Depois de duas décadas convivendo com deflação, os japoneses voltam a ver os preços e salários em alta
Atualizado em
Depois de décadas juros negativos e de inflação abaixo da meta (ou até de deflação), o Japão vive um momento diferente na economia.
A recente alta de preços pode ser uma boa notícia por lá, uma vez que o movimento deve levar a um reajuste de salários como não se via há décadas no país. A taxa básica de juros também pode subir pela primeira vez desde 2007.
No 101º episódio do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank discutem como o Japão se tornou um país de juros e inflação negativos.
Descubra, a seguir, outros conteúdos relacionados:
Os japoneses voltaram a ver os preços de produtos e serviços subir. A variação acumulada do núcleo da inflação (que exclui alimentos frescos e energia) nos 12 meses até janeiro está em 3,5%.
A alta de preços deve levar o Japão ao maior reajuste de salários em décadas. Segundo a maior federação de sindicatos japoneses, os aumentos médios oferecidos pelas empresas em 2024 estão em 5%, a maior taxa dos últimos 30 anos.
Além de entender como está o cenário econômico japonês, você também irá saber sobre:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “Japão: enfim, a volta da inflação”. O podcast também está disponível no YouTubee nas plataformas Google Podcasts, Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.