Ser acionista nada mais é do que possuir ao menos uma fração mínima do capital social de uma empresa. Essa posição, por sua vez, tem diferentes tipos e direitos
Atualizado em
Acionista é todo investidor que tem pelo menos uma ação de uma empresa de sociedade anônima (S.A.) em sua carteira. Apesar da definição fácil, no entanto, o conceito vai muito além dessa frase. Não há um único tipo de acionista, e o dia a dia de um não é simples – o mercado financeiro de renda variável exige conhecimento e experiência, para que traga bons rendimentos.
Tendo tudo isso em vista, o C6 Bank preparou este post para falar mais detalhadamente sobre o assunto. Nosso intuito é que, ao final desta matéria, você domine os tópicos a seguir:
Está começando no mundo dos investimentos? Então não deixe de conhecer também os seguintes conceitos:
Acionista, como o próprio nome indica, é quem possui ações. Uma ação, por sua vez, é a menor parte do capital social de uma empresa classificada como sociedade anônima. Pense em uma pizza: cada ação é uma pequena fatia que compõe o todo, e os acionistas têm pelo menos um pedaço mínimo desse patrimônio.
Esses pedacinhos – também chamados de papéis – podem ser negociados pelos acionistas em uma bolsa de valores, como a B3. Já suas cotações perdem ou ganham valor a partir de uma grande variedade de fatores, o que é determinante para saber se o investidor irá lucrar ou não, tendo esses papéis em sua carteira.
Para as empresas, a emissão de ações tem como principal objetivo a arrecadação de dinheiro, a fim de financiar a expansão de suas operações. Já para o acionista, o grande destaque é a possibilidade de ganhar dinheiro por meio de negociações e recebimento de proventos, como os dividendos. Antes de entrarmos nesse tópico, no entanto, vamos conhecer os tipos de acionistas.
Existem três categorias principais de acionista: minoritário, controlador e majoritário. A seguir, você conhecerá as principais características de cada um desses grupos.
Categorizam-se como minoritários aqueles acionistas que detêm menos de 50% das ações de uma determinada empresa – independentemente de seus papéis conferirem ou não o direito a voto.
Como a sua porcentagem participativa é relativamente pequena, eles não têm controle sobre grande parte das decisões administrativas. No entanto, podem participar de assembleias, sem necessariamente ter direito a voto.
Esse direito, vale notar, é relacionado ao tipo de ação detida: uma ação ordinária, por exemplo, confere ao acionista direito a voto. Já as ações preferenciais não – mas, por outro lado, dão preferência na hora da distribuição de lucros e dividendos.
O acionista majoritário, por sua vez, tem mais de 50% de todas as ações com direito a voto – ou seja, ordinárias – que uma empresa emitiu. Considerando que, nas assembleias de sócios, pesa mais o voto de quem possui mais ações, o majoritário acaba assumindo a posição de controlador, tendo a maior influência sobre as decisões tomadas pela companhia.
Embora frequentemente o acionista majoritário também seja o controlador da empresa, esse não é necessariamente o caso. Isso porque existem cenários em que nenhum investidor possuirá mais de 50% das ações ordinárias, o que significaria que não há um majoritário.
Nesses casos, o que costuma acontecer são articulações que buscam formar grupos controladores, a partir da soma de seus volumes acionários e influência. Imagine, por exemplo, que dois acionistas contam com 30% das ações ordinárias de uma companhia, cada. Se eles se unirem, terão peso suficiente para assumir uma posição controladora dentro das votações e deliberações.
Os acionistas podem ganhar dinheiro por meio de três formas principais:
Como as ações das empresas são negociadas em bolsa, é possível que seus preços se valorizem ao longo do tempo. Ao vendê-las por um valor mais alto do que o gasto para comprá-las, o acionista consegue gerar lucro.
Para isso, no entanto, vale notar que é necessário paciência. As cotações desses ativos oscilam muito, todos os dias, o que torna os ganhos no curto prazo muito imprevisíveis. No longo prazo, todavia, é possível ver se os resultados são consistentes.
Além disso, caso a companhia promova recompra de ações, reduzindo o número de papéis em circulação no mercado, isso também tende a valorizar ainda mais as ações, por conta da maior escassez.
Ambas são formas que as empresas encontram de remunerar seus acionistas por meio da distribuição de uma parcela do lucro líquido, caso tenha havido, de forma proporcional ao número de papéis que cada um tem. A diferença entre as duas modalidades é que os dividendos já chegam com o IR descontado, enquanto os juros sobre capital próprio precisam ser declarados pelo próprio acionista;
A bonificação de ações é um terceiro tipo de provento. Diferentemente dos dividendos e juros sobre capital próprio, no entanto, não se baseia na distribuição de dinheiro, e sim no fornecimento gratuito de novas ações para os acionistas, proporcionalmente à quantidade de capital investido. Dessa forma, o investidor consegue aumentar seu patrimônio sem gastar nada, o que pode ser lucrativo no longo prazo.
Ao se associar a uma empresa por meio da compra de ações, o investidor ganha alguns direitos. Eles podem ser divididos, de forma geral, em dois grupos:
Agora que você sabe o que é acionista, é hora de aprender a se tornar um. A boa notícia é que, como você pôde ver, não é um processo complicado: basta que você adquira ações de uma empresa. Com isso, o C6 Bank pode ajudar.
Para comprar ações, será necessário usar um home broker. Esse termo é usado para se referir a sistemas projetados para fazer uma ponte entre o investidor e o mercado, de forma totalmente digital. No C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank, você encontra um home broker completo e cheio de opções para você.
Para usá-lo, basta seguir o passo a passo abaixo:
Vale lembrar que, caso você não tenha o cadastro na corretora do C6 Bank, será necessário enviar seus dados para cadastramento antes de investir em um produto.
Viu como é fácil? Com isso, chegamos ao final do texto. Esperamos ter conseguido explicar com clareza o que é acionista, bem como cada um dos tipos e direitos desse importante grupo, e como eles ganham dinheiro.
Gostou desse texto e quer continuar lendo outros semelhantes? Então não deixe de conferir também:
Índice
Compartilhar