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Declaração anual do MEI 2025: saiba como fazer e não perca o prazo

O prazo final para entrega a declaração anual MEI costuma ser em 31 de maio

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

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Declaração Anual MEI é uma obrigação fiscal do microempreendedor individual (MEI). No documento de faturamento, o profissional deve informar o valor bruto total de vendas e a prestação de serviços do ano anterior.

Entenda como fazer a declaração anual do MEI e tire suas dúvidas:  

  • O que é Declaração Anual MEI?
  • Como fazer a declaração anual MEI?
  • Qual o prazo para preencher a declaração anual MEI?
  • É possível enviar a declaração depois da data limite?
  • É possível corrigir informações erradas?
  • Como consultar a declaração anual MEI?
  • Quem não teve faturamento precisa enviar a declaração?
  • Seja MEI com o C6 Bank

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O que é Declaração Anual MEI?

Declaração Anual de Faturamento MEI do Simples Nacional  (DASN-SIMEI) é uma obrigação do microempreendedor individual. Nela, é necessário informar os valores totais das vendas, prestações de serviços e contratações de funcionários durante o ano-calendário.

declaração anual mei  -homem branco tatuado e mulher ruiva anotando informações em um caderno

Em 2025, as informações preenchidas no documento devem contemplar o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

A principal função da DASN-SIMEI é registrar a receita do empreendedor, para comprovar que ele ainda se enquadra na categoria. Isso porque, para fazer parte desse grupo, deve-se respeitar o limite de faturamento anual, atualmente de R$ 81 mil. E caso supere esse valor, é preciso fazer o desenquadramento.

Como fazer a declaração anual MEI? 

Fazer a sua declaração anual do MEI é fácil. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional;  
  2. Digite o seu CNPJ e clique em “Continuar”;  
  3. Selecione o ano-calendário;  
  4. Então, você deverá informar a receita de comércio e indústria e a receita de prestação de serviços, caso não existe valores relacionados a alguns desses itens, basta preencher com “0,00”;
  5. Para finalizar, você deve informar se você teve algum funcionário ou não durante o ano da declaração;
  6. Antes de fazer o envio, leia atentamente as informações declaradas;
  7. Para salvar seus dados clique na opção “Transmitir”.

Vale ressaltar que a recomendação é fazer o download do documento, uma vez que ele comprova a realização do envio dentro do prazo.

Qual o prazo para preencher a declaração anual MEI? 

O prazo para preencher a DASN-MEI  começou em 1º de janeiro e termina no dia 31 de maio. 

O documento deve ser entregue mesmo por quem enviou o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). 

declaração anual mei -mulher negra vestindo calça jeans, botas pretas e casaco rosa elegante parada de braços cruzados e sorrindo em frente a uma loja

Importante lembrar: a venda de artigos ou serviços prestados para empresas obrigatoriamente vão necessitar a emissão de nota fiscal.

É possível enviar a declaração depois da data limite?

Sim, o MEI pode enviar a declaração após a data limite. Contudo, o profissional estará sujeito a uma multa de 2% ao mês, incidindo até 20% sobre o valor total declarado. A emissão da cobrança é automática após o envio da declaração com atraso.

Sem a declaração, o microempreendedor fica bloqueado de emitir a Guia DAS e consequentemente, torna-se devedor. Ele também pode ficar impedido dos benefícios de ser MEI.

Como consultar a declaração anual MEI? 

Para consultar a declaração anual MEI basta acessar o portal do Simples Nacional. Após enviar o documento, a pesquisa pode ser feita seguindo o passo a passo:

  1. Acessando o portal, clique em SIMEI”;  
  2. Então, clique em “Serviços”, e depois em “Cálculo e Declaração”;
  3. Pronto, você poderá consultar e imprimir a sua declaração.  

É possível corrigir informações erradas?

Sim. Caso o MEI esqueça de incluir algum valor ou corrigir alguma informação, após o prazo de envio da DASN, ele deverá fazer uma declaração retificadora. Confira as etapas:

  1. Acesse o site do Simples Nacional e informe o CNPJ da pessoa jurídica;
  2. Selecione o ano equivalente à retificação;
  3. Preencha os campos com as informações que devem ser corrigidas;
  4. Em “Transmitir”, confirme a retificação;
  5. Pronto, sua Declaração Anual MEI foi alterada e você já pode baixar o recibo.

Quem não teve faturamento precisa enviar a declaração?

Sim. O MEI que não tiver faturamento precisa enviar a Declaração. Nos campos de Receitas Brutas, Vendas e/ou Serviços, no entanto, ele deve informar que a receita foi de R$ 0,00.

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Nesse texto, você aprendeu como fazer a declaração anual MEI. Agora, já pode aproveitar as dicas para garantir a organização financeira da sua empresa. 

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