Existem quatro tipos de risco: de mercado, de liquidez, de crédito e de produto
Atualizado em
Risco, liquidez e retorno: estas três palavras são os pilares para quem quer montar uma carteira de investimentos.
Além de respeitar o seu perfil de investidor - que pode ser conservador, moderado ou arrojado, você precisa avaliar os riscos dos ativos antes de montar sua carteira.
Mas você sabe como identificar os riscos dos investimentos? A gente ajuda você a aprender.
Não deixe de ler outros conteúdos que também podem ser interessantes:
É basicamente o risco de perda de valor por oscilações no preço de um ativo. Quase todos os investimentos estão sujeitos a esse risco, desde a compra de um imóvel, ação até um título de dívida pública.
O problema aqui é a impossibilidade de resgatar ou vender o ativo quando quiser. Alguns produtos possuem uma data de vencimento que, se não respeitada, pode fazer o investidor perder dinheiro.
Para reserva de emergência, por exemplo, o investidor sempre deve optar por produtos de liquidez diária, como CDBs.
É aquele relacionado a capacidade da instituição financeira de pagar pelo título que o investidor comprou. É um risco comum em produtos de renda fixa e em alguns de renda variável.
Ou seja, quando existe a possibilidade da empresa não pagar pelo que foi investido mais os juros combinados. Normalmente, quanto maior a taxa ofertada, maior o risco de calote.
Aqui estamos falando de fatores que podem impactar a rentabilidade de um produto específico por mudanças regulatórias, tributárias ou outras alterações legais.
Se o governo federal decide tributar uma aplicação que não tinha cobrança de Imposto de Renda, por exemplo, isso pode ser considerado um risco de produto, já que a nova regra impacta diretamente a rentabilidade do título.
Para diminuir esse risco, é interessante escolher produtos diferentes (CDB e LCI, por exemplo), mesmo que tenham o mesmo indexador e sejam emitidos pelo mesmo banco.
No aplicativo do C6 Bank, você encontra investimentos com todos os tipos de risco e prazos. Acesse o app, clique em C6 Invest e escolha quais os produtos ideais para a sua carteira de investimentos.
Com diversificação. A ideia é que o investidor sempre escolha produtos com diferentes prazos, emissores e riscos de mercado, considerando seus objetivos. Desta forma, fica mais fácil se blindar das oscilações do mercado.
Leia também: Quer se preparar para a declaração do IR 2022? Saiba como começar
Índice
Compartilhar