Entenda como ampliar seu faturamento com descontos e estratégias fáceis de adotar
Atualizado em
Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma boa oportunidade para atrair a clientela e faturar mais. Independentemente do tamanho e da área de atuação da empresa, ao adotar estratégias inteligentes você consegue garantir aumento nos ganhos.
Para se ter uma ideia, a ocasião já é considerada a “Black Friday do primeiro trimestre”. Muitos estabelecimentos preparam promoções e campanhas que duram o mês inteiro, tamanho o sucesso que costumam ter.
Em março de 2024, por exemplo, as vendas no e-commerce chegaram a pouco mais de R$ 602 milhões no Brasil, 34,7% a mais do que a média dos outros meses, de acordo com a empresa de inteligência de dados Neotrust Confi. Para 2025, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) destaca que a expectativa é positiva, mesmo diante dos desafios econômicos atuais.
Então, já que o cenário está favorável, o melhor é aproveitar essa oportunidade para ganhar o público. Existem diversas maneiras de chamar a atenção dos compradores. Contamos, a seguir, o que pode ser feito para turbinar o movimento do seu negócio.
Aproveite para ler também este artigo que traz sugestões de como gerir melhor a sua equipe. Afinal, é necessário um time preparado para a intensidade das datas comemorativas que estão a caminho.
O Dia do Consumidor é uma data marcada pelo oferecimento de descontos e promoções em uma variedade de produtos e serviços. O período movimenta o comércio. As vendas aumentam consideravelmente e compradores adquirem itens da sua lista de desejos por preços mais baixos.
Embora atualmente faça parte do calendário de datas comerciais, sua origem tem forte relação com a conscientização do direito do consumidor.
O Dia do Consumidor surgiu a partir de eventos e situações históricas. Em 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, fez um discurso em defesa dos direitos dos consumidores. Os principais tópicos abordados foram:
Anos depois, em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou a resolução 39/248, que reafirmou a importância dos direitos dos consumidores. A data foi, então, oficializada e adotada mundo afora.
No Brasil, um marco importante nesse contexto foi a criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990. A Lei nº 8.078/90 prevê uma série de regras que protegem a clientela. Mais um passo necessário para garantir boas experiências e, consequentemente, aumento da receita.
Celebrado em vários países do mundo, o Dia do Consumidor carrega dois aspectos importantes: os direitos de quem compra e a necessidade de haver atrativos para movimentar as vendas. Cada nação tem uma abordagem específica.
O Dia do Cliente só existe no Brasil e é comemorado em 15 de setembro. De acordo com o Reclame Aqui, a ocasião foi criada em 2003 por um empresário brasileiro que buscava valorizar o relacionamento entre empresas e pessoas. O Dia do Consumidor, por sua vez, está mais ligado à conscientização sobre as dinâmicas de consumo.
Com o tempo, muitos negócios aproveitaram a oportunidade para presentear as pessoas com descontos, promoções e campanhas especiais. Assim, março começou a movimentar as vendas e a ganhar cada vez mais espaço no calendário do comércio. Existem empresas que fazem a Semana do Consumidor, por exemplo, ou então o Mês do Consumidor. Essa estratégia permite faturar mais e por um período prolongado.
O Dia do Consumidor acontece em 15 de março de 2025. É um sábado, ótima ocasião para ir às compras.
A data movimenta o primeiro trimestre do ano, período estratégico para o comércio reverter o esfriamento do consumo após as festas de fim de ano e o Carnaval. Assim, a ocasião representa uma ótima oportunidade para:
Historicamente, o Dia do Consumidor costuma ser bastante positivo para as empresas. Em relação às vendas on-line, por exemplo, houve um faturamento de R$ 618 milhões em 2023.
