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Golpe do cartão de crédito: saiba como identificar e evitar fraudes 

Descubra os principais tipos de golpes com cartão de crédito e aprenda a se proteger desse tipo de ação.

Atualizado em

Tempo de leitura · 8 min

Publicado em

O Brasil registrou mais de 1 de milhão de tentativas de golpe do cartão de crédito no primeiro semestre de 2024, segundo a ClearSale, empresa de soluções antifraude e score de crédito. Apesar do número representar uma queda de 7,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, ainda é altíssimo.

Por esse motivo, o time do C6 Bank preparou este conteúdo para ajudar você a entender como se proteger de golpes no cartão de crédito.

Descubra quais serão os tópicos abordados:

  • O que é o golpe do cartão de crédito?
  • Principais tipos de golpes com cartão de crédito;
  • 1.  Clonagem de Cartão;
  • 2. Phishing: e-mails, mensagens e sites falsos;
  • 3. Golpe do cartão por aproximação (Contactless);
  • 4. Golpe da troca de cartão;
  • 5. Golpe do falso motoboy;
  • 6. Golpe da maquininha e mudança de valor;
  • 7. Golpe da Falsa Central;
  • Dicas para evitar cair em golpes com cartão de crédito;
  • O que fazer se você for vítima de um golpe com cartão de crédito?

Gostaria de ler outros conteúdos sobre o tema? Descubra o que separamos para você:

O que é o golpe do cartão de crédito?

Um golpe de cartão de crédito acontece quando fraudadores aplicam técnicas para conseguir tirar vantagem financeira por meio do acesso ilegítimo ao cartão de crédito.

Para conseguirem concluir a ação, os criminosos fazem telefonemas, enviam e-mails falsos e/ou links com malwares bem como agem de má fé durante compras presenciais.

Principais tipos de golpes com cartão de crédito

Para ajudar você a se proteger desse tipo de ação, listamos os principais golpes que envolvem o uso do cartão de crédito. Leia abaixo:

1. Clonagem de Cartão

A clonagem de cartão é um dos golpes mais antigos relacionados a esse tipo de operação. Nesse caso, criminosos conseguem obter dados sensíveis das vítimas como número do cartão, data de validade e CVC.

Com essas informações, eles conseguem fazer compras e adquirir produtos que serão registrados na conta do titular do cartão.

2. Phishing: e-mails, mensagens e sites falsos

No “phishing”, criminosos divulgam vagas de emprego, ofertas imperdíveis ou oportunidades de renda extra. Em alguns casos, os golpistas também fazem anúncios e comunicações falsas que podem parecer legítimas.  O objetivo é fazer com que as vítimas cadastrem seus dados pessoais e preencham as informações solicitadas.

Assim, os criminosos têm total acesso a informações sensíveis e podem realizar diversas transações no nome das vítimas.

3. Golpe do cartão por aproximação (Contactless)

Nas operações de pagamento por aproximação, as informações essenciais para completar a compra são criptografadas e transmitidas via ondas rádio.

Para conseguir aplicar o golpe, o criminoso usa um malware para burlar a barreira da criptografia. Esse vírus infecta a maquininha e permite o roubo de dados da vítima.

O crime acontece da seguinte forma: ao tentar completar a compra, a mensagem “Erro na aproximação, insira o cartão” aparece no visor da maquininha. Quando o cliente insere o cartão, o golpe é concluído.

Em outros casos, sobretudo em eventos movimentados, os golpistas deixam a maquininha escondida em uma bolsa ou mochila e se aproximam das vítimas para tentar fazer alguma transação por aproximação.

4. Golpe da troca de cartão

O golpe da troca de cartão acontece, sobretudo, em locais movimentados como shows, jogos de futebol e locais de comércio popular.

Aqui, o criminoso se passa por um vendedor ambulante e comercializa diversas mercadorias. Entretanto, quando a vítima vai fazer o pagamento na maquininha, ele faz a troca do cartão por um modelo semelhante.

5. Golpe do falso motoboy

O golpe do falso motoboy é aplicado por criminosos que se passam por funcionários de bancos, instituições financeiras ou empresas credoras de cartão de crédito.

A ação dos golpistas começa quando eles ligam para a vítima e fazem perguntas sobre supostas compras feitas no cartão de crédito. Como essas transações não existem e, consequentemente, não foram feitas pelo titular da conta, cria-se a ideia de que o cartão da vítima foi clonado.

A partir disso, eles solicitam diversas informações pessoais, alegando que irão fazer o cancelamento do cartão de crédito e instruem a pessoa a cortá-lo ao meio.

Posteriormente, um motoboy é enviado para a casa da vítima para retirar o cartão com o pretexto de que ele será levado para uma análise de clonagem.

Assim, a vítima, além de informar seus dados pessoais, também entrega o seu cartão para o criminoso que passa a fazer variadas transações em nome do titular.

