O que é um boleto bancário? Como fazer a leitura?

O boleto bancário é uma forma de pagamento prática para fazer cobranças e receber transações. Leia mais para saber como gerar e pagar um boleto

Atualizado em

Tempo de leitura · 7 min

Publicado em

Você já deve ter se deparado com um boleto bancário. Seja para pagar uma conta de água, internet ou até mesmo de  compras on-line. Ele nada mais é que um recibo enviado por correio ou e-mail com informações do emissor, do destinatário e um código de barras.

Esse método de pagamento, além de prático, oferece vantagens tanto para quem o emite quanto para quem paga.

Para entender melhor sobre boletos bancários e quais as facilidades desse serviço, o C6 Bank preparou um post detalhado sobre o tema. Abaixo, você encontrará alguns dos pontos principais sobre:

  • O que é um boleto?
  • Quais são os tipos de boleto bancário?
  • Como fazer a leitura de um boleto bancário?
  • Como gerar um boleto?
  • Quem pode gerar boletos?
  • Como pagar boletos?
  • Como o boleto digital (DDA) funciona?
  • Vantagens na emissão de boletos de cobrança para as empresas
  • Como gerar boletos no C6 Bank: passo a passo

Gostaria de saber mais sobre boletos? Leia alguns dos conteúdos disponíveis no blog do C6Bank:

O que é um boleto?

boleto bancário é um documento que atesta a negociação entre o cobrador e o pagador. Ou seja, é um título de cobrança emitido tanto por instituições financeiras como por pessoas físicas.

De acordo com pesquisa da Ebit|Nielsen, ele se destaca como uma das formas de pagamento mais populares no país, com cerca de 20% dos consumidores brasileiros que preferem boletos a outros meios de pagamento.

Antes da era PIX, o boleto bancário era mais. Despesas mensais, como a conta de água e energia, plano de saúde, e mensalidade escolar ou de algum curso chegavam pelo correio para o pagamento.

A grande diferença é que, atualmente, os boletos são muitas vezes enviados por e-mail e podem ser quitados por aplicativos com web banking ou Internet Banking. A vantagem deles é que até mesmo pessoas sem conta corrente ou poupança conseguem efetuar esses pagamentos em caixas bancários e pagando com dinheiro em espécie.

Quais são os tipos de boleto bancário?

Veja a seguir os diferentes tipos de boletos e suas principais características:

Veja a seguir a diferença entre os quatro tipos de boletos.

  • Boleto avulso: esse é o título de cobrança mais fácil de ser gerado. Ao informar apenas o valor do pagamento e a data de validade, o cobrador consegue emitir um boleto avulso em questão de segundos;
  • Boleto com registropara a emissão desse tipo de boleto, não podem faltar informações completas do pagador e cobrador, assim como o valor da cobrança, a data de vencimento e possíveis multas e juros. Os boletos registrados continuam ativos após a data de validade;
  • Assinatura: os boletos de assinatura costumam ser mensais e vir em maior quantidade, normalmente agrupados em um bloco. Eles são usados para o pagamento da mensalidade de algum serviço, como um curso de idioma, e contêm valores e datas previstos para os futuros pagamentos;
  • Carnê: similares aos de assinatura, esses boletos são utilizados para compras parceladas, com data de vencimento preestabelecidas, para quem prefere não usar cartões de créditos.

Para Pessoas Físicas, os boletos mais frequentes são do tipo avulso. Já para Pessoas Jurídicas, a emissão do documento dependerá da empresa ou negócio que é realizado. É possível se ajustar entre os diversos tipos e o C6 Bank apresenta vantagens para o pagamento em ambas as modalidades de contas.

E vale ressaltar que, independentemente do modelo, eles devem conter uma série de dados a respeito do beneficiário, como nome e CPF ou CNPJ.

Como fazer a leitura de um boleto bancário?

