Viagem em agosto: os 48 melhores destinos no Brasil e no mundo

Aproveitar o verão do hemisfério norte ou o inverno do hemisfério sul? Descubra para onde viajar em agosto.

Atualizado em

Tempo de leitura · 15 min

Publicado em

Se você quer descobrir para onde viajar em agosto, saibaque este é um dos melhores meses para explorar destinos no Brasil ou no exterior. Os países do hemisfério norte oferecem calor e dias ensolarados. Mas, durante o mesmo período, é inverno em todo hemisfério sul, o que agrada viajantes que procuram locais com clima frio.

Para ajudar quem está planejando as férias, o C6 Bank preparou esse breve guia. Vamos compartilhar uma lista completa de lugares incríveis para visitar em agosto. 

Abaixo, leia os tópicos que serão apresentados no post:

  • Para onde viajar no Brasil em agosto?
  • Nordeste brasileiro em agosto;
  • Norte do Brasil;
  • Sul e sudeste brasileiro;
  • Centro-Oeste brasileiro;
  • Destinos internacionais para viagem em agosto;
  • Lugares com praia e calor no exterior;
  • Cidades modernas e metrópoles;
  • Destinos para ter contato com a natureza e ecoturismo;
  • Cidades históricas e turismo cultural;
  • Como economizar na viagem com o C6 Bank?

Abaixo, matérias que podem ajudar na organização das férias durante o ano:

Para onde viajar no Brasil em agosto?

No oitavo mês do ano, o clima varia bastante em cada região do país. Mas sua temperatura amena faz desse um bom momento para explorar as belezas naturais do Brasil. Praias, montanhas, serras, inúmeras são as opções disponíveis para você conhecer. Além disso, agosto costuma ser um mês de baixa temporada, com preços mais acessíveis e passeios mais tranquilos. Leia a lista completa.

Nordeste brasileiro em agosto

Aproveite o mês de agosto para conhecer destinos do nordeste brasileiro.

1. Fernando de Noronha - Pernambuco

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado em Pernambuco. Um destino bastante frequentado por amantes da natureza. O mergulho é uma das atividades locais mais populares, uma vez que suas praias têm uma vida marinha diversificada.

2. Chapada das Mesas - Maranhão

A Chapada das Mesas oferece águas transparentes em agosto. Seu cenário é repleto de platôs, grutas e balneários. Sem contar que é possível passear pelo Parque Nacional da Chapada das Mesas, unidade de conservação local.

3. Chapada Diamantina – Bahia

Durante o mês de agosto, o clima na Chapada Diamantina é perfeito para explorar trilhas e cachoeiras. Ainda, essa é uma ótima opção para praticar Trekking e admirar a Cachoeira da Fumaça.

4. Maceió – Alagoas

A capital do Alagoas oferece vivências inesquecíveis. Isso porque as praias de águas cristalinas e areias brancas são perfeitas para banhos de mar, mergulhos, snorkelling e demais atividades aquáticas. Não deixe de experimentar pratos típicos como o sururu e a peixada alagoana.

5. Jericoacoara – Ceará

Em agosto, Jericoacoara oferece dias bastante ensolarados. Esse período é ideal para aproveitar as praias, conhecer as lagoas, fazer passeios de quadriciclo, andar pela vila com chão de areia e terminar o dia apreciando um belíssimo pôr do sol.

6. Porto Seguro – Bahia

Porto Seguro oferece dias ensolarados mesmo durante o mês de agosto. Com temperaturas variando entre 19ºC e 26ºC, esse é um período com menos de 100mm de precipitação na região, ideal para aproveitar as praias.

7. Olinda, Pernambuco

A cidade de Olinda, no Pernambuco, é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO devido à sua arquitetura colonial preservada. Além disso, ela é conhecida por sua rica cena artística cultural e por sua gastronomia diversificada.

Norte do Brasil

O norte do Brasil oferece destinos incríveis.

8. Belém – Pará

O mês de agosto pode ser o período perfeito para conhecer a culinária da capital paraense. Ainda, a cidade é conhecida por sua arquitetura colonial e por estilos musicais como o carimbó e o tecnobrega. Prepare-se para apreciar diferentes manifestações culturais e uma paisagem próxima à foz do Rio Amazonas.

9. Manaus – Amazonas

Manaus passa pelo verão amazônico de junho a novembro. Em agosto, a Praia do Tupé, uma das mais famosas da região, apresenta uma faixa de areia maior e vista privilegiada para o Rio Negro. O Encontro das Águas é um fenômeno natural que chama a atenção de muitos visitantes, assim como a beleza da floresta amazônica.

10. Santarém – Pará

Santarém é uma cidade localizada na confluência dos rios Amazonas e Tapajós. O destino oferece uma mistura única da cultura ribeirinha, praias de água doce e paisagens naturais de tirar o fôlego.

