Descubra como declarar o seguro de vida no Imposto de Renda 2025 e as deduções que podem ser feitas em sua declaração.
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Declarar o seguro de vida no Imposto de Renda é mais fácil do que parece. Caso você tenha recebido o seguro no ano anterior,
é necessário se preparar para enviar corretamente a documentação a partir de 15 de março.
No entanto, embora você tenha que fazer a declaração, grande parte dos sinistros do seguro de vida são considerados rendimentos isentos e não tributáveis.
Para evitar cair na malha fina, leia este texto até o final e descubra como seguro de vida entra na declaração do Imposto de Renda em 2025.
Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Sim. O recebimento de seguro de vida deve ser declarado no Imposto de Renda para conhecimento da Receita Federal. Caso você não informe a quantia recebida, pode ser taxado, ou até mesmo ser pego na malha fina. Contudo, os pagamentos de apólices não precisam ser declarados.
Cada pessoa deverá declarar o valor individualmente em seu Imposto de Renda na ficha de Rendimentos isentos e não tributáveis.
Caso o montante tenha ultrapassado R$ 40.000, você deve declarar no IR, mesmo que seja menor idade.
Todos os casos de indenização devem ser informados na declaração. Seja um valor recebido por falecimento, invalidez ou auxílio funeral, pago por seguradora, sindicato, associação ou entidade de previdência pública ou privada.
No entanto, devido as especificidades de cada tipo de seguro e sinistro, é importante verificar junto ao contrato. Em alguns casos, como cláusula de sobrevivência ou resgate, além do valor não ser isento de tributação, deve ser identificado sobre o código 12 na ficha de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
Vale lembrar que se você usou o dinheiro do seguro de vida para adquirir um bem, também deve declará-lo. A nova aquisição de ser informada na ficha de "Bens e Direitos". Lá, a origem do dinheiro usado deve ser identifica no campo "Discriminação". Dessa forma, é possível evitar cobranças indevidas da Receita Federal.
Agora, você já sabe como declarar o valor recebido do seguro de vida. Com isso, o C6 Bank acaba de deixar sua declaração do IR um pouco mais fácil. Fique atento ao prazo de preenchimento que se inicia em 15 março e termina em 31 de maio.
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Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.
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