Copom deve iniciar ciclo de corte de juros

Confira na íntegra a projeção da equipe econômica do C6 Bank para a taxa básica de juros

Atualizado em

Tempo de leitura · 3 min

Publicado em

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve iniciar o ciclo de corte de juros, segundo a projeção da equipe econômica do C6 Bank. A expectativa é que a taxa Selic fique em 13,5% ao ano.

C6 Bank Felipe Salles Foto: Germano Lüders 04/08/2021

A informação consta na nota divulgada pela equipe liderada pelo economista-chefe Felipe Salles nesta sexta-feira (28/7). Leia, abaixo, a nota completa:

Nota Pré-Copom: Copom deve iniciar ciclo de corte de juros

O Banco Central comunicará sua decisão de política monetária na próxima quarta-feira (2/8). Após um ano de juros estáveis em 13,75%, esperamos queda de 25 pontos-base, com a taxa Selic indo para 13,5% ao ano. Em relação à comunicação, o Comitê deve afirmar que vê como adequado o início de um ciclo de corte de juros e que o ritmo de queda da Selic dependerá do cenário prospectivo para a inflação, que inclui as expectativas de inflação, assim como a dinâmica inflacionária corrente.

Na última reunião, em junho, o Comitê manteve a taxa Selic em 13,75%, e afirmou que “a conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas, segue demandando cautela e parcimônia”. O Comitê também afirmou que irá “perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

A ata destacou a divergência entre os membros do Comitê em relação à sinalização dos próximos passos da condução da política monetária. A “avaliação predominante foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

Desde a última reunião, ocorreram os seguintes desdobramentos que afetam o cenário prospectivo para a inflação: (i) a projeção de IPCA do Focus passou de 5,1% para 4,9% em 2023, de 4% para 3,9% em 2024 e de 3,8% para 3,5% em 2025; (ii) a taxa de câmbio registrou leve recuo (de R$4,85 para R$4,77); (iii) a projeção de taxa de juros do Boletim Focus recuou de 12,25% para 12% para 2023 e permaneceu em 9,5% para 2024.

O alongamento do horizonte relevante, que deve passar a considerar, a partir desta reunião, também o ano de 2025, abre espaço no modelo do Banco Central para cortes de juros. Esperamos um corte de 25 pontos-base em linha com a comunicação do Banco Central de iniciar um processo parcimonioso de queda dos juros. Projetamos, por ora, Selic em 12% ao final de 2023, com cortes de juros adicionais de 50 pontos-base a partir da reunião de setembro.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.

Compartilhar