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Compra não reconhecida no cartão de crédito: o que fazer e como resolver 

Saber o que fazer caso perceba uma compra não reconhecida no seu cartão é muito importante, por isso, o C6 Bank fez esse texto para ensinar o passo a passo

Atualizado em

Tempo de leitura · 5 min

Publicado em

Abrir a fatura e notar que tem alguma compra não reconhecida no cartão de crédito é preocupante, porém, isso pode ser resolvido rapidamente. Atualmente, as instituições financeiras já oferecem medidas rápidas e eficientes para lidar com esse problema. 

A fim de responder todas as dúvidas acerca do assunto, o C6 Bank produziu esse texto. Descubra tudo que será abordado: 

  • O que é uma compra não reconhecida no cartão de crédito? 
  • O que fazer ao identificar uma compra não reconhecida? 
  • Como contestar uma compra não reconhecida? 
  • Fraudes mais comuns no cartão de crédito 
  • Direitos do consumidor em compras não reconhecidas 

Se você se interessa pelo tema, aproveite para ler outros conteúdos relacionados:  

O que é uma compra não reconhecida no cartão de crédito? 

Uma compra não reconhecida no cartão de crédito acontece quando o titular não fez a transação ou não a reconhece como legítima. Por exemplo, ao verificar o extrato ou a fatura e encontrar cobranças que você não fez, isso pode ser caracterizado como uma compra não reconhecida. 

Na maioria das vezes, essa situação pode indicar que o seu cartão foi fraudado ou clonado. 

O que fazer ao identificar uma compra não reconhecida? 

Existem alguns passos que podem ser seguidos para garantir a segurança da sua conta após a identificação de uma compra não reconhecida no cartão. Descubra quais são eles: 

Bloqueio do cartão 

A primeira coisa que deve ser feita quando compras não reconhecidas são feitas em seu cartão de crédito é o bloqueio imediato do produto. Para efetuar esse procedimento, é necessário entrar em contato com a sua instituição financeira.  

Alguns bancos disponibilizam esse procedimento pelo próprio app, como é o caso do C6 Bank. Aprenda como fazer nesse passo a passo: 

  1. Acesse o app do C6 Bank; 
  1. Na tela inicial do app, toque em “Cartão”; 
  1. Escolha o cartão que deseja bloquear, físico ou virtual; 
  1. Toque em “Bloquear” e depois em “Continuar”. 
Imagem de uma pessoa segurando um celular aberto no app do C6 Bank na tela de bloqueio do cartão de crédito.
Bloquear o cartão é rápido e fácil pelo app do C6 Bank.

Verificação das últimas transações 

É importante verificar todas as operações bancárias realizadas recentemente em sua conta. Essa é uma forma de garantir o mapeamento de todas as transações realizadas de forma fraudulenta em seu cartão. 

Contato com a instituição financeira 

Com o seu cartão bloqueado e todas as movimentações financeiras não reconhecidas traçadas, entre em contato com a instituição financeira responsável pelo seu produto. Relate a compra não reconhecida e explique o ocorrido para conseguir contestar aquela transação. 

Como contestar uma compra não reconhecida? 

Para contestar e cancelar alguma compra no cartão de crédito, não existe necessidade de nenhum documento específico, porém, é preciso entrar em contato com seu banco o mais rápido possível para relatar o ocorrido. 

Diversas instituições financeiras já disponibilizam a opção de contestar um valor não reconhecido pelo próprio extrato do cartão. Os clientes do C6 Bank podem realizar esse procedimento pelo app do banco, aprenda como: 

  1. Acesse o app do C6 Bank; 
  1. Toque na opção “Cartões”; 
  1. Acesse a linha do tempo das transações; 
  1. Toque na compra que você quer contestar e selecione a opção “Contestar essa compra” 
  1. Informe o motivo da solicitação; 
  1. Siga as instruções dadas no app. 

Fraudes mais comuns no cartão de crédito 

Há diversas fraudes comuns no Brasil, e é essencial conhecê-las para evitar o risco de ser vítima de um golpe. Entender o funcionamento desses crimes é crucial para saber o que fazer caso venha a acontecer com você ou com amigos e familiares. Descubra alguns dos golpes com cartão de crédito

  • Golpe do Pix errado: aplicado por meio de uma ligação após a realização de um Pix “por engano”, quando na verdade, é apenas parte do golpe; 
  • Golpe da troca do cartão: prática criminosa de troca dos cartões de crédito na hora da realização de algum pagamento; 
  • Golpe da falsa central: os criminosos se passam por funcionários de alguma instituição e pedem dados sigilosos da vítima, como acessos de segurança e senhas; 
  • Phishing: esse golpe é uma tentativa de fraude por meio de mensagens fraudulentas com links maliciosos e com vírus. 

Existem muitos mais crimes relacionados à cartões e você pode entender mais sobre como identificá-los no portal de segurança do C6 Bank. 

Como se proteger 

Para diminuir as chances de cair em algum golpe ou fraude, existem algumas boas práticas que você pode adotar: 

  • Usar senhas fortes; 
  • Monitorar transferências bancárias com frequência; 
  • Atentar-se a mensagens suspeitas. 

Além disso, o C6 Bank oferece diversos recursos de segurança que garantem maior privacidade e segurança para a sua conta.  

Direitos do consumidor em compras não reconhecidas 

É importante ressaltar que, na Constituição Brasileira, existem direitos do consumidor que visam a garantia da segurança do cliente diante de compras não reconhecidas. É proibido que bancos e instituições financeiras façam cobranças de gastos que foram contestados pelo titular da conta. 

Agora você já sabe o que fazer caso você perceba que estão realizando compras não reconhecidas no cartão de crédito, não deixe se acessar outras matérias em nosso blog. Leia também:  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.