• Início
  • Empresas
  • O que é empreendedorismo? Definição, tipos e como ser empreendedor

O que é empreendedorismo? Definição, tipos e como ser empreendedor

Empreender é transformar boas ideias em negócios reais e lucrativos.

Atualizado em

Tempo de leitura · 4 min

Publicado em

Empreender é a capacidade de analisar o mercado, identificar uma necessidade e criar uma solução correspondente. Esse produto ou serviço é, posteriormente, transformado em um negócio. 

Trata-se de uma atividade de extrema importância para o crescimento econômico, já que fomenta a inovação e não necessariamente exige grandes investimentos para sair do papel. 

Para se ter uma ideia, há 47 milhões de empreendedores no Brasil, de acordo com o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024. É um movimento promissor e positivo, que promete impulsionar muitas ideias por aí.  

Traremos mais detalhes sobre o tema a seguir. Mas, antes, aproveite para saber também: 

O que é empreendedorismo e por que ele é importante? 

Segundo a Universidade de Stanford, nos EUA, a palavra empreendedorismo significa a “criação de um novo negócio por um indivíduo ou um grupo deles”. Tais pessoas identificam oportunidades de mercado, pensam em uma solução para possíveis problemas/situações e assumem todos os riscos envolvidos. Consequentemente, são elas que colherão os dividendos do sucesso

Iniciativas empreendedoras podem estar relacionadas à inovação, principalmente por transformarem criatividade em valor. Uma vez que inovar é pensar em algo novo, empreender significa colocar esse conceito em prática

Na outra ponta, quem se beneficia com tais avanços é o mercado. Novos projetos em circulação fazem a economia se movimentar, estimulam uma concorrência saudável e impulsionam a criação de novas tendências. O resultado dessa combinação é uma evolução geral, de todos os setores. 

Empreender também tem se transformado em uma alavanca para o desenvolvimento social. Ao abrirem um negócio próprio, as pessoas podem se aproximar da tão desejada independência financeira.  

Quais são os principais tipos de empreendedorismo? 

Há diferentes categorias de empreendedorismo, cada uma com características bem definidas. Mostramos as principais a seguir. 

Empreendedorismo tradicional  

O empreendedorismo tradicional consiste na identificação de um problema de mercado e, posteriormente, na apresentação de uma solução para ele. Tem foco no lucro e é baseado em modelos já consolidados, como uma loja de roupas ou um restaurante, por exemplo. 

Empreendedorismo digital 

São negócios baseados na internet, como lojas online (e-commerce de modo geral), produtos e/ou serviços digitais e startups de tecnologia, entre outras possibilidades. 

Empreendedorismo sustentável 

Empresas que têm como foco principal práticas sustentáveis e a responsabilidade social, seja a partir de soluções para a preservação do meio ambiente ou para a promoção da diversidade, entre outros. São companhias que buscam o lucro, mas também desejam compensar o seu impacto ambiental

Empreendedorismo criativo  

Negócios que giram em torno da criatividade. Estão, normalmente, ligados aos setores de arte, cultura, moda e audiovisual, entre outros. 

Saiba mais: por que o cartão de crédito é uma opção interessante para as empresas? 

Como ser um empreendedor? 

Decidiu empreender? Nem sempre é fácil. Mas as recompensas podem ser muito boas. Vamos’ entender como funciona? 

  • Identifique uma boa oportunidade: o seu negócio deve ser uma resposta para algum problema, demanda ou situação existente; 
  • Crie o modelo de negócios: desenhe como a sua empresa deverá funcionar. Esse planejamento deve dar respostas para as seguintes perguntas: o que irá comercializar? Quem é o seu público-alvo? Como ganhará dinheiro com a solução proposta? De quais maneiras poderá entregá-la? Quais recursos serão necessários? Depende de algum tipo de parceria? Quanto você precisará gastar para investir nessa ideia? Qual é o custo de funcionamento?; 
  • Captação de recursos: caso você não tenha o capital desejado, pode recorrer a linhas de crédito. Entenda as possibilidades antes mesmo de começar; 
  • Gestão financeira: você vai precisar de muita organização. Abra uma conta PJ para separar os ganhos de pessoa física daqueles que vêm da empresa. Isso é fundamental para ter uma percepção mais ampla das movimentações do seu negócio. 

Leia também: entenda como emitir o comprovante do CNPJ do seu negócio 

Como a Conta PJ do C6 Bank pode ajudar empreendedores? 

Bons negócios exigem um ótimo planejamento financeiro. Mas como começar? Uma boa pedida é separar as finanças pessoais das empresariais. A Conta PJ do C6 Bank é uma grande parceira nessa jornada, principalmente para quem busca praticidade e economia. Não há tarifas de manutenção, o Pix é gratuito e ilimitado e você consegue controlar tudo a partir do aplicativo, com total segurança. 

Ainda conte com a possibilidade de acesso a crédito (sujeito a análise) e à antecipação de recebíveis. Assim, você consegue ter o capital desejado para investir na expansão do seu negócio. Também garante total facilidade para fazer seu empreendimento deslanchar. Tudo em um só lugar.  

Leia também: 

Ainda não tem a Conta PJ C6 Bank? Aproveite para organizar as suas finanças a partir de uma solução sem tarifa, que te dá acesso a um cartão de crédito livre de anuidade (sujeito à análise). E mais: pix gratuito ilimitado e crédito para ampliar o seu negócio. Abra agora mesmo e aproveite as vantagens! 

Compartilhar