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é obrigatório que os boletos contenham as seguintes informações:

Como fazer a leitura de um boleto bancário? 1. Beneficiário: quem irá receber a quantia informada; 2. CNPJ/CPF: documento do beneficiário; 3. Identificação do boleto: número gerado pela plataforma que o emite; 4. Instituição financeira responsável pela cobrança; 5. Data de quando foi gerado; 6. Data de vencimento: caso ultrapassada, pode ser necessário emitir a 2ª via; 7. Valor do documento: quantia que será cobrada; 8. Desconto, deduções e acréscimos: variações que podem incidir sobre o valor; 9. Pagador: pessoa responsável por pagar o boleto; 10. Instruções para o momento do pagamento: como por exemplo “não aceitar pagamento em cheque”; 11. Código de barras: representação gráfica; 12. Linha digitável: número correspondente ao código de barras.

Veja todas as informações necessárias em um boleto.

Como gerar um boleto?

Há duas formas de gerar um boleto bancário. São elas:

Pessoa mexendo no celular pesquisando como gerar boleto

Há duas maneiras para gerar um boleto. Veja a seguir como elas funcionam.

  • Por meio da instituição financeira: neste caso é preciso ser correntista. A transação pode ser feita no internet banking ou no aplicativo;
  • Em uma plataforma especializada em cobranças: nesta opção também é preciso criar uma conta. Vale tomar cuidado com as taxas cobradas e verifique se há algum valor para compensação e emissão.

Quem pode gerar boletos?

Qualquer pessoa pode gerar um boleto bancário, seja ela pessoa física ou jurídica. É necessário apenas ter o intermédio de uma instituição financeira.

Como pagar boletos?

A forma mais tradicional e antiga de pagar os boletos bancários é em um caixa de qualquer agência bancária, através daleitura do código de barras, ou ao informar manualmente a linha digitável.

Atualmente, é muito mais prático o pagamento através da leitura digital. Veja a seguir como pagar o boleto C6 Bank de uma forma rápida e prática:

  1. Acesse sua conta;
  2. Toque em “Pagar”;
  3. Faça a leitura do código de barras ou QR Code – ou digite o número do código;
  4. Siga as instruções finais do aplicativo;
  5. O boleto será pago em um prazo de dois dias úteis.

Caso você tenha o boleto bancário impresso em mãos, pode usar a câmera do seu celular para escanear o código de barras e fazer a leitura automática. Senão, também é possível digitar o número do boleto.

Como o boleto digital (DDA) funciona?

O boleto DDA (Débito Direto Autorizado) é uma opção do C6 Bank aos seus clientes. Disponível no app, é possível receber cobranças diretamente na conta e, assim, eliminar a necessidade de escanear o código de barras.

Vale ressaltar que o pagamento de boletos no DDA é mais seguro para ambas as partes da transação, além de reduzir os riscos de inadimplência e fraudes.

Existe taxa de emissão de boleto?

Para contas PJ, o cliente C6 Bank paga apenas R$ 2,50 por boleto liquidado. Além disso, existe a franquia de 100 boletos gratuitos, fazendo com que o cliente só seja cobrado a partir do 21º boleto liquidado.

No mercado existem diferentes taxas de emissão de boleto, que vão até cerca de R$ 10. Algumas instituições financeiras também cobram pela alteração ou cancelamento dos seus boletos.

Vantagens na emissão de boletos de cobrança para as empresas

Para negócios e MEIs, a emissão de boletos traz algumas vantagens interessantes. São elas:

  1. Maior rede de clientes: empresas e plataformas que aceitam boletos conseguem oferecer uma forma de pagamento confortável aos clientes que não usam cartão de crédito, por exemplo;
  2. Maior controle da receita: por meio dos boletos bancários, o empreendedor pode ter uma noção mais precisa dos lucros e do fluxo de caixa de sua empresa;
  3. Menor custo de emissão: demais formas de pagamento podem ter taxas mais altas em relação aos boletos;
  4. Rapidez: o valor pago pode ficar disponível em até um dia útil após o depósito.

Além disso, o seu negócio também conta com liquidação em D0. Só no C6 Bank você recebe o dinheiro das vendas mais rápido no seu caixa! 

Vale lembrar que o valor dos boletos pagos até 13h30 será creditado no mesmo dia. Já os pagamentos feitos após 13h30 serão creditados até 8h do primeiro dia útil seguinte. Para boletos pagos em feriados ou fins de semana, a liquidação ocorrerá no próximo dia útil. 

Quer saber mais sobre como organizar suas finanças? Confira alguns textos do C6 Bank:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.