6. Golpe da maquininha

O golpe da maquininha ocorre quando a vítima vai realizar o pagamento de uma mercadoria e o criminoso usa uma maquininha que está com o visor quebrado. Desse modo, ele consegue alterar o valor da compra sem que a vítima perceba.

Em outros casos, o golpista entrega a maquininha sem inserir o valor e pede para que a vítima insira a senha. Ele alega que a operação não foi aprovada e simula um novo teste. Nessa segunda tentativa, a quantia a ser paga é alterada.

7. Golpe da Falsa Central

Já no golpe da falsa central, os criminosos entram em contato com a vítima, via ligação ou SMS, e informam que há irregularidades na conta ou no cartão.

Ao conversarem com a vítima e ganharem sua confiança, os golpistas pedem dados sensíveis como número da conta, token e senha de acesso. Assim, eles conseguem realizar movimentações como titulares.

Aqui, vale lembrar que instituições financeiras não costumam ligar para seus clientes solicitando informações pessoais ou dados da conta. Se receber uma dessas chamadas, entre em contato com os canais disponibilizados pelo seu banco para confirmar a veracidade da comunicação.

Dicas para evitar cair em golpes com cartão de crédito

Para não cair em golpes como os que foram citados neste post, é interessante seguir algumas dicas sempre que for utilizar o cartão de crédito.

  1. Dê preferência ao uso do cartão virtual ao fazer compras on-line: de modo geral, os cartões virtuais são programados para expirarem em até 48h ou fazerem a troca de CVV a cada compra. Assim, você pode gerar um novo cartão a cada transação e reduzir os riscos de fraudes, como a de phishing;
  2. Use a carteira digital: usar a carteira digital oferece mais segurança durante as suas transações, especialmente em eventos movimentados. Isso porque, mesmo que seu smartphone seja roubado ou perdido, ela permanece protegida por senha, PIN ou digital cadastrada.
  3. Atente-se ao clicar em links desconhecidos: muitos golpes começam com o envio de links maliciosos por meio de e-mails falsos. Para evitar esse tipo de situação, evite clicar em links suspeitos e nunca informe seus dados pessoais nesse tipo de situação;
  4. Confira o valor da compra antes de digitar sua senha: antes de realizar qualquer pagamento, seja on-line ou presencialmente, confirme o valor da compra antes de aprovar;
  5. Não compartilhe dados sensíveis: não informe dados do seu cartão de crédito para terceiros;
  6. Use o app para acompanhar transações: ative as notificações do app do seu banco para cada compra realizada. Desse modo, você consegue acompanhar, em tempo real, todas as transações feitas no seu cartão.

Ainda, caso você receba um contato suspeito, informe a empresa credora para confirmar a procedência.

O que fazer se você for vítima de um golpe com cartão de crédito?

Se você for vítima de algum golpe com cartão de crédito, informe a sua instituição financeira para bloquear o dispositivo e evitar que transações sejam feitas em seu nome. Caso o seu cartão já tenha sido usado pelo fraudador, conteste as operações nos estabelecimentos em que elas foram feitas.

Depois de fazer o bloqueio, procure a delegacia de polícia mais próxima para realizar um boletim de ocorrência. Não se esqueça de levar documentos e registros junto a sua instituição financeira que possam comprovar a fraude.

Ainda, a depender da sua região, você consegue fazer o registro pela internet.

Como o C6 Bank protege a sua vida financeira?

Além de todos os cuidados que citamos no texto, também é importante contar com um banco que se preocupa com a sua segurança. Por isso, os clientes do C6 Bank podem aproveitar diversas funcionalidades que os auxiliam na proteção de dados e tornam as transações mais seguras.

Conheça quais são elas:

  • Locais seguros: recurso que limita a consulta do saldo dos seus investimentos e suas transferências a um ou mais endereços de confiança cadastrados no app;
  • Compartilhamento de localização: facilita o rastreio de movimentações, operações e transferências atípicas;
  • Biometria facial: garante que o titular da conta é quem está acessando e movimentando sua conta, por meio da validação da sua selfie;
  • Bloqueio da aproximação: possibilita que o cliente bloqueie a função de pagamento por aproximação quando preferir;
  • Aproxime e pague: permite habilitar e desabilitar a função de pagar por aproximação dos cartões físicos sempre que quiser;
  • Bloqueio e desbloqueio de cartão: bloqueio e desbloqueio temporário do cartão via aplicativo de forma ágil;
  • Contatos seguros: limita as transferências noturnas acima de R$ 1 mil a contatos seguros cadastrados no app;
  • Limites de uso:  permite que você ajuste os limites de uso para transferências noturnas e diurnas, adequando-os ao seu perfil de uso.

Conheça os detalhes dos nossos recursos de segurança.

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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.