• Início
  • IR
  • Como declarar o seguro-desemprego no Imposto de Renda? Guia completo 2025

Como declarar o seguro-desemprego no Imposto de Renda? Guia completo 2025

Foi demitido e quer saber se o seguro-desemprego entra Imposto de Renda? Leia mais

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

Quem foi demitido recentemente, pode estar com dúvida de como declarar o seguro-desemprego. Afinal, o Imposto de Renda é uma obrigação anual para muitas pessoas. Esse seguro apresenta algumas especificações na hora de declarar, pois não segue a mesma lógica de alguns benefícios fornecidos pelo Governo Federal. 

O auxílio aos desempregados não é considerado um rendimento tributável. Na verdade, deve ser informado no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Isso porque os rendimentos pagos pela previdência oficial da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios são isentos de IR. 

Para explicar detalhadamente como declarar o seguro-desemprego, o C6 Bank preparou este guia. Nele, você vai encontrar as respostas para as principais perguntas relacionadas ao tema. 

Gostaria de ler outros conteúdos relacionados ao Imposto de Renda? Explore o que separamos para você: 

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração. 

Como declarar seguro-desemprego: passo a passo 

Descubra a seguir como declarar seguro-desemprego no Imposto de Renda

  1. Ingresse na aba “Rendimentos” 
  1. Selecione os rendimentos “Isentos e Não Tributáveis”; 
  1. Selecione o código “99 – Outros”; 
  1. Informe se o rendimento é de “Titular” ou “Dependente” 
  1. Preencha os dados referentes à fonte pagadora, como o nome e CNPJ. Normalmente, o nome é Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o CNPJ: 07.526.983/0001-43; 
  1. Informe, na descrição final, que a declaração é relacionada ao seguro-desemprego e o valor total pago durante o ano relativo ao processo. 

Passo a passo para declaração on-line

Segue um passo a passo resumido para declarar seus rendimentos isentos no Imposto de Renda:

  • Acesse a aba “Rendimentos”
    • Localize a seção de rendimentos em seu programa ou aplicativo oficial do IR.
  • Verifique rendimentos já preenchidos
    • Se o rendimento recebido já estiver lançado, confira se as informações estão corretas.
    • Para corrigir, selecione “editar”.
  • Adicione um novo rendimento, se necessário
    • Selecione “Adicionar” para cadastrar um novo rendimento.
  • Escolha “Outros rendimentos isentos”
    • Dentro da categoria “Rendimentos Isentos”, selecione esta opção para rendimentos referentes ao recebimento do seguro-desemprego.
  • Selecione “Pessoa jurídica” como fonte pagadora
    • O CNPJ do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), geralmente utilizado, é 07.526.983/0001-43.
  • Insira o valor recebido
    • Inclua o valor total referente aos rendimentos isentos obtidos.
  • Salve o preenchimento
    • Confirme todos os campos preenchidos e salve para que as informações sejam registradas corretamente.

Como declarar verbas rescisórias 

Caso você tenha recebido algum tipo de indenização por rescisão, esses dados também devem ser declarados. Assim como ocorre com o seguro-desemprego, as informações devem ser incluídas na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".

O código correto a ser selecionado é:
"4 - Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS".

Para declarar pelo celular ou pela versão online, essa opção aparece como:
"Valor de indenização de rescisão, PDV, acidente de trabalho e FGTS".

Tela de cadastro de rendimentos no sistema do Imposto de Renda, exibindo o campo de seleção para 'Valor de indenização de rescisão, PDV, acidente de trabalho e FGTS'

Entenda como declarar indenização de rescisão, PDV, acidente de trabalho e FGTS no Imposto de Renda 2025. | Fonte Meu Imposto de Renda (gov.br)

O Imposto de Renda incide sobre o seguro-desemprego? 

Como mencionado anteriormente, não há incidência de Imposto de Renda sobre o  seguro-desemprego. Porém, é necessário realizar a declaração para estar em dia com a  Receita Federale evitar cair na malha fina. 

Documentos necessários para declarar seguro-desemprego 

Para facilitar no processo de declaração, separamos uma lista com todos os documentos que você deve ter em mãos. Descubra a seguir: 

  • Extratos do FGTS e seguro-desemprego: são essenciais para informar os valores recebidos corretamente. Eles devem ser descritos na ficha “Rendimentos isentos”; 
  • CPF; 
  • Informe de rendimentos. 

Caso não tenha guardado os comprovantes, é possível consultar os extratos de benefícios trabalhistas no site da Caixa Econômica Federal. Para isso, você precisará do CPF, e-mail ou do número de identificação social (NIS, também conhecido como número do PIS). 

Qual a fonte pagadora do seguro-desemprego no IR? 

Na hora da declaração você precisará incluir a fonte pagadora. Para isso, coloque o CNPJ do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – 07.526.983/0001-43. Demais informações que devem ser inseridas na declaração, como valor total e a quantidade de parcelas, você encontrará no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

Agora você já sabe como declarar seguro-desemprego no IR e onde buscar as informações que são solicitadas para evitar qualquer erro na hora do preenchimento. O próximo passo é se atentar à data limite de entrega, que é no dia 30 de maio de 2025. 

Leia outros conteúdos relacionados ao tema: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app. 

Compartilhar