11. Jalapão – Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão, também conhecido como “deserto das águas”, é uma unidade de conservação localizada no leste de Tocantins. Esse é o destino ideal para praticar ecoturismo. As dunas, chapadões, serras, rios, riachos e nascentes, completam a paisagem e tornam o passeio inesquecível.

Sudeste brasileiro

Conheça os melhores destinos do sudeste brasileiro.

12. Ilha Grande – Rio de Janeiro

Ilha Grande é uma opção para fugir do frio, com praias de águas cristalinas que formam lindas paisagens naturais. No quesito atividades, as trilhas pela mata atlântica se destacam.

13. Campos do Jordão – São Paulo

A 1.700 metros acima do nível do mar, Campos do Jordão oferece o clima típico de serra em uma paisagem charmosa e aconchegante. A região é perfeita para tirar dias descansos e ainda aproveitar a temporada de vinhos e fondues.

14. Ouro Preto – Minas Gerais

A 100 quilômetros de Belo Horizonte, está localizada a cidade histórica de Ouro Preto. Repleta de cultura, a região de clima bucólico oferece diversos passeios, marcados pelas artes do período barroco brasileiro. Não deixe de conhecer a culinária local para completar a estadia.

15. Vitória – Espírito Santo

Vitória é uma cidade moderna que conta com belas praias, como Camburi e Curva de Jurema, além de um centro histórico rico em arquitetura colonial.

16. Paraty – Rio de Janeiro

Paraty foi fundada em 1667. Durante os séculos XVIII e XIX, ela fez parte da Rota do Caminho do Ouro, por onde passavam pedras preciosas vindas de Minas Gerais. A arquitetura colonial marca a região e proporciona uma viagem no tempo.

Centro-Oeste brasileiro

Aproveite o mês de agosto para visitar destinos no centro-oeste do Brasil.

17. Bonito – Mato Grosso do Sul

Bonito é uma cidade conhecida por suas águas cristalinas, além de suas cavernas e grutas. Para quem quer passar o mês de agosto aproveitando a natureza e atividades ao ar livre, esse destino é uma boa pedida.

18. Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Com cerca de 20 mil habitantes, a Chapada dos Guimarães está localizada a 70 quilômetros da capital Cuiabá. No mês de agosto, é possível aproveitar as cachoeiras, mirantes, planaltos e cavernas de arenito. Além disso, o fácil acesso à região é um ponto positivo para quem pretende conhecer o destino.

19. Caldas Novas – Goiás

Conhecida como a “Capital das Águas Quentes”, Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo.  As águas da região chegam a superar os 45ºC. O Parque Estadual Serra de Caldas, além de ser uma ótima opção para fazer passeios, também preserva área do Cerrado nacional e exibe parte da fauna local.

20. Chapada dos Veadeiros – Goiás

Com águas em tons de azul caribenho, a Chapada dos Veadeiros é ideal para quem quer praticar o ecoturismo. As formações rochosas, as cachoeiras e a vegetação típica do cerrado tornam a paisagem inesquecível. 

Destinos internacionais para viagem agosto

Na hora de escolher seu destino internacional, lembre-se que em agosto os países europeus e norte-americanos estão passando pelo verão. Já a América do Sul oferece opções incríveis para quem deseja aproveitar o frio. Leia a lista completa.

Lugares com praia e calor no exterior

Se você busca fugir do frio, separamos 10 dicas de destinos no exterior com praia e um clima mais quente.

21. Madrid - Espanha

A Espanha em agosto exige que você faça uma mala com roupas leves, devido ao calor extremo. O país tem uma lista extensa de pontos-turísticos para conhecer, como a Sagrada Família, em Barcelona, e o Palácio Real, em Madrid.

palácio real madrid | edifício com estilo arquitetônico barroco, no topo do palácio tem uma bandeira da espanha

Sagrada Família.

22. Costa Amalfitana - Itália

O verão na Itália é quase como nos filmes. Assim, destinos incríveis para visitar não faltam. A Costa Amalfitana é uma grande representante da delicadeza das cidades e vilarejos à beira-mar. Localizada no sul do país, oferece um clima de romântico e acolhedor.

23. Sófia – Bulgária

Se você quer aproveitar o verão europeu sem muito agito, Sófia, na Bulgária, pode ser o destino ideal para você. Com temperaturas que podem chegar até os 26ºC, é uma ótima opção para fazer passeios ao ar livre e apreciar a paisagem.

24. Algarve – Portugal

Com um litoral marcado por falésias, grutas, formações rochosas e belas praias, Algarve é um ótimo destino para aproveitar a temporada na Europa. Ainda, as temperaturas costumam variar entre 18ºC e 29ºC, ideal para fazer passeios de barco.

