O Banco Central do Brasil (BCB) elevou a taxa Selic de 11,25% para 12,25% ao ano nesta quarta-feira (11).
Atualizado em
O Banco Central do Brasil (BCB) elevou a taxa Selic de 11,25% para 12,25% ao ano nesta quarta-feira (11). A decisão foi unânime e a alta foi mais intensa do que o consenso dos economistas, que esperava uma elevação de 75 pontos-base. Em relação aos próximos passos, o Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou que “diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões”. Ou seja, o Comitê sinalizou mais duas altas de 100 pontos-base na Selic nas reuniões de janeiro e março.
O Comitê considera que “o cenário se mostra menos incerto e mais adverso do que na reunião anterior” em função da materialização de riscos. Entre os fatores mencionados no texto, ressaltamos o recente anúncio fiscal, que “afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio”. Além disso, o comunicado cita a desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação e maior abertura do hiato do produto. Segundo o Copom, esse cenário mais recente “exige uma política monetária ainda mais contracionista”.
De fato, a projeção de inflação no cenário de referência do Copom (que considera juros projetados pelo Boletim Focus, de 12% ao final de 2024, 13,5% ao final de 2025 e 11% ao final de 2026) passou de 3,6% para 4% para o segundo trimestre de 2026. Essa projeção sugere que o ciclo de elevação dos juros necessário para trazer a inflação à meta deve ser maior do que o projetado pelo Boletim Focus.
Diante da decisão de hoje, vamos elevar nossa projeção de taxa Selic para o final de 2025 (atualmente em 13,75%). Aguardamos a ata da reunião, que será divulgada na próxima terça-feira (17), para termos mais detalhes sobre os rumos da política monetária.
Equipe Econômica C6 Bank
Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil