Confira as principais notícias da semana, segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank
Atualizado em
Confira as principais notícias da semana (6/3-10/3), segundo a avaliação da equipe econômica do C6 Bank. Leia a íntegra do relatório.
O mercado de trabalho continua robusto. O Departamento de Trabalho publicou dados referentes ao mês de fevereiro. De acordo com o Establishment Survey, houve criação de 311 mil empregos no período, abaixo do mês anterior, mas acima da expectativa de mercado. Nos últimos 12 meses, a média de contratações está em 361,6 mil, continuando bem acima da média pré-pandemia de 164 mil em 2019. O ganho médio por hora trabalhada desacelerou para 0,2% em relação ao mês anterior, mas nos últimos doze meses o índice acumulou alta de 4,6%, indicando pressão de salários. Segundo o Household Survey, a taxa de desemprego subiu para 3,6%. A taxa de participação da força de trabalho aumentou levemente de 62,4% para 62,5%. Outro relatório do Departamento de Trabalho, o Jolts, mostrou diminuição do número de vagas de emprego em aberto, com total de 10,8 milhões em janeiro; apesar da redução, o número é elevado e mantém as vagas em aberto por desempregado em 1,9, bastante forte. Em relatório semanal, os pedidos iniciais de seguro-desemprego continuam em níveis baixos para padrões históricos, em 211 mil na semana encerrada em 4 de março, 21 mil acima da semana anterior. Todos os indicadores sugerem que o mercado de trabalho segue robusto. Em nossa visão, um desaquecimento do mercado de trabalho deve ser lento, o que deve manter a inflação pressionada por algum tempo.
O presidente do Banco Central americano (Federal Reserve – Fed), Jerome Powell, em audiência semestral no Congresso adotou um tom mais duro ao dizer que o pico dos juros pode ser maior do que era previsto pelo Comitê de Política Monetária em dezembro, em razão dos dados mais fortes do que o esperado. Acrescentou que uma volta a um ritmo maior de elevação de juros pode ocorrer se os dados indicarem a necessidade de maior aperto, deixando o caminho aberto para uma possível volta a aumentos de 50 pontos-base. Por ora, mantemos nossa visão de que o aumento deve ser de 25 pontos-base. De qualquer modo, acreditamos que o Fed possa estender o ciclo de alta de juros para o intervalo de 5,25% e 5,5% no final do ano. Esse nível de juros nos parece suficiente para esfriar o mercado de trabalho lentamente à frente e com isso reduzir a inflação a passos lentos. Acreditamos que o juro fique em patamar elevado por um bom tempo. Não esperamos cortes de juros antes de meados de 2024.
Os pedidos à indústria seguem elevados, sinalizando forte demanda. O índice divulgado pelo Departamento do Comércio americano caiu 1,6% em janeiro em relação ao mês anterior. O núcleo, que exclui o setor de transportes, teve expansão de 1,2%.
O conflito entre Rússia e Ucrânia está no segundo ano. Mísseis russos foram lançados intensamente sobre várias cidades, mirando principalmente infraestrutura de energia. A Ucrânia tem tido dificuldade em abater os mísseis mais sofisticados por escaparem do sistema de defesa aéreo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que os bombardeios causaram a interrupção temporária no fornecimento de energia e água em diversas regiões, inclusive na capital Kiev. A presidente da Comissão Europeia condenou o que chamou de ataque de mísseis indiscriminados a alvos civis e acrescentou que ataques desse tipo são crime de guerra.
Preços das commodities energéticas seguem baixos. Entre os dias 3 e 9 de março, o preço do petróleo teve leve queda e está girando em torno de 82 dólares por barril (Brent). O preço do gás natural caiu 3% no mesmo período e está quase 50% abaixo da média de janeiro de 2022 (pré-guerra), com aumento de importações de gás natural liquefeito e estoque de gás elevado no continente. Uma greve nos últimos dias na França, contra a reforma da previdência, tem atrapalhado o funcionamento de terminais de gás natural liquefeito no país, com impactos no fornecimento para o continente. O frio mais intenso no norte europeu nos últimos dias também tem pressionado a demanda pela commodity. Apesar disso, os estoques de gás seguem acima da média para esse período do ano. No fechamento de quinta-feira, o preço do gás natural estava mais de 85% abaixo do pico de preços em agosto, o que continua sinalizando perspectivas melhores de crescimento na região.
As vendas no varejo tiveram aumento moderado. O índice subiu 0,3% em janeiro frente ao mês anterior, depois de queda em dezembro, segundo o Eurostat. Houve aumento na venda de alimentos e leve aumento excluindo alimentos. Apesar do aumento modesto, a tendência tem sido de queda nas vendas no varejo desde meados de 2022, com a pressão inflacionária reduzindo o poder de compra.
No Reino Unido, a atividade teve expansão melhor que o esperado. O crescimento foi modesto, de 0,3% em janeiro frente ao mês anterior, mas impulsionado por uma melhora no setor de serviços (0,5%), enquanto manufaturas e construção tiveram contração. Dentro do setor de serviços a melhora ocorreu em diversas categorias, como educação, transportes, alimentos e varejo.
O Banco do Japão manteve a política monetária inalterada na última reunião presidida por Haruhiko Kuroda. A taxa de juros permaneceu negativa (0,1%) e o intervalo de flutuação de juros de títulos de 10 anos do governo continuou centrado em 0% com amplitude de 0,5%.
O parlamento japonês aprovou formalmente Kazuo Ueda como sucessor de Kuroda a partir de 9 de abril. O novo presidente já tinha sido apontado pelo primeiro-ministro japonês. Dados econômicos mais fracos do que o esperado, como PIB e gastos com consumo, sugerem que o BoJ não terá pressa em retirar os estímulos no curto prazo.
O Congresso Nacional do Povo, evento político chinês mais importante do ano, elegeu em votação unânime o presidente Xi Jinping para um terceiro mandato de cinco anos, tornando Xi o líder chinês por mais tempo à frente do país desde sua fundação em 1949. No fim de semana passado, quando iniciou o evento, foram definidos os objetivos para economia em 2023. A meta para o crescimento do PIB ficou “em torno de” 5%, abaixo das expectativas, que eram de “acima de 5%”. Importante destacar que esse objetivo não é uma restrição ao crescimento, mas sinaliza que o governo pretende deixar a economia crescer sem dar novos estímulos. Um crescimento acima de 5% é esperado por boa parte dos analistas, já que houve uma melhora significativa da atividade com a reabertura e normalização do quadro de Covid-19 antes do previsto. Durante o Congresso, também foi citada a estratégia de superar a América, com foco em ciências e tecnologia. Neste fim de semana, novas lideranças do governo devem ser apontadas. O primeiro-ministro deve ser Li Qiang, escolhido por Xi Jinping como liderança do partido durante o Congresso quinquenal realizado no fim do ano passado. Li é aliado de Xi e considerado leal ao partido.
O fluxo de crédito agregado expandiu mais que o esperado em fevereiro. O volume foi de RMB 3,1 trilhões de yuans em fevereiro, segundo o Banco Central da China (PBOC, na sigla em inglês), ficando abaixo de janeiro que costuma ser um mês forte. O crédito aumentou com emissão de títulos públicos e corporativos e mais empréstimos para empresas e famílias. Com a recuperação da economia, o PBOC tem diminuído mensagens de estímulo a crédito, preferindo mais cautela. O vice-presidente do Banco em discurso durante o Congresso Nacional do Povo falou em crescimento econômico equilibrado evitando riscos financeiros, segundo mídia local.
A inflação desacelerou e segue baixa. O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 1% em fevereiro frente ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas chinês (NBS, na sigla em inglês), refletindo desaceleração nos preços de alimentos. O núcleo do índice (que exclui alimentos e energia) continuou baixo em meio a reabertura. O índice de preços ao produtor (PPI) teve queda de 1,4% no mesmo período, a quinta consecutiva, refletindo menor preço de energia no mercado internacional.
A balança comercial teve superávit de 116,9 bilhões de dólares em janeiro e fevereiro, maior que o esperado. Apesar do superávit, houve queda nas exportações e nas importações, ambas afetadas por um efeito de ano base forte. As exportações mostraram resiliência para Europa e cresceram para a Ásia Emergente, enquanto ficaram mais fracas para os Estados Unidos.
A projeção para o IPCA ficou estável para 2023 (5,9%), para 2024 (4,02%), para 2025 (3,8%) e para 2026 (de 3,75% para 3,77%). Os números esperados para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) permaneceram praticamente inalterados para 2023 (de 0,84% para 0,85%) e ficaram estáveis para 2024 (em 1,5%). A taxa Selic não foi alterada para 2023 (12,75%), para 2024 (10%) e nem para 2025 (9%). Já para 2026, houve leve alta (de 8,5% para 8,75%). As projeções estão no Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne a expectativa das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos do país.
O IPCA de fevereiro registrou alta de 0,84% - acima do que nós (0,77%) e o mercado (0,78%) esperávamos. A maior surpresa veio no segmento de serviços, mas alguns itens de bens industriais também surpreenderam, como higiene pessoal. O IPCA acumula alta em 12 meses de 5,6% e mostra desaceleração nessa métrica. A inflação de serviços ficou em 7,8% em 12 meses. A inflação de bens industriais registrou alta no mês, mas mostra clara tendência de queda nos últimos meses e deve seguir recuando à frente. Projetamos IPCA de 5,8% para 2023 e de 5% para 2024. A inflação de preços livres deve continuar desacelerando a passos lentos.
A inflação medida pelo IGP-DI subiu 0,04% em fevereiro, levemente acima da mediana das projeções do mercado de 0,02%. A composição dos índices de atacado mostrou o IPA agrícola com expansão de 0,26% frente à queda de 0,56% no mês anterior. O núcleo do IPA industrial – que inclui apenas os itens relacionados à inflação de bens industriais do IPCA, excluindo alimentos, combustíveis e minério de ferro – registrou leve alta de 0,03%. Em 12 meses, o IPA agrícola está em -3,7% e o núcleo do IPA industrial em 2,9%.
Equipe Econômica C6 Bank
Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.
Índice
Compartilhar