem de acordo com o valor de mercado.
Geralmente isso pode ser feito a partir de algum contato fornecido pela seguradora, ou com um corretor de seguros. Nesse momento, é necessário informar detalhadamente os dados sobre o sinistro: como, onde e quando ocorreu, quais os danos e perdas, quem são as pessoas ou bens envolvidos, de quem é a responsabilidade pelo sinistro, entre outras informações.
Se você é segurado por algum dos seguros do C6 Bank, é possível consultar as coberturas e como acionar sinistros no próprio app.
De forma geral, o próprio segurado é o responsável por abrir o sinistro, a fim de receber a indenização e o suporte previstos na apólice. No caso dos seguros de vida, em caso de falecimento do segurado os beneficiários devem abrir o sinistro. Vale notar que alguns seguros de vida oferecem coberturas que podem ser usadas em vida, e nesses casos o responsável por abrir o sinistro é o próprio segurado.
Quando o sinistro é aberto, são solicitados alguns documentos para que o processo seja formalizado. Eles irão variar de acordo com a empresa e o tipo de sinistro, mas há alguns requeridos com maior frequência.
No caso de roubos e furtos, por exemplo, boletins de ocorrência geralmente são pedidos pela seguradora. Já para seguros de vida, laudos médicos, certidões de óbito e outros documentos de identificação do solicitante também costumam ser solicitados.
Gostou de saber mais sobre o que é sinistro, seus tipos e como acionar a seguradora caso um ocorra com você?
Agora que terminou de ler esse texto, que tal aprender mais sobre os seguros oferecidos pelo C6 Bank?
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