Estudo do IBGE aponta que 48% das empresas fecham as portas em até 3 anos; entenda a importância da longevidade empresarial
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Ter longevidade empresarial é uma meta importante para qualquer empreendedor. Afinal, todo mundo quer que seu negócio prospere e tenha longos anos de sucesso. Mas esse não é o caso para uma parte significativa dos empreendimentos.
Ao longo do ano de 2021, o Mapa de Empresas do Governo Federal registrou que mais de 100 mil companhias foram extintas. Embora fatores econômicos tenham grande impacto nesse dado, causas como a falta de planejamento e gestão dentro das companhias também podem ser decisivas para seu fechamento.
Por isso, nesse post vamos explicar o conceito de longevidade empresarial e algumas dicas importantes para seu negócio ter uma vida longa. Confira os principais tópicos desse texto:
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A longevidade empresarial se trata do tempo em que uma empresa se mantém no mercado, em uma comparação, é como se fosse a vida do negócio. O grande objetivo para qualquer empreendedor é que esse período seja longo, com vários anos de operação.
No entanto, em muitos casos isso pode ser um grande desafio. A quantidade de empreendimentos que fecham as portas a cada ano pode chegar a centenas de milhares. Entre os vários motivos que causam esse cenário, um dos principais é a gestão ineficiente.
Nesse sentido, existem algumas atitudes a serem tomadas para garantir a longevidade e prosperidade para sua empresa, como investir em conhecimento de gestão e manter um planejamento atualizado de acordo com suas necessidades e objetivos.
Além disso, não adianta que seu negócio tenha uma longa vida se durante boa parte desse tempo ela não registrou bons resultados. Por isso, é preciso estabelecer como objetivo não só a longevidade empresarial, mas também sua perenidade. Entenda:
Como explicamos, a longevidade se trata do tempo em que uma empresa se mantém ativa. Mas mesmo os negócios com muitos anos de história podem passar por grandes altos e baixos em seu funcionamento.
Por isso, a perenidade empresarial representa aqueles negócios que se mantém constantes ao longo do tempo, e que contam com estabilidade em suas operações. Assim, se consolidam como marcas fortes e contínuas, e que poderão desfrutar de uma extensa longevidade.
Um dos pilares para uma empresa longeva é montar um planejamento estratégico para o negócio. O ideal é que ele contemple o curto, médio e longo prazos, o que vai ajudar a garantir que o empreendimento tenha uma vida longa.
Embora estratégias a curto e médio prazo pareçam mais óbvias, já que são decisivas para as metas e direcionamento das operações, ignorar o longo prazo é um erro que pode comprometer a companhia como um todo.
Por exemplo, um dos principais obstáculos para a longevidade empresarial é a troca da gestão. No caso de negócios familiares, quando a empresa passa para a próxima geração e grande parte das companhias não sobrevive a esse momento.
Por isso, é responsabilidade do gestor estabelecer estratégias de longo prazo, e que estejam alinhadas a sua visão de negócio. Esse planejamento pode evitar que o funcionamento da empresa saia do controle caso um novo administrador assuma em seu lugar.
Um planejamento empresarial deve contemplar metas para o negócio, assim como possíveis cenários para as operações e o que deve ser feito em cada caso. Além disso, a estratégia financeira também é um passo importante, usando o fluxo de caixa e observando as necessidades financeiras da companhia.
Além do planejamento empresarial, existem outras formas de garantir estabilidade e longevidade para seu negócio. Esses princípios podem ser estabelecidos desde a concepção da empresa, formando pilares para seu gerenciamento. Confira algumas dicas que podem ajudar:
Entre os principais motivos que causam o encerramento das atividades de um negócio, a má gestão é um destaque. Isso acontece porque a forma em que uma empresa é gerida deve ser a base para suas operações.
Portanto, como proprietário ou gestor, é imprescindível investir em conhecimentos e habilidades de gestão, que passam por princípios técnicos de administração, controle financeiro e capacidades de liderança.
Independentemente do segmento em que sua empresa atua, o mercado passa por constantes renovações e está sujeito a diversas variáveis. Por isso, manter-se atento aos movimentos de seu público e avaliar sua concorrência são formas de não ficar para trás e sempre se adaptar àquilo que é esperado do negócio.
A cultura de uma empresa é uma das formas de garantir sua longevidade. Isso acontece porque esse elemento faz com que todo o grupo de funcionários esteja engajado em torno dos objetivos do negócio, aplicando e perpetuando esses valores no dia a dia, além de fortalecer sua marca a longo prazo.
Se você quer que seu negócio tenha uma vida longa, o C6 Bank tem vários produtos e iniciativas que podem ajudar. Nossa opção de conta PJ, a C6 Empresas, oferece diversas vantagens.
O cartão de crédito C6 Business não cobra anuidade, e no C6 Bank o Pix é gratuito para PJ. Outra vantagem é a possibilidade de contratar a maquininha C6 Pay e contar com nosso Web Banking para centralizar o gerenciamento financeiro da empresa.
Outra forma de aprimorar a gestão da empresa é por meio dos investimentos. Assim, é possível ampliar o patrimônio do negócio, evitando a desvalorização do dinheiro com o passar do tempo, o que pode ajudar com a estabilidade financeira. A C6 Invest, plataforma de investimentos do C6 Bank, também está disponível para PJ, com diversos produtos de renda fixa.
Além disso, o C6 Bank tem uma startup de educação voltada para a capacitação e desenvolvimento corporativo, a IDEA9. Com nossa plataforma, é possível oferecer cursos de formação e treinamento para seus colaboradores, que podem participar de aulas de finanças pessoais, investimentos, e gerenciamento individual e corporativo.
Assim, é possível desenvolver a longevidade empresarial de seu negócio, investindo em cultura organizacional e habilidades de gestão para você e seu corpo de funcionários.
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