Leitura de 3 min

Copom deve reduzir corte de juros para 25 pontos-base

Confira na íntegra a projeção da equipe econômica do C6 Bank para a taxa básica de juros

Atualizado em

O Banco Central tomará sua decisão de política monetária na próxima quarta-feira (8/5). A informação consta na nota divulgada pela equipe de economia do C6 Bank nesta sexta-feira (3/5). Leia a nota completa:

Economistas do C6 Bank. Da direita para a esquerda, Claudia Moreno (Head Brasil), Felipe Salles (Head) e Claudia Rodrigues (Head Internacional).
Economistas do C6 Bank. Claudia Moreno (Head Brasil), Felipe Salles (Head da equipe econômica) e Claudia Rodrigues (Head Internacional). Foto: Wanezza Soares.

Nota Pré-Copom: Copom deve reduzir corte de juros para 25 pontos-base

Na última reunião, os membros do Comitê sinalizaram a previsão de mais um corte de 0,5 ponto percentual da Selic na decisão de maio. No entanto, discursos recentes do presidente do Banco Central sugerem que esse plano de voo deve ter se alterado. Ele demonstrou preocupação com a deterioração do cenário externo, com a alta recente nas expectativas de inflação do boletim Focus e com os riscos fiscais. Nossa expectativa é que o BC corte a taxa de juros em apenas 0,25 ponto percentual na reunião de maio, levando-a para 10,5%.

Desde a última reunião, aconteceram algumas mudanças nas variáveis que afetaram o cenário prospectivo para a inflação: (i) a projeção de IPCA do Focus passou de 3,79% para 3,73% em 2024 e subiu de 3,5% para 3,6% em 2025; (ii) a taxa de câmbio registrou depreciação (passou de R$4,96 para R$5,14); (iii) a projeção de taxa de juros do Focus passou de 9% para 9,5% em 2024 e de 8,5% para 9% em 2025. Acreditamos que o cenário de juros mais elevados deve compensar o efeito da alta das expectativas de inflação do câmbio nas projeções de inflação do BC para 2025 – o principal foco, hoje, da política monetária. Com isso, a projeção da autoridade monetária para a inflação deste ano deve permanecer perto de 3,2%, valor ligeiramente acima da meta de inflação de 3%.

Na nossa visão, a resiliência dos preços de serviços e os dados fortes de atividade econômica são um obstáculo para a desaceleração da inflação à frente. Diante dessa persistência da inflação de serviços e da proximidade do fim do ciclo de queda de juros, acreditamos que o Comitê deixará o próximo passo de política monetária em aberto. Projetamos Selic em 10,25% ao final de 2024 e em 9% ao final de 2025.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.