A liquidez é um conceito relacionado à facilidade no resgate do dinheiro aplicado em algum ativo
Atualizado em
A liquidez é um dos principais fatores a se considerar na hora de fazer um investimento, uma vez que diz respeito à facilidade que você terá para resgatar seu dinheiro. Neste post, vamos explicar este conceito de forma mais aprofundada, abordando os seguintes tópicos:
Quer ler outros conteúdos sobre liquidez? Então veja essas matérias relacionadas:
A liquidez é um conceito que se refere à facilidade com que você consegue converter seu investimento em caixa. Na prática , ela determina se você pode contar com aquele dinheiro no curto prazo, caso surja a necessidade.
Os principais tipos de liquidez nos investimentos são:
A maioria das instituições financeiras usam a letra D junto a algum número para representar a liquidez dos ativos de renda fixa. O D significa “dia do resgate”, e o número acrescentado se refere à quantidade de dias úteis que o investidor precisará esperar para resgatar o dinheiro. Um CDB D+2, por exemplo, terá seu valor creditado dentro de até dois dias úteis, após a solicitação. Nos home brokers, é possível consultar a liquidez de cada ativo no momento da aplicação.
Os investimentos com liquidez diária são encontrados principalmente em ativos de renda fixa, como por exemplo:
A maioria desse produtos são indicados para quem está começando no mercado financeiro e para aqueles de perfil conservador. No entanto, também é possível operar com liquidez diária na renda variável, como no caso de ações e Exchange Traded Funds (ETFs).
Risco de liquidez é o nome dado aos casos em que o patrimônio é aplicado em um ativo de liquidez mais baixa, gerando a chance de o investidor precisar dessa quanta por conta de algum imprevisto e não ter acesso a ela rápido o suficiente. Alguns exemplos de investimentos com risco de liquidez são imóveis físicos e small caps.
Embora não exista uma correlação direta, ambos os conceitos estão interligados. De forma geral, quanto maior a liquidez, menor a rentabilidade. Isso não é uma regra, contudo: é possível encontrar produtos de alta liquidez e elevado potencial de rendimento, mas provavelmente virá acompanhado de um risco também mais robusto.
Esses três fatores – liquidez, rentabilidade e risco – nunca estarão totalmente equilibrados, pois não existe investimento perfeito. No entanto, é possível conciliá-los de acordo com o seu objetivo (maior lucro, menos volatilidade, curto ou longo prazo, entre outros pontos).
Depende. Como mencionamos, não há produto perfeito: a melhor opção irá variar de acordo com uma série de fatores, como seu perfil de investidor, tolerância a riscos e horizonte de tempo.
A boa notícia é que, no C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank, você encontra opções para qualquer gosto, seja de baixa ou alta liquidez. Aprenda a usar a ferramenta com esse passo a passo:
Gostou desse texto e quer ler outros conteúdos como esse? Então separe alguns minutos para ver também:
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Índice
Compartilhar