• Início
  • Economia
  • Copom reconhece, em tom suave, piora do cenário de inflação

Copom reconhece, em tom suave, piora do cenário de inflação

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank.

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

O Banco Central do Brasil (BCB) manteve a taxa Selic estável em 10,50% nesta quarta-feira (31) pela segunda reunião consecutiva. A decisão foi unânime e veio em linha com a nossa estimativa e com o consenso de mercado.

A projeção de inflação no cenário alternativo do Copom (que considera juros de 10,5% constante ao longo do horizonte relevante) está em 3,2% para o primeiro trimestre de 2026, período condizente com seis trimestres à frente, em consonância com a nova sistemática de meta para a inflação. Vale mencionar que este valor se encontra ao redor da meta de 3%, sinalizando, na nossa visão, que o comitê não enxerga a necessidade de aperto monetário adicional.

O Comitê afirmou que  “em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções”. Entretanto, o comunicado incluiu um novo risco de alta para o cenário inflacionário – a saber, “uma conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada” – e manteve dois riscos de baixa. Entendemos que, dessa forma, o comitê reconhece implicitamente um balanço de riscos assimétrico.

Apesar da piora nas expectativas de inflação, da depreciação cambial e da piora no balanço de riscos, o comunicado adotou um tom relativamente suave, indicando "maior cautela" ou "maior vigilância" caso necessário. O comitê tinha a opção de escolher palavras mais duras, abrindo espaço de forma mais explícita para uma alta de juros na próxima reunião em caso de uma deterioração adicional do cenário de inflação, mas optou por não fazê-lo. Na nossa visão, a intenção do Copom é sinalizar que a taxa Selic deve se manter estável na próxima reunião.

Projetamos, por ora, Selic em 10,5% ao final de 2024 e de 9% ao final de 2025. Aguardamos a ata da reunião, que será divulgada na próxima terça-feira (6), para termos mais detalhes sobre os rumos da política monetária.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles                   Head

Claudia Moreno      Head Brasil

Claudia Rodrigues    Head Internacional

Felipe Mecchi               Internacional

Heliezer Jacob            Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.