Acompanhe o conteúdo do novo episódio do Podcast Macro Review.
Atualizado em
De 2021 para cá, o descumprimento da meta de inflação brasileira se tornou recorrente. O limite estipulado para a variação de preços foi estourado em três dos quatro últimos anos (em 2021, em 2022 e, agora, em 2024).
Divulgados na última semana, os números do IPCA mostraram que a inflação ao final do ano passado ficou em 4,8%, acima do limite de tolerância da meta (4,5%) e bem distante do alvo a ser perseguido pelo Banco Central (3%).
No episódio 143 do Podcast Macro Review, os economistas do C6 Bank analisam o que se pode esperar 2025, ano que entra em vigor o novo regime de meta contínua de inflação.
Leia outros conteúdos relacionados ao tema:
Desde 1999, o Brasil tem um regime de metas de inflação que indica qual é o nível desejado de variação de preços no país.
Funciona da seguinte forma: o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece um alvo, e há um intervalo de tolerância para mais ou para menos. Cabe, então, ao Banco Central ajustar as velas da política monetária para perseguir a meta.
Nos últimos anos, o cumprimento da regra tem sido um desafio. Em 2021 e 2022, a inflação ficou fora do alvo. Em 2023, a meta foi cumprida por pouco – a variação de preços ficou bem perto do limite superior da banda. E em 2024, o teto da meta foi estourado mais uma vez.
Adicionalmente, o episódio também aborda os temas:
Para ouvir as análises, basta buscar Macro Review no Spotify ou clicar aqui: “Inflação fora da meta” O podcast também está disponível no YouTube e nas plataformas Amazon Music, Apple Podcasts, Pocket Casts, iHeartRadio e Deezer.
Sintonizados nos fatos que movem a economia, a equipe de economistas do C6 Bank ajuda o ouvinte a entender em profundidade os dados e as tendências no cenário econômico nacional e internacional.
Não deixe de ouvir os episódios mais recentes:
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.
Índice
Compartilhar