Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank.
Atualizado em
O Banco Central divulgou nesta terça-feira (12) a ata das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) dos dias 5 e 6 de novembro. No comunicado em que anunciou a decisão, o Copom intensificou o ritmo de aumento dos juros e elevou a taxa Selic para 11,25%, em decisão unânime. Na nossa visão, o texto da ata e as projeções de inflação do Banco Central (BC) sugerem um novo ajuste de 50 pontos-base na próxima reunião.
O texto justificou a aceleração do ritmo de elevação dos juros, de 50 pontos-base, “pela necessidade de uma política monetária mais contracionista” e afirmou que essa atuação reflete “o compromisso de convergência da inflação à meta”. Na nossa visão, essa alta condiz com a sinalização dada pelas comunicações e projeção do Copom.
Sobre o fiscal, o Comitê indicou a necessidade de um ajuste nas contas públicas que garantam a “sustentabilidade das regras fiscais” e afirmou que a “redução de crescimento dos gastos, principalmente de forma mais estrutural, pode inclusive ser indutor de crescimento econômico”, o que sugere que o Comitê está ancorando seu cenário na política fiscal. Em outras palavras, um ajuste fiscal mais duro levaria a um ciclo menor de alta de juros.
Em seguida, o Comitê afirma que “uma deterioração adicional das expectativas pode levar a um prolongamento do ciclo de aperto de política monetária”. Na nossa visão, essa declaração reduz a possibilidade de uma nova intensificação no ritmo de ajuste dos juros (de 75 pontos-base) e sugere que, se necessário, o Copom continuará elevando os juros em 50 pontos-base por mais tempo, levando a uma taxa Selic terminal mais alta.
Mantemos nossa projeção para a Selic ao final de 2024 em 11,75%, e projetamos uma alta de 50 pontos-base para a próxima decisão. Para 2025, projetamos que a Selic termine o ano em 12,5%
Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.