As propagandas e interações sociais são algumas das causas do consumismo infantil. Descubra o que é esse problema
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A preocupação com o consumismo infantil acompanha pais e responsáveis há anos. No entanto, o expressivo aumento da imersão digital e midiática requer ainda mais atenção. Pessoas cada vez mais novas são estimuladas a comprar em excesso sem pensar nas consequências, especialmente as financeiras.
Neste post vamos explicar o conceito do consumismo infantil: suas causas, efeitos e como evitá-lo.
Abaixo, descubra quais dúvidas serão respondidas sobre o tema:
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Consumismo é o termo utilizado para indicar o impulso humano de comprar sem reflexão. Quando esse desejo intenso atinge faixas etárias mais novas, é classificado como consumismo infantil.
Para entender como esse fenômeno atua no dia a dia, separamos as principais causas do consumismo infantil:
A publicidade infantil foi considerada uma prática abusiva e ilegal no Brasil em 2014, a partir da Resolução nº 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Segundo a Resolução, publicidade infantil abusiva tem os seguintes aspectos:
No entanto, o mercado de produtos infantis é amplo e comunicações mercadológicas que não se adequam à categoria acima ainda são permitidas.
As interações sociais, seja na escola, visitando familiares ou em trocas on-line, podem influenciar o comportamento das crianças. Nesse sentido, seus desejos de consumo também acabam sendo afetados.
Além das interações sociais com outros grupos, os exemplos mais próximos, como pais, responsáveis ou irmãos, também podem impactar negativamente a relação da criança com a compra e com o dinheiro.
A ausência da educação financeira desde a infância acaba sendo um grande catalisador do consumismo. Aprender a importância de economizar, conhecer conceitos como consumo consciente e saber que “dinheiro não nasce em árvores” faz uma grande diferença.
Nesse cenário, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tornou o tema obrigatório e conceitos básicos de economia e finanças passaram a compor o currículo escolar em 2020.
O consumismo infantil pode ter uma série de consequências com potencial de acompanhá-los até a vida adulta.
A fim de evitar o consumismo infantil, os pais podem abordar temas importantes dentro da sua realidade financeira e transmitir bons ensinamentos.
Evitar o consumismo infantil deve ser um processo bem pensado para garantir uma boa formação para a criança. No C6 Bank, o C6 Yellow é uma oportunidade para os pais iniciarem essa conversa com a ajuda de várias ferramentas educativas, acompanhando de perto tudo que acontece na conta.
O C6 Yellow apresenta alguns recursos especiais, como:
Além disso, no Blog do C6 Bank e no nosso canal do YouTube, você consegue encontrar vários textos e vídeos abordando temas de educação financeira e a importância da difusão desse conhecimento ao longo de todas as idades.
Agora que você já aprofundou seus conhecimentos sobre o consumismo infantil e suas consequências, pode buscar soluções inteligentes para a educação financeira do seu filho. Bons aprendizados:
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