Como se proteger do golpe de phishing

O golpe virtual tem como objetivo enganar as vítimas com sites e aplicativos falsos

Atualizado em

Tempo de leitura · 2 min

Publicado em

Capitânia: fundos imobiliários prometem bom desempenho em 2022

Você já caiu em algum golpe de phishing? O golpe virtual, que tem como objetivo enganar as vítimas com sites e aplicativos falsos, preocupa empresas quanto ao risco de vazamento de dados.

Como identificar o phishing?

Os golpistas costumam criar sites ou aplicativos muito parecidos com páginas de empresas ou pessoas famosas. Geralmente são oferecidas falsas promoções, brindes ou até mesmo uma solicitação de atualização.

As formas mais comuns de disseminação são SMS, e-mail, aplicativos de mensagens, falsas solicitações de atualizações ou falsas páginas de redes sociais. Basta que a vítima clique em um link malicioso ou insira seus dados em uma página falsa para que tenha seus dados comprometidos.

Relacionadas:

Quais cuidados devo tomar?

  • Mantenha uma solução de segurança instalada em todos os seus dispositivos. A dica é preferir as que usam Inteligência Artificial.
  • Não clique em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais.
  • Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego.
  • Nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa.
  • Sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das marcas.

Leia também: Golpe no WhatsApp usa busca por dinheiro esquecido para atrair vítimas; veja como se proteger

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.