Home broker: o que é e como usar para vendas e compras de ativos?

O home broker é uma ferramenta criada para facilitar a vida de investidores que desejam comprar ou vender ações e outros ativos de renda variável

Atualizado em

Tempo de leitura · 9 min

Publicado em

home negro com dreads operando em um home broker pelo desktop

Começar a investir pode ser um desafio e tanto. Além dos produtos em si, é necessário aprender sobre uma série de conceitos com os quais, muitas vezes, as pessoas não estão familiarizadas. Esse é o caso do home broker, uma importante ferramenta que você com certeza usará caso deseje se tornar de fato um investidor no mercado de renda variável.

É exatamente por conta dessa importância que o C6 Bank preparou este post, com o objetivo de resolver todas as dúvidas que você tiver sobre o tema. Ao longo do texto, você irá aprender:

  • O que é home broker?
  • Como o home broker funciona?
  • Como operar com home broker?
  • Quais as vantagens de utilizar home broker?
  • Como escolher o melhor home broker para opera ativos?
  • Home broker do C6 Bank

É iniciante no mundo dos investimentos? O C6 Bank pode ajudar você a conhecer melhor alguns conceitos importantes. Confira estes posts:

O que é home broker?

O home broker nada mais é do que um sistema projetado com o objetivo de unir o investidor ao mercado de renda variável, de forma totalmente digital, mais prática e confortável para quem deseja negociar.

Antigamente, as negociações em bolsa eram feitas majoritariamente de duas formas – que você provavelmente já viu retratadas em filmes ou séries: a primeira, mais recente e mais popular, era a de ligar para uma mesa de operações na Bolsa, sendo atendido por um corretor que se responsabilizava por emitir uma ordem de compra ou venda, dependendo do que você desejasse fazer. Uma alternativa, ainda mais antiga, era, basicamente, ir pessoalmente à Bolsa de Valores e fazer as negociações você mesmo. 

Nesse sentido, o home broker surgiu como uma solução não só para tornar mais simples e rápido o processo de investimento, mas também mais acessível, pois tudo fica mais centralizado na mão do próprio investidor. Outra vantagem é a mobilidade, pois é possível fazer aplicações a partir de qualquer lugar – basta ter acesso à internet.

Como o home broker funciona?

O home broker funciona como uma versão digital do corretor que mencionamos no tópico anterior – na verdade, o termo em inglês para esse profissional era, não por acaso, “broker”. O sistema, por sua vez, modernizou esse processo, mas manteve seu fundamento inicial.

Isso significa que, na prática, o home broker recebe a ordem do investidor e, em seguida, a envia automaticamente para o sistema da B3. Quando outra pessoa interessada surge e aceita as condições propostas, a ordem é executada e a compra ou venda é feita.

Home broker é uma plataforma segura?

Um ponto de importante compreensão é de que o home broker não é uma plataforma única. Na verdade, toda corretora tem seu próprio sistema interligado à B3, única bolsa em atividade no país.

No caso do home broker do C6 Bank, que está dentro da plataforma C6 Invest, garantimos uma experiência completa e segura. Isso porque um dos nossos focos é precisamente a sua segurança enquanto cliente e investidor.

Usamos, por exemplo, a autenticação por biometria facial, em que é solicitada uma imagem do rosto do usuário a fim de garantir que não se trata de um terceiro, ao invés da proprietária da conta.

Além disso, também adotamos a tecnologia de geolocalização para proteger ainda mais suas aplicações: esse recurso impede que os investimentos sejam acessados a partir de lugaresque não tenham sido estabelecidos previamente, permitindo a exibição das informações apenas nos chamados locais seguros.

Como operar com home broker?

Além disso, também adotamos a tecnologia de geolocalização para proteger ainda mais suas aplicações: esse recurso impede que os investimentos sejam acessados a partir de lugares que não tenham sido estabelecidos previamente, permitindo a exibição das informações apenas nos chamados locais seguros

Usar o home broker do C6 Bank é bastante simples. Dentro do aplicativo, na seção do C6 Invest, toque em “Investir” e acesse a página de “Produtos”. Depois disso, toque em “Bolsa de Valores” e à esquerda é possível ver o ticker dos ativos disponíveis.  

Depois de escolher o papel desejado é só tocar em “Investir”. Na tela seguinte será possível ver o último valor negociado e a variação do dia – afinal, é muito comum no campo de renda variável que um mesmo ativo veja seu preço subir e cair várias vezes ao longo de um único dia. Em todo caso, com o valor decidido é só confirmar a transação.

Sua ordem de compra será enviada, então, para a Bolsa de Valores. Quando algum vendedor decidir vender as ações dele pelas condições que você propôs, a ordem será executada e a ação entra para a sua carteira.

É bom ficar atento à quantidade de ações que você quer adquirir. No aplicativo, você inicia com a quantidade de 100 papéis – haja vista que várias ações são negociadas em lotes de 100. No entanto, é possível personalizar sua escolha com apenas alguns toques: se você selecionar o sinal de menos, à direita do número de ações, vai perceber que pode comprar números menores, podendo chegar a até uma única ação, entrando assim no chamado mercado fracionário.

Vale notar: para conseguir acessar esses produtos – e operar com qualquer home broker, de forma geral –, é necessário preencher primeiro o suitability, teste oferecido dentro do próprio aplicativo que permite ao usuário descobrir o seu perfil de investidor. Nossa plataforma oferece a possibilidade de aplicar em ações, fundos de investimento imobiliário, ETFs, BDRs e outros produtos negociados na Bolsa.

Esse é um sistema gratuito?

Nem sempre. Muitas corretoras apresentam uma série de custos, como a taxa de corretagem ou a taxa de custódia. No entanto, se você é cliente do C6 Bank pode ficar tranquilo: nosso home broker é totalmente gratuito. Os únicos valores cobrados são o da taxa da B3 e o de eventuais impostos que incidirem sobre os produtos.

A taxa da B3 nada mais é do que os chamados emolumentos. Eles são definidos pela própria Bolsa e apurados após o pregão, sendo descontados em operações diárias. Em outras palavras, o valor é proporcional ao volume negociado.  

Já em relação a impostos, pode-se destacar o Imposto de Renda, que é pago de acordo com o tipo de operação e o valor negociado durante o mês. Sua alíquota varia entre 15% e 20%.

O que é e como funciona a taxa de corretagem?

Antes de tudo, já começamos dizendo que, no C6 Bank, não cobramos taxa de corretagem. Ela é do que um valor cobrado a cada operação feita pelo investidor, no contexto da negociação de ativos de renda variável. Essa taxa pode aparecer tanto como um valor fixo, em operações feitas sem a ajuda de um assessor, quanto variável, na forma de um percentual sobre o valor transacional que vai para o auxiliar responsável, variando de corretora para corretora.

Quais as vantagens de utilizar home broker?

A grande vantagem do home broker é a autonomia que ele proporciona para o investidor. Ter a capacidade de decidir como fazer os próprios investimentos é um grande poder, quando bem utilizado – e que pode trazer grandes rendimentos, além de representar uma economia em custos extras, como o de um assessor.

A mobilidade também é um ponto digno de nota. Na verdade, com a plataforma certa você consegue gerenciar seus investimentos de praticamente qualquer lugar do planeta – contanto que tenha acesso à internet, seja no computador ou no smartphone.

Adicionalmente, um bom home broker conta com recursos que tornam a experiência ainda mais completa para o usuário. A ordem “stop loss”, por exemplo, pode ajudar você a limitar eventuais prejuízos – mas há uma variedade de funcionalidades pensadas a partir das necessidades dos investidores.

Como escolher o melhor home broker para operar ativos?

Os fatores a serem levados em maior consideração irão depender de acordo com variáveis como o seu perfil de investidor e a sua experiência. No entanto, há algumas instruções que podem ser adotadas por praticamente qualquer pessoa na hora de fazer essa escolha. São elas:

  • Pesquisar e conhecer bem a corretora;
  • Verificar os custos;
  • Consultar se há disponibilidade de apoio técnico;

É importante que a corretora conte com uma boa reputação – afinal de contas, se você tiver algum problema durante seus investimentos, é a ela que você precisará recorrer. Por isso, uma instituição transparente, confiável e de fácil acesso é extremamente relevante para a sua experiência.

No entanto, é igualmente importante ficar atento aos custos envolvidos – mesmo que seja oferecido um bom serviço, é necessário levar em consideração se o preço cobrado por tal serviço é justo. Caso as taxas sejam excessivamente altas, pode ser que valha mais a pena procurar outra corretora, a fim até mesmo de não comprometer seus rendimentos. 

Em relação ao apoio técnico, muitas pessoas podem pensar que não será necessário, especialmente investidores mais experientes. No entanto, não se deixe enganar: em muitos momentos, esse tipo de assistência pode fazer uma grande diferença. Para os iniciantes, a dica é não subestimar o grau de dificuldade que pode ser encontrado ao lidar com operações na Bolsa de Valores.

Home broker do C6 Bank

Já mencionamos nosso home broker ao longo do texto, mas gostaríamos de reforçar a dica.  No C6 Invest, o investidor conta com um amplo catálogo de produtos, entre os quais pode escolher aqueles em que deseja colocar o seu dinheiro.

Falamos bastante de renda variável ao longo do texto, mas a plataforma também tem uma série de outras opções, como os Certificados de Depósito Bancário (CDB). 

Eles contam com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) – de até R$ 250.000 por CPF, em caso de quebra ou irregularidade grave da instituição financeira emissora do papel. 

Adicionalmente, é possível explorar uma série de outros produtos: fundos de investimentos – de renda fixa, ações, cambiais, multimercados e criptomoedas – e, é claro, opções em renda variável, na forma de ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs. 

Até quem tem como objetivo planejar a aposentadoria com uma previdência privada encontra soluções no C6 Invest, bem como um simulador que mostra quanto você precisa investir para receber a renda mensal de aposentadoria ou o valor total esperado para atingir seu objetivo.

Esperamos ter tornado mais claro o conceito de home broker, bem como seu funcionamento, características e vantagens. Agora que você entende melhor do que se trata esse conceito, é só começar a investir com o nosso home broker.

Gostou dessa matéria e quer ler outras relacionadas? Confira também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Compartilhar