VULCC3, PGMN3 e CIEL3 estão na lista de empresas que pagaram mais dividendos no primeiro trimestre de 2024
Atualizado em
Analisar empresas que pagam dividendos e foram destaque na B3 é um bom caminho para começar a comprar ações na bolsa. Isso porque elas podem permitir com mais facilidade a estratégia de geração de renda passiva e reinvestimentos.
Sabemos que viver de renda é o sonho de muita gente. A boa notícia é que o investidor conta com várias opções para fazer a carteira apresentar resultados positivos. Neste post, vamos apresentar algumas das empresas que mais pagam dividendos. Além disso, você também aprenderá:
Quer ler outros textos sobre investimentos? Leia os que separamos para você:
A métrica usada para definir quais empresas são as maiores pagadoras de dividendos é o dividend yield, expressão que pode ser traduzida como “rendimento do dividendo”. O índice diz respeito à rentabilidade dos proventos em relação ao preço das ações da empresa.
Dessa forma, as 5 empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 3 meses de 2024, segundo a B3, foram:
Código | Dividend yield |
---|---|
VULC3 | 11,17% |
PGMN3 | 7,27% |
CIEL3 | 4,72% |
PLPL3 | 4,32% |
CSMG3 | 4,26% |
Para facilitar a escolha das melhores empresas que pagam dividendos todos os meses, é importante analisar algumas características. São elas:
Mais á frente você pode conferir com detalhes a explicação desses conceitos.
É possível comprar ações das empresas que pagam bons dividendos usando a plataforma de investimentos do C6 Bank: C6 Invest. Lá, você encontra um catálogo cheio de ações, incluindo as das maiores pagadoras de dividendos na bolsa. É possível adquiri-las dentro do nosso app, por meio de apenas alguns toques:
Importante lembrar que, caso você não tenha o cadastro na corretora do C6 Bank, será necessário enviar seus dados para cadastramento antes de investir em um produto.
Importante lembrar que, caso você não tenha o cadastro na corretora do C6 Bank, será necessário enviar seus dados para cadastramento antes de investir em um produto.
Para montar uma boa carteira de dividendos, que consiga manter você vivendo de renda passiva, é necessário levar em consideração algumas métricas importantes, como o payout e o dividend yield, além de conceitos como a diversificação e dados como as datas ligadas ao pagamento dos proventos. Falaremos mais sobre cada uma delas a seguir.
O termo inglês diz respeito à porcentagem do lucro líquido que uma empresa destina ao pagamento de dividendos. Conforme mencionamos anteriormente, embora exista um costume das companhias brasileiras de separar 25% de seu lucro com esse objetivo, esse valor não é obrigatório.
Por isso, vale a pena consultar atentamente o estatuto das instituições cujas ações você tem interesse em comprar. Caso o payout seja muito baixo, talvez seja necessário considerar alternativas que ajudem a maximizar o rendimento dos seus investimentos.
Vale notar: caso não haja valor estabelecido, a Lei das S/A determina que a distribuição seja feita a partir de 50% do lucro líquido.
Como é possível perceber no ranking que trouxemos no começo do post, as empresas consideradas melhores pagadoras de dividendos do mercado são aquelas que apresentam um dividend yield alto. A expressão, como mencionamos, diz respeito à proporção paga de proventos em relação ao preço dos papéis emitidos pela empresa.
O cálculo desse índice é feito a partir de uma divisão simples dos dividendos pagos nos últimos 12 meses pela cotação dos papéis. Em outras palavras, se uma companhia pagou R$ 6 de dividendos ao longo do último ano e sua ação unitária custa R$ 20, o seu DY será expresso pela operação 6 / 20 = 0,3 = 30%. Ou seja: o rendimento do dividendo dessa empresa fictícia seria de 30%.
Ao diversificar fazendo investimentos em ações de diversas empresas, você fica exposto a diferentes negócios, aumentando seu potencial de rentabilidade. Além disso, também dilui riscos, evitando que todo o seu patrimônio seja prejudicado por uma eventual desvalorização da companhia na qual optou por investir.
Tenha em mente que, para cada investimento, há uma série de riscos: de mercado, de liquidez, de crédito, de produto, riscos locais, entre outros. Embora não seja possível eliminá-los, é possível para balanceá-los a fim de amortecer eventuais impactos, e isso é feito justamente por meio da diversificação.
Estar atento às movimentações e datas importantes do mercado financeiro é muito importante e também se relaciona com as empresas que mais pagam dividendos na B3. No caso dos proventos, há três datas importantes:
Nesse sentido, recomendamos que você monte uma agenda de dividendos com as datas relativas a todas as companhias nas quais você investe – considerando que você provavelmente terá investimentos em diversas empresas para realizar sua estratégia.
Fique atento, ainda, a eventos relativos às próprias corporações. Tais acontecimentos podem influenciar o valor de seus papéis ou mesmo o rendimento de seus proventos.
Agora você já conhece quais empresas que mais pagam dividendos na B3. Além disso, aprendeu uma série de informações sobre o tema e como investir através do C6 Bank nessas ações que mais pagam dividendos. Caso queira ler outros conteúdos similares, aproveite para acessar também:
Índice
Compartilhar