Como o golpe do Pix errado funciona? Aprenda a identificar 

Descubra como o golpe do Pix errado funciona e como o C6 Bank pode ajudar na segurança da sua vida bancária

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

O golpe do Pix errado está cada vez mais popular já que o Pix é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. 

Para explicar como identificar essa tentativa de fraude e aumentar a segurança da sua conta, o C6 Bank preparou esse texto com as possíveis dúvidas relacionadas ao golpe do Pix errado. Descubra tudo que será abordado: 

  • O que é golpe do Pix errado? 
  • Como funciona o golpe do Pix errado? 
  • Como evitar cair nesse tipo de fraude? 
  • Cai no golpe do Pix errado, e agora? 
  • Conte com o C6 Bank para deixar a sua vida financeira mais segura 

Aproveite para ler outros conteúdos do C6 Bank que podem ser relevantes: 

O que é golpe do Pix errado? 

De acordo com o Banco Central, o mês de julho bateu o recorde de Pix realizados diariamente e alcançou 224 milhões de transferências em um único dia. Diante desse cenário, criminosos aplicam golpes cada vez mais sofisticados com a ferramenta de transferência. Nesse contexto, o golpe do Pix errado é uma tentativa de roubo onde golpistas alegam falsamente terem feito uma transferência de dinheiro por engano para a conta das vítimas.  

Como funciona o golpe do Pix errado? 

O golpe do Pix errado é aplicado quando um golpista faz uma transferência para a conta bancária de uma potencial vítima.  Entenda como esse crime funciona: 

  1. Após a realização da transferência, o estelionatário entra em contato com a vítima pelo celular e afirma ter realizado um Pix por engano, já utilizando argumentos para receber o dinheiro de volta; 
  1. Em seguida, o golpista manda uma chave Pix de uma conta terceira para o dinheiro ser transferido; 
  1. Quando a pessoa decide fazer a devolução da quantia que caiu “acidentalmente” em sua conta, o golpe é consumado; 
  1. O criminoso, paralelamente, se aproveita do Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema de segurança criado para cobrir golpes. O MED funciona para facilitar a devolução em caso de fraudes relacionadas ao Pix; 
  1. O golpista aciona esse mecanismo e afirma ser uma vítima da ação criminosa; 
  1. A transação é analisada e quando os bancos identificam que logo após a transferência, o dinheiro já foi movimentado para outra conta, é entendido como uma ação típica de golpe;
  1. Dessa forma, o criminoso acaba sendo “ressarcido” e recebe de volta o valor do primeiro Pix enviado, somado ao segundo Pix, feito pela vítima. 

Como evitar cair nesse tipo de fraude? 

Caso você receba uma transferência tipo Pix por engano, existe uma forma de não cair nesse tipo de golpe. Logo que o dinheiro cair na sua conta, você deve devolver o dinheiro para a mesma conta que o enviou, sem realizar uma nova transação. 

Aprenda como fazer isso no app do C6 Bank: 

  1. Abra o app do C6 Bank; 
  1. Acesse o seu extrato bancário tocando em “Exibir extratos”; 
  1. Identificar o comprovante do Pix errado recebido; 
  1. Toque na opção “Devolver dinheiro”. 

Dessa forma, você devolve a quantia recebida por engano com segurança e sem perigo de sofrer um golpe. 

Cai no golpe do Pix errado, e agora? 

Se você cair no golpe do Pix errado, abra um boletim de ocorrência o quanto antes para formalizar o golpe e comprovar que o crime de fato ocorreu. Informe também as instituições financeiras a respeito do golpe. 

Conte com o C6 Bank para deixar a sua vida financeira mais segura 

O C6 Bank oferece diversas funcionalidades e medidas para aumentar a segurança da sua conta e facilitar a sua vida bancária. Conheça algumas das ferramentas disponibilizadas no app: 

1. Locais seguros 

Ao ativar a função de “Locais seguros” no app do C6 Bank, só é possível acessar os investimentos nos locais registrados pelo titular. Além disso, também existe a opção de definir um valor menor para transferências feitas fora desses lugares. 

2. Biometria facial 

O C6 bank também utiliza a tecnologia da Biometria Facial para a autenticação dos clientes ao acessar sua conta ou realizar transferências, por meio de uma selfie de validação com reconhecimento facial. 

3. Contatos seguros 

Com o recurso “Contatos Seguros”, você cadastra contatos de segurança no app do banco e, durante a noite, eles são os únicos que podem receber transferências acima de R$ 1 mil. 

4. Limites de uso 

A função “Limites de Uso” permite ajustar limites para transferências feitas conforme o seu padrão de utilização. Dessa forma, você assegura que transações de maior valor sejam efetuadas somente quando necessário. 

Descubra outras medidas para se proteger de roubos e fraudes no portal de segurança do C6 Bank. 

Agora que você já sabe como se prevenir do golpe do Pix errado, não deixe de ler outros conteúdos relacionados a fraudes e segurança: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app,abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.  

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Compartilhar