Para criar um plano de negócios é preciso fazer um levantamento. Este documento é fundamental para abrir, expandir e procurar investidores para seu empreendimento.
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Fazer um plano de negócios é um passo importante para quem deseja abrir ou expandir seu empreendimento. Com ele é possível estabelecer um caminho a seguir e assim diminuir sua margem de erro.
Além disso, ele serve como um documento para apresentar a futuros investidores , para análise de expansão de estoque, funcionários e até mesmo para avaliar se existe a possibilidade de abertura de franquias.
Para ajudar sua empresa nesta etapa importante, o C6 Bank desenvolveu este texto. Descubra abaixo quais perguntas responderemos neste post:
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O plano de negócios é um documento detalhado sobre objetivos, estratégias, conceitos, diferenciais e pontos fortes e fracos de uma empresa.
Além disso, com ele é possível identificar potenciais clientes, melhorias na administração da operação e prevenir erros futuros. Vale ressaltar que, ele pode ser feito tanto antes da criação de seu empreendimento quanto em algum tipo de expansão, por exemplo.
Caso você faça o plano antes da abertura de seu negócio, vai ser mais fácil identificar fatores de risco e oportunidades, como concorrente e sazonalidade. Agora ,se você criar depois do negócio estar inaugurado, vai servir como uma base de dados para expansões, estoques e futuros investidores.
O plano de negócio influência diretamente o sucesso de sua empresa. Afinal, com ele, sua ideia vai adquirir mais dados e se tornar algo concreto.
Além disso, esta organização vai fazer com você pense em todos os detalhes sobre seus produtos, serviços, fornecedores, seus principais concorrentes diretos e indiretos e seus pontos fortes e fracos. Ele pode ajudar a evitar problemas futuros em áreas como o financeiro, estoque e vendas, por exemplo.
É possível criar um plano de negócio de diversos jeitos , mas este post vai abordar a forma completa, pois ela traz uma opção de caminho mais detalhado para ser seguido. Descubra abaixo como fazer:
Esta é a primeira parte do documento, onde você deve citar os principais pontos de seu negócio e o que será abordado ao decorrer do plano. Com a função de um guia geral, deve conter as seguintes informações:
Vale ressaltar que, por mais que o sumário executivo seja a primeira parte do documento, ele deve ser preenchido por último, pois muitas dessas informações só serão descobertas ao decorrer da criação do plano.
A análise de mercado ajuda a entender quem são seus clientes e concorrentes, além das principais características do ramo que pretende empreender. Conheça abaixo algumas informações que serão necessárias pesquisar sobre seus consumidores:
Já para analisar seus concorrentes, levantar as seguintes informações são importante:
O planejamento de marketing deve ter, no mínimo, os “4Ps” bem definidos, considerados um “mix de marketing”. Dessa forma você vai conseguir atingir seu público-alvo de uma forma mais efetiva e definir quais serão as estratégias de venda para cada produto. Conheça abaixo o que é cada “P”:
Preço
Nesta etapa é necessário precificar seus produtos e serviços para que consiga construir uma boa imagem da marca e gerar uma receita saudável. Para isso, é necessário decidir os seguintes detalhes:
Produto
O produto é basicamente o que é ofertado pela sua empresa ao público, mas é preciso pensar além nesta etapa, pois é ele que vai trazer consumidores novos, lucros, oportunidades de expansão e até mesmo virar referência de qualidade e um objeto de desejo.
Além disso, é nesta fase que o consumidor vai conseguir enxergar atributos tangíveis e intangíveis. Conheça alguns atributos que vão influenciar este processo:
Praça
A praça é responsável por definir os canais de distribuição e pontos de venda. Com este tópico você deve definir como seu produto vai chegar ao cliente. Descubra abaixo quais são os tópicos que precisam ser levantados:
Promoção
A promoção está diretamente ligada a estratégias para estimular o público-alvo a consumir seu produto. Pense em maneiras de como atingi-lo, criar o desejo e realizar a venda. Alguns exemplos comuns de promoção são:
O quarto passo de seu plano de negócio é definir como a operação de sua empresa vai atuar. Para isso, recomendamos que separe em quatro blocos:
Espaço físico
É preciso analisar como é o espaço físico de sua empresa como um todo e não apenas a decoração. Isso pode ajudar você a otimizar processos e reduzir custos, pois com um espaço físico bem planejado sua funcionalidade é de 100%.
Capacidade instalada
Tenha em mente qual é a capacidade de produção e quantos clientes você consegue atender com sua estrutura. Caso respeite esses limites, provavelmente você vai ter um bom índice de satisfação dos consumidores, pois as chances de atraso de produção e atendimento diminuem.
Processos operacionais
Nesta etapa é preciso definir como sua empresa vai funcionar. Para isso conheça as atividades que precisam ser executadas e defina quem será o responsável por cada uma.
Pessoal
Agora, é necessário escolher quem serão seus colaboradores, quantidade, funções e perfis. Para esta tomada de decisão, leve em consideração seu espaço físico, capacidade instalada e processos operacionais.
O planejamento financeiro é uma das partes mais importantes do plano de negócios, afinal, é com ele que você terá uma dimensão de tudo que envolve dinheiro. Para realizá-lo, é preciso incluir diversos valores, como por exemplo:
O C6 Bank tem diversos produtos para ajudar sua empresa a crescer. Entre eles estão a nossa conta C6 Empresas para Pessoa Jurídica (PJ) e microempreendedor (MEI). Conheça abaixo nossos principais benefícios:
Além disso, uma dica para facilitar seu acesso ao crédito é:
Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, sua importância e como realizá-lo, já é possível dar o segundo passo e ir atrás de concretizar seu empreendimento com um planejamento bem estruturado.
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