Golpe da Tarefa e Renda Extra: Como Identificar e Evitar

Golpistas afirmam às vítimas que, após a realização de tarefas diárias, receberão o pagamento, mas não é isto que acontece; saiba mais

Atualizado em

Tempo de leitura · 6 min

Publicado em

Embora a digitalização financeira apresente vantagens, este cenário também abriu caminho para indivíduos mal-intencionados. Criminosos passaram a se aproveitar do ambiente on-line e da desinformação das vítimas para conseguir dinheiro fácil. Uma das fraudes que vem crescendo atualmente é o golpe da tarefa, também conhecido como golpe da renda extra.

Nesta nova tática, eles oferecem uma forma rápida de ganhar dinheiro para pessoas em situação de vulnerabilidade ou que estão em busca de emprego. Assim como outras práticas ilegítimas atuais, essa ação é mais sofisticada, o que dificulta seu reconhecimento.

Para que você ou pessoas próximas não corram o risco de vivenciar essa experiência, leia o texto até o final. Nele, vamos explicar os seguintes tópicos:

  • O que é o golpe da tarefa e renda extra?
  • Como o golpe da tarefa funciona?
  • Como identificar esse tipo de golpe financeiro?
  • Quais são as consequências de cair em um golpe
  • Por que é importante reportar golpes?

Conheça outros conteúdos relevantes sobre o tema:

O que é o golpe da tarefa e renda extra?

O golpe da tarefa é uma prática fraudulenta usada para atrair pessoas que buscam uma fonte de renda complementar ou integral. Geralmente, os golpistas se passam por empresas de marketing digital para se aproveitar da vulnerabilidade financeira das vítimas e da busca por um trabalho remunerado.

Como o golpe da tarefa funciona?

Normalmente, fraudes financeiras apresentam uma mecânica específica. Como em um passo a passo, criminosos seguem algumas etapas para aplicar o golpe efetivamente. Nesse sentido, aprender a identificar cada uma das fases pode ajudar você a se defender e a proteger seu dinheiro.

Abaixo, entenda como tudo funciona:

1.       Estratégia para atrair vítimas

Várias estratégias enganosas são utilizadas para atrair vítimas. Desde anúncios falsos em redes sociais e e-mails a mensagens de texto. Em alguns casos, as pessoas são abordadas até mesmo por meio de ligações telefônicas.

A comunicação, independente do canal utilizado, costuma apresentar as oportunidades como simples e lucrativas. O objetivo principal, neste caso, é despertar o interesse das vítimas em obter ganhos financeiros com facilidade.

2.     Promessas enganosas

Golpistas costumam prometer ganhos financeiros significativos aliados a horários flexíveis e requisitos mínimos. A estratégia é fazer com que a fraude se apresente como uma oportunidade imperdível, especialmente para vítimas que se encontram em dificuldade financeira e desejam melhorar sua relação com o dinheiro e as despesas.

3.     Criação de credibilidade

Criminosos fingem ser representantes de empresas de marketing digital que estão com um processo seletivo aberto. E, quando se considera que muitos recrutadores entram em contato pelos meios de comunicação citados, entende-se por que indivíduos costumam não desconfiar desta abordagem.

4.     Função executada

Geralmente, a função oferecida é a de executar pequenas tarefas diárias para engajar a venda de determinado produto na internet, como curtir e compartilhar um post nas redes sociais. O objetivo, neste caso, seria o de ajudar empreendedores e a dar mais visibilidade a um negócio on-line.

5.     Efetivação do golpe da tarefa

Se a vítima aceitar a proposta, logo é adicionada a um grupo de mensagens. Em um primeiro momento, após realizar o que foi pedido, os indivíduos realmente podem receber um depósito de valor pequeno.

Após um período, para executar uma tarefa com ganhos maiores, as vítimas precisam pagar um valor alto, e os golpistas informam que a quantia será recuperada no mesmo dia. Como garantia, outros participantes do grupo, em conluio com os criminosos, enviam comprovantes de pagamento pela tarefa executada, o que dá ainda mais credibilidade a toda situação. E é desta forma que a aplicação do golpe se efetiva, uma vez que o valor não será resgatado.

Como identificar esse tipo de golpe financeiro?

Existem vários sinais de alerta que podem ajudar as pessoas a identificarem possíveis golpes da tarefa e renda extra. Entre eles estão:

  • Ausência de informações sobre a empresa;
  • Falta de explicação detalhada sobre a oportunidade;
  • Inexistência de contrato ou documentação formal;
  • Promessas que parecem boas demais;
  • Exigência de pagamento inicial ou para desenvolver determinada tarefa.

Quais são as consequências de cair em um golpe

As consequências de cair em um golpe financeiro podem ser graves. Desde perda financeira e roubo de informações pessoais ao comprometimento da sua segurança on-line. Assim, é fundamental estar atento para evitar se tornar uma vítima.

5 Dicas para se proteger

O C6 Bank é amplamente comprometido em trazer mais segurança para o dia a dia de seus clientes, e, continuamente, produz conteúdos com dicas importantes para evitar os principais golpes financeiros.  Entre elas estão:

  1. Mantenha-se em dia com atualizações de novos golpes. A Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), por exemplo, costuma notificar o público quando um novo golpe é identificado.
  2. Sempre pesquise a empresa ou oportunidade antes de aceitar qualquer proposta;
  3. Desconfie de promessas muito boas e sensacionalistas;
  4. Nunca forneça informações pessoais ou financeiras, especialmente para desconhecidos;
  5. Compartilhe seu conhecimento com amigos e familiares para ajudar a proteger mais pessoas.

Por que é importante reportar golpes?

Reportar a situação às autoridades competentes, como polícia ou instituições financeiras, possibilita que você receba o acolhimento e as orientações necessárias. Do mesmo modo, denunciar esses golpes ajuda a evitar que outras pessoas se tornem futuras vítimas.

Conheça os recursos de segurança do C6 Bank

O C6 Bank é uma instituição que se preocupa com a segurança de todos os seus clientes. Por esse motivo, apresentamos inúmeras soluções de proteção, que blindam aplicativos e contas bancárias. Entre eles, é possível citar:

  1. Locais seguros: você cadastra endereços de confiança para realizar transações específicas;
  2. Biometria facial: garante que só você consiga acessar seu app;
  3. Segurança para o seu cartão: bloqueio e desbloqueio de cartão de forma ágil; configuração do Aproxime e Pague de forma descomplicada.
  4. Contatos seguros: cadastro de contatos de confiança para realizar determinadas transações;
  5. Limites de uso: configuração de valor limite para transferências bancárias;
  6. Parceira com as principais carteiras digitas do mercado, como Apple Pay, Samsung Pay, Carteira do Google.

Além disso, você pode conhecer todas as nossas iniciativas de segurança e se informar sobre outros golpes em nosso Portal de Segurança.

Chegamos ao fim deste texto. Agora, você está ciente de como o golpe da tarefa funciona, mas não deixe de se manter atualizado. Para ajudar, separamos alguns conteúdos que podem ajudar:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Compartilhar