No ano seguinte, tivemos uma ligeira queda: R$ 602 milhões. Porém, na comparação com a média mensal, há uma alta expressiva, de 34,7% (os dados são da Neotrust Confi). Ou seja, as movimentações da data comemorativa têm garantido bons resultados para as empresas.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes. O estudo CX Trends 2025, da Octadesk e da Opinion Box, mostrou que a característica mais buscada pelo público brasileiro atualmente quando vai fazer uma compra é a hiperpersonalização, com 68% da preferência. Essa prática prevê que as empresas conheçam a fundo os seus clientes para que consigam oferecer uma experiência totalmente adaptada às suas necessidades.
Dentro do segmento de e-commerce, os aspectos que mais influenciam as compras são:
Outro aspecto bastante valorizado é a praticidade que a Inteligência Artificial (IA) pode garantir ao dia a dia. Entre os entrevistados, 50% afirmaram que a tecnologia é um fator que influencia a decisão de compra, principalmente quando complementa o atendimento humano. Ou seja, proporciona maior agilidade na resolução de problemas e/ou dúvidas.
Já entendemos que o Dia do Consumidor entrou de vez para o calendário das datas mais promissoras para os negócios. Agora, chegou o momento de saber como fazer o melhor proveito da ocasião. Apresentamos, a seguir, dicas estratégicas para turbinar as vendas e fidelizar seus clientes.
Primeiro de tudo, é importante saber que haverá uma demanda extra, assim como na Black Friday, por exemplo. Então, é preciso se organizar para que tudo saia dentro do esperado.
Depois, pondere o que funcionou para incluir no seu planejamento anual para 2026.
Não adianta criar uma oferta que parece atrativa, mas que na prática não é substancial. As pessoas vão descobrir e o efeito pode ser rebote. Portanto, ofereça descontos interessantes, com condições especiais. Tudo isso impacta a decisão do cliente. Se ele já pensa em comprar determinado produto, por exemplo, uma promoção genuína é uma boa forma de convencê-lo.
Além disso, considere que períodos com muitas ofertas costumam despertar a atenção de pessoas que desejam evitar possíveis golpes financeiros ou promoções fraudulentas. Assim, comunicar as ofertas de forma transparente é fundamental.
Um dos maiores atrativos para o e-commerce é o frete grátis. Então, para que você não saia no prejuízo, disponibilize essa condição para valores específicos de compra. Algo como: “compre R$ 200 ou mais e ganhe frete grátis!”.
Para expandir a sua base de clientes, tente implementar um programa de indicações. A dinâmica é simples: um cliente recebe 10% de desconto ao recomendar a sua loja para outra pessoa e o benefício é concedido assim que a indicação resultar em uma compra. Essa estratégia impulsiona as vendas e fortalece dois aspectos importantes: o engajamento e a fidelização do público.
Todo mundo gosta de ser bem tratado. Por isso, considere disponibilizar brindes. Em lojas físicas, por exemplo, invista em petiscos ou então garrafas de água para amenizar o calor. São gestos singelos, mas que fazem toda a diferença na percepção de quem compra.
Se pretende vender on-line, saiba que tudo é importante, da embalagem até o produto. Cartões de agradecimento por escolher sua marca, adesivos personalizados e vouchers com desconto para a próxima compra são algumas das alternativas que você pode adotar.
Tenha diferentes canais de atendimento para se comunicar com o seu público. Mas não só. As solicitações devem ser recebidas e avaliadas com agilidade e eficiência. Separamos algumas dicas:
Além disso, é importante ter processos bem determinados. Quando tudo ocorre dentro do planejado, o sucesso vem.
Quanto mais informações alguém tiver dos seus produtos e serviços, melhor. É fundamental oferecer dados que possam guiar a decisão de compra. Deixe bem evidente, seja no site, nas redes sociais ou em conversas, quais são as vantagens do que você vende, como irá contribuir para a vida das pessoas e todas as condições que envolvem a venda. Esse cuidado fará toda a diferença.
As pessoas tendem a comprar de estabelecimentos que se importam com o meio ambiente e com o futuro do planeta de modo geral. Caso seu negócio faça alguma ação do gênero, está aí uma boa chance para comunicar. Use as redes sociais para dizer o que tem sido desenvolvido e os resultados obtidos. Mostre que a sua empresa se importa com sustentabilidade e outros temas relacionados.
As pessoas valorizam a praticidade na hora da compra. Considere aumentar as possibilidades de pagamento. Você pode ampliar a quantidade de parcelas, por exemplo, ou disponibilizar novas opções. Pense também em oferecer descontos em modalidades que são mais vantajosas para você. Exemplo: 10% no Pix. É uma ótima maneira de atrair a atenção do público.
Saiba mais: conheça os métodos de pagamento mais eficientes para o seu negócio
Crie um programa de fidelização e aproveite para divulgá-lo durante o mês do consumidor. Você pode oferecer descontos na próxima compra, por exemplo, ou então pontos para trocar por itens específicos. Exemplo: um almoço de graça depois de 10 carimbos. Há também a opção de disponibilizar o famoso cashback (uma porcentagem da compra que pode ser utilizada como desconto na próxima).
Entenda em quais redes sociais os seus clientes estão e invista nesses canais para divulgar seus produtos e/ou serviço. Essas plataformas são ferramentas poderosas para atrair a atenção do público. Caso tenha verba de sobra, considere fazer anúncios patrocinados em algumas delas ou trabalhe com influenciadores do seu nicho. Assim, você escolhe o direcionamento e pode ter resultados melhores.
Depois que tudo terminar, olhe para os números e busque entender erros e acertos. Isso é fundamental para evoluir e garantir um desempenho melhor nas próximas campanhas. Faça uma lista para considerar o que “deu certo” e “não deu certo”. Avalie cada item e reflita sobre os fatores que levaram a esses resultados.
Exemplo:
Critério Avaliado | Deu Certo? | Observações |
---|---|---|
Segmentação do Público | Sim | Atingimos o público correto, gerando engajamento |
Canal de Divulgação | Não | Baixo alcance no canal X, pouca interação |
Mensagem da Campanha | Sim | Mensagem transparente e persuasiva |
Orçamento Utilizado | Não | Gastos acima do esperado sem retorno proporcional |
Taxa de Conversão | Sim | A conversão superou a meta estabelecida |
Interação com o Público | Não | Pouca interação nas redes sociais |
Retorno sobre Investimento (ROI) | Sim | Lucro obtido compensou os investimentos |
Com essa abordagem, você terá insights valiosos para otimizar suas estratégias e alcançar ainda mais sucesso no futuro.
Neste conteúdo você aprendeu formas de impulsionar as vendas no Dia do Consumidor. Identificamos estratégias para atrair a atenção do público nessa ocasião, como descontos especiais, programas de fidelização e diversificação dos meios de pagamento.
Aliás, para garantir que tudo saia como esperado, é muito importante ter soluções práticas e seguras de recebimento. No C6 Bank, por exemplo, você pode gerar um link de pagamento para fazer cobranças sem precisar de um e-commerce.
Além disso, também é possível usar o boleto de cobrança com facilidade. Ele é enviado para o cliente pela internet, com total segurança, e o dinheiro cai na conta sem burocracias.
No caso de comércios físicos, a maquininha C6 Pay é uma alternativa. Não precisa de celular para funcionar e já vem com chip. E o melhor: você não paga aluguel se receber vendas acima de R$ 1 mil pelo C6 Bank.
Aproveite para abrir uma conta empresarial conosco! Temos opções para PJ e MEI, adequadas para cada tipo de negócio. Em ambas, você consegue fazer Pix gratuito, ter cartão de crédito (sujeito a análise), acesso a empréstimos para impulsionar o crescimento do seu negócio e muitas outras vantagens exclusivas.
Antes de ir embora, deixamos aqui outro convite: leia nosso conteúdo sobre longevidade empresarial. Com certeza, será uma boa inspiração para sustentar as suas ações de Dia do Consumidor.
Índice
Compartilhar