Os primeiros passos para controlar os gastos são ter consciência e se planejar
Atualizado em
Para começar a controlar os gastos, é preciso ter consciência e planejamento, com o auxílio de uma planilha financeira. Isso ajudará a passar por momentos de turbulência com mais tranquilidade, além de permitir alcançar sonhos e objetivos ao longo do tempo.
Vale apenas ressaltar que para montar uma planilha financeira eficiente, é necessário saber quanto entra, sai e para onde vai o seu dinheiro.
Confira a seguir uma listagem de gastos que facilitará todo o processo, além da nossa planilha financeira para baixar e ir anotando todos os gastos em seus respectivos grupos.
Relacionadas:
As três principais despesas familiares são moradia, transporte e alimentação.
Segundo dados do Perfil de Despesas da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2017 e 2018, a habitação é responsável pela maior parcela das despesas, seguida por gastos com transportes. Juntas, as duas áreas correspondem a pouco mais de 50% das despesas totais de consumo.
Os gastos com alimentação aparecem em terceiro lugar. Porém, despesas com comida têm um peso maior para pessoas de renda mais baixa.
Para facilitar a criação da planilha financeira, vamos separar por áreas de gasto e entender o que cada uma abrange.
Mais de um terço de todos os gastos das famílias brasileiras é referente à moradia. Nesse grupo, entram valores de aluguel, condomínio, IPTU, contas de água, luz, gás, faxina etc.
Se locomover custa e é a segunda principal despesa do brasileiro. Nesta listagem entram gastos com o carro da família, transporte público, aplicativo e táxi.
Dica: caso não tenha os números exatos, faça uma estimativa média mensal.
Nesta lista, considere gastos dentro e fora de casa, como supermercado, pedidos de delivery e restaurantes.
O gasto com comunicação aumentou entre as famílias brasileiras na última década. Neste grupo estão despesas com internet, celular e assinaturas como TV a cabo, plataformas de filmes e músicas online.
Também com aumento significativo nos últimos anos. Se você paga planos de saúde, some a mensalidade a remédios, produtos de higiene e até mesmo despesas com salão de beleza.
Neste grupo, entram a mesada para os filhos, vestuário e gastos fixos com parentes. Além disso, ele também engloba uma despesa que cresce muito ano após ano: produtos para pet.
Dependendo da família, a despesa com educação pode estar zerada ou ser muito relevante, acima dos 5%, por exemplo. Nela, você deve considerar material escolar, mensalidade, cursos online e de especialização.
Neste grupo de gastos, devem ser consideradas despesas como cinema, shows, happy hours e viagens.
Atividade do grupo Lazer, como passeios no shopping, impactam diretamente nesse grupo de despesas. Além disso, também devem ser considerados todos os tipos de presentes para amigos, parentes, prestadores de serviços (professores dos seus filhos, porteiro do prédio etc.) e até mesmo doações, dízimo e gorjetas.
Faça um levantamento de tarifas, taxas, serviços bancários e anuidade dos cartões.
Somente ao anotar na planilha financeira todos os gastos mensais será possível começar a avaliar a possibilidade de economizar. O melhor: sem deixar de fazer o que gosta e sem piorar a sua qualidade de vida.
Abaixo, conheça a planilha financeira de custo de vida do programa de educação financeira do C6 Bank. A partir desse modelo, monte sua planilha da maneira que mais for adequada para sua rotina.
Leia também: Entenda a importância do PIB na economia