25. Curaçao

Se você procura por um destino com praias e altas temperaturas, Curaçao, ilha de colonização holandesa, é um dos melhores destinos caribenhos. A região ganha destaque por estar fora da rota de furacões e pela influência jamaicana na arquitetura.

26. Koh Samui – Tailândia

Koh Samui é a segunda maior ilha da Tailândia. Esse é um destino paradisíaco, com diversas piscinas naturais e restaurantes com o pé na areia. Aproveite para comer o Pad Thai , a receita mais tradicional do país.

27. Havaí – Estados Unidos

O arquipélago americano é um ótimo destino para quem deseja fazer trilhas, mergulhos ou visitar vulcões. Na capital Honolulu, as temperaturas chegam a 30ºC, ideal para realizar atividades ao ar livre.

28. Dubai - Emirados Árabes

Dubai é conhecida por suas praias artificiais, como Jumeirah Beach, e por sua arquitetura luxuosa. Apesar disso, a cidade também mantém suas tradições culturais. Assim, é possível visitar os souks (mercados) de ouro, especiarias e tecidos para imersão no país.

29. Miami – Estados Unidos

Com praias de areia branca e águas azul-turquesa, Miami, além de oferecer altas temperaturas durante o mês de agosto, também é um ótimo destino para quem deseja aproveitar uma vida noturna vibrante.

30. Nice – França

O mês de agosto é um dos momentos do ano mais indicados para visitar Nice. Isso por sua localização está perto do mar e suas praias e resorts de luxo que combinam perfeitamente com o clima da época. A cidade também oferece passeios marítimos com vista para o Côte d’Azur.

Cidades modernas e metrópoles

Conheça 7 cidades incríveis para aproveitar o mês de agosto.

31. Nova York – Estados Unidos

Nova York é ótima para quem ama atrações culturais, gastronomia diversa e ambientes movimentados. Isso porque esse é um dos destinos mais procurados dos Estados Unidos. Central Park e Times Square são alguns dos principais pontos-turísticos de NYC.

central park | campos verdes com pessoas descansando, no fundo árvores e os prédios de  NYC

Central Park.

32. Cidade do Cabo – África do Sul

A segunda maior cidade da África do Sul, durante o mês de agosto, oferece temperaturas médias que variam entre 8ºC e 18ºC.  Esse é o período ideal para conhecer as vinícolas da região e fazer passeios pela cidade. Aproveite também para subir a Table Mountain e desfrutar de vistas deslumbrantes.

33. Quioto – Japão

Agosto é um período quente no Japão. A grande metrópole, Quioto, é repleta de festivais, templos históricos, jardins e, claro, com muitos restaurantes característicos da região.

34. Marrakech – Marrocos

Em agosto, Marrakech tem dias quentes e noites mais agradáveis. Uma das cidades mais importantes e vibrantes do país, tem uma arquitetura única, cultura diversificada, além de ser rica em história.

35. Vancouver – Canadá

Cercada pelo mar e por montanhas, Vancouver é a cidade que combina vida moderna e contato com a natureza. Durante a estadia, aproveite para apreciar os lagos, fazer trilhas e passear pelos parques.

36. Seul – Coreia do Sul

Seul é uma cidade que, apesar de moderna, preserva sua herança cultural. Conhecida por seus arranha-céus futuristas como a Torre Namsan e o Lotte World Tower, essa também é uma ótima opção para experimentar a gastronomia coreana em uma região vibrante.

37. Tóquio – Japão

Tóquio é uma cidade que mescla a tradição e a modernidade. Sua arquitetura futurista é inigualável e sua tecnologia de ponta atrai turistas durante o ano todo. Você ainda pode conhecer restaurantes estrelados Michelin e visitar bairros tradicionais, como o Shibuya e o Shinjuku.

Destinos para ter contato com a natureza e ecoturismo

Descubra opções de destino internacionais para renovar as energias em contato com a natureza.

38. San José - Costa Rica

Com diversos parques e reservas naturais, a Costa Rica é conhecida pela sua biodiversidade. Líder em turismo sustentável, o país tem compromisso com a conservação ambiental. Aproveite para conhecer o Parque Metropolitano La Sabana, localizado em San José, a capital do país.

39. Paro e Thimphu - Butão

Localizado entre a China e a Índia, Butão é conhecido por seu compromisso com a preservação ambiental e cultural. Se o seu objetivo é praticar o ecoturismo, não deixe de conhecer parques nacionais, como o Parque Nacional de Jigme Dorji, e de experimentar a diversidade cultural em cidades como Paro e Thimphu.  

