A mudança na meta fiscal e o crescimento acelerado das despesas colocam o arcabouço em risco.
Atualizado em
O arcabouço fiscal, apresentado em abril de 2023, estabeleceu um caminho para o equilíbrio das contas públicas no Brasil. Um ano depois, o alcance desse objetivo e a própria execução da nova regra orçamentária se mostram desafiadores.
No episódio 106 do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank discutem sobre a revisão da meta fiscal de 2025 e o crescimento acelerado de gastos obrigatórios que podem colocar o arcabouço em risco.
Descubra, a seguir, outros conteúdos relacionados:
Na semana passada, foi apresentado o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. No anúncio recente, em vez de buscar um superávit primário (receitas menos despesas) de 0,5% do PIB em 2025, o governo propôs como meta um resultado de 0%.
Na prática, trata-se do reconhecimento de uma piora do cenário fiscal, uma vez que a busca pelo equilíbrio de receitas e despesas públicas foi adiado para 2026.
Além de compreender sobre o novo Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, você também vai saber mais sobre:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “O arcabouço fiscal fica de pé?”. O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Google Podcasts, Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Compartilhar