O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo influencia diretamente no orçamento doméstico e na vida financeira
Atualizado em
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do Brasil medida pelo IPCA, registrou 3,88% no acumulado do ano de 2024.
Relacionadas:
Mas o que os números citados acima impactam na sua vida? Confira 4 pontos em que o IPCA influencia diretamente o seu orçamento doméstico e sua vida financeira.
O IPCA é o principal indicador para calcular a perda de poder de compra do seu dinheiro. A inflação nada mais é do que aumento médio dos preços. Se os produtos ficam mais caros, você precisará de mais reais para comprar os mesmos itens.
Apesar de refletir o que aconteceu no passado, o IPCA também influencia na inflação futura. Isso acontece porque o índice é usado como fator de reajuste em diversos contratos de prestação de serviço.
Se a inflação subiu no mês passado, essa variação provavelmente será repassada na mensalidade escolar do seu, nas contas de água, luz, telefone, internet, pedágios, entre outras.
O principal instrumento que o Banco Central possui para controlar o avanço da inflação é a taxa básica de juros – a Selic.
Se o IPCA sobe muito, o BC aumenta os juros para desestimular o consumo e tentar forçar a queda nos preços.
E o que isso tem a ver com os seus investimentos? A Selic é referência para calcular o rendimento de investimentos em renda fixa – CDBs e títulos públicos negociados no Tesouro Direto, por exemplo. Se os juros sobem, eles tendem a render mais.
O IPCA é o índice utilizado por empresas e sindicatos nas negociações de dissídios e reajustes salariais. A inflação atual será levada em conta para determinar qual será o percentual de correção dos salários no ano que vem. Mas atenção: para o salário mínimo, o índice usado pelo governo é outro – o INPC.
Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
Leia também: Planejamento financeiro familiar: por onde começar?