40. Puerto Varas – Chile

Puerto Varas, no Chile, é um bom destino para os amantes de ecoturismo e aventura. Na cidade, é possível explorar trilhas nas encostas dos vulcões, fazer trekking até os glaciares, praticar esportes aquáticos nos lagos e participar de atividades de pesca esportiva.

Cidades históricas e turismo cultural

Leia nossa lista com 8 indicações de cidades históricas para conhecer em agosto.

41. Berlim - Alemanha

É comum que a temperatura ultrapasse os 20ºC no calor da Alemanha. A paisagem natural Berlim é desenhada por montanhas, grutas, florestas e praias. Por ter uma grande bagagem histórica, seus visitantes podem se aventurar em uma viagem cultural.

42. Atenas - Grécia

acrópoles Grécia | ruínas de um complexo arquitetônico grego em atenas

Acrópole de Atenas.

A Grécia é o destino indicado para os amantes de história, arquitetura e arte. Você pode visitar as ruínas de Atenas, como a Acrópole e o Partenon, assim como construções antigas, como o Templo de Zeus.

43. Washington, D.C. – Estados Unidos

Museu Nacional do Ar e Espaço área externa

Museu Nacional do Ar e Espaço.

Washington, D.C., capital dos EUA, é o destino indicado para visitantes que amam história. Isso porque as principais atrações da cidade se relacionam bastante com a política local, como a Casa Branca. Além disso, visitar o Museu Nacional do Ar e Espaço também é um dos passeios favoritos dos turistas.

44. São Francisco – Estados Unidos

ponte golden gate - ponte vermelha extensa que possibilita a passagem de carros sobre um mar azul

Ponte Golden Gate

São Francisco está localizada no estado da Califórnia. Se você gosta de viajar para cidades com grande bagagem cultural, essa é uma boa opção. A Ponte Golden Gate foi cenário para muitos filmes hollywoodianos, por exemplo. Além disso, o local conta com a Chinatown mais antiga dos Estados Unidos.

45. Machu Picchu - Peru

Machu Picchu marcou a história e representa as cidades do Império Inca. Nesse sentido, é um lugar cultural e mágico, que agrada diferentes tipos de viajantes.  Em agosto, você pode esperar um clima seco e vistas deslumbrantes, contudo, é um momento de alta temporada na região.

46. Londres – Reino Unido

Se você quer uma viagem que mescle cultura, história e modernidade, Londres pode ser uma opção a ser considerada. Repleta de museus, edifícios antigos e parques arborizados, nunca faltam passeios e atividades variadas.

47. Praga – República Tcheca

A cidade de Praga é conhecida por sua arquitetura medieval e barroca. Com uma atmosfera romântica e histórica, esse pode ser o destino ideal para você aproveitar o mês de agosto no continente europeu.

48. Cartagena – Colômbia

Se você pretende ficar na América do Sul, Cartagena, na Colômbia, é um dos melhores destinos para conhecer durante o mês de agosto. A cidade portuária colonial conta com muralhas e fortalezas bem preservadas, além de ruas de paralelepípedos e praças com rica herança cultural.

Como economizar na viagem com o C6 Bank?

As contas internacionais podem ser uma solução. A C6 Conta Global oferece em média 8% de economia em todos os seus gastos internacionais. Além disso, também oferecemos o cartão de débito internacional que está disponível em dólar e euro.

Nossos clientes que contratam este serviço podem fazer saques em caixas eletrônicos do exterior e câmbio, utilizando a cotação oficial, que é mais barata que a praticada nas casas de câmbio.

Como comprar passagens mais baratas?

Conheça algumas dicas para comprar passagens mais baratas.

  1. Períodos em que as passagens aéreas podem apresentar preços menores;
  2. Monitore os preços.  Acompanhar a mudança de valor, pode ser um dos passos do seu planejamento de viagem. Assim, você pode encontrar ofertas e descontos únicos;
  3. Faça uso de um programa de pontos. Existe a possibilidade de o valor gasto no seu cartão ser transformado em pontos, que posteriormente poderão ser utilizados para a compra de passagens aéreas ou transferidos para um programa de milhas.

Programa de pontos C6 Átomos

programa de pontos C6 Átomos, por exemplo, oferece uma série de vantagens, como:

  • Trocar pontos por passagem aérea;
  • Cashback diretamente na conta;
  • Pagar as faturas do seu cartão de crédito;
  • Comprar produtos na C6 Store e muito mais.

Como economizar no seguro viagem?

Para economizar com o seguro viagem, além de comparar os preços dos diferentes planos, a dica é verificar os benefícios do seu cartão de crédito. Isso porque algumas modalidades oferecem seguro viagem como um benefício, como é o caso do C6 Carbon, cartão Mastercard ® Black do C6 Bank.

Agora que você já sabe para onde viajar em agosto, aproveite para ler outros conteúdos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.

Índice

